Motorização de planador FlyFly ASW 28 - Envergadura 2,6m

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
jampanet2008
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 6:48 pm
Localização: joão Pessoa - PB

Motorização de planador FlyFly ASW 28 - Envergadura 2,6m

Mensagem por jampanet2008 »

Boa tarde a todos colega,

Comprei de um amigo um planador FlyFly ASW 28, modelo sem motor. Só que estou querendo motoriza-lo para poder ter mais opções de locais para voo.
Um amigo tem um DG808S, e disse que eu poderia usar o suporte para motor usado por ele:

[img:0bd509cabd]http://resources.hobbystores.co.uk/product_images/large/A/A-FFB008.jpg[/img:0bd509cabd]

[img:0bd509cabd]http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/Motor%20Pod.jpg[/img:0bd509cabd]

Porem em contato com o pessoal da asas elétricas eles me disseram que este suporte não serviria para o ASW 28, por ser grande e o motor que o mesmo comporta também ser grande demais para o meu.

Como sou iniciante no hobby e no voo com planador, pesquisei e nao encontrei outro topico aqui falando do assunto, por isso resolvi consultar os amigos, em busca de sugestoes de motores e bases para o mesmo no meu planador.

Outra duvida e que como podem ver este suporte vai em cima do planador, e ha algumas versoes deste planador com motor no nariz, pergunto se seria melhor fazer uma adaptacao e colocar um motor no nariz? se ficaria melhor do que o em cima da fuselagem, e se sim qual motorização voces me sugerem.

Agradeço por qualquer ajuda. [/img]
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

coloca o motor no bico se voce prentende motoriza-lo e usa um 3548 que voce não vai ter problemas com aquecimento.
Avatar do usuário
jampanet2008
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 6:48 pm
Localização: joão Pessoa - PB

Mensagem por jampanet2008 »

Então Dyogenes, no site da flyfly o motor indicado para a versão motorizada deste planador é um motor brushless de 720kv com hélice dobráveis 11x7, esc de 40 e bateria 4s de 2200.

Estava pensando justamente em um motor turnigy D3548/6 de 790kv, com hélice dobrável de 11x7 e bateria de 3s de 2200, o que vc acha? E quanto a bateria esta de 3s daria ou teria que ser a de 4s mesmo?

Agradeço pela ajuda.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Lembrando aos amigos que :
os motores para planadores normalmente tem eixos mais robustos e 3 rolamentos
para diminuir vibração e menor risco de empenamento
indicação :

M-KMSQ2820/05
LiPo: 3-4 cells
NiCad/Ni-MH: 8-10 cells
Bearings: 3
Diameter: 35mm
ESC Timing Degrees: 20-30 (High)
I0 (A): 2.3A (10v)
KV Rating: 1130RPM
Length: 48mm
Max. Continuous Current: 31A
Max Current: 45A/ 60S
Max Efficiency: >86%
Pole: 14 Pole
Power: 400-500W
Propeller Range: 11 x 8, 12 x 6, 12 x 7, 12 x
Resistance (1. phase): 41mohm
Shaft dia: 5.00mm
Turns: 5T
Weight: 142g
Avatar do usuário
jampanet2008
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 6:48 pm
Localização: joão Pessoa - PB

Mensagem por jampanet2008 »

Colega sancler, muito valiosas suas dicas, muito obrigado pela ajuda.

Pesquisei agora na net e este motor é difícil de conseguir, só o encontrei em algumas lojas no reino unido e sem estoque.

Não teria um equivalente a ele, ou você indica uma loja que o venda!?

No site da Flyfly eles recomendam como setup um motor brushless de 720kv com hélice dobráveis 11x7, esc de 40 e bateria 4s de 2200, para a versão motorizada deste planador.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Asas elétricas , Liga pra lá e fala com um dos atendentes , são todos meio frescos mas são gente boa kkkkkkkkkkk o Oliver voa bastante planador e pode te dar uma ótima noção do que colocar .É fresco também :)
Avatar do usuário
jampanet2008
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 6:48 pm
Localização: joão Pessoa - PB

Mensagem por jampanet2008 »

kkkkkkk - já tinha ligado lá e falado com Alessandro, que só me disse basicamente que o suporte para o DG808S na dorsal do planador não ficaria bom no meu, que era grande demais e tal. Mas tem um amigo aqui que tem o DG808S e disse que tem certeza que da para colocar este suporte no ASW28, mas vou tentar falar com oliver do asas eletricas, como voce sugeriu.

Mais uma vez obrigado.
Avatar do usuário
jampanet2008
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 6:48 pm
Localização: joão Pessoa - PB

Mensagem por jampanet2008 »

sancler liguei e falei com o Augusto que foi muito legal e me deu umas dicas legais para a colocação da parede de fogo e tal.

Ele me sugeriu o E-MAX GT3520-05 Outrunner Brushless Motors, com bateria 4S e uma hélice de 11x7 foldable. Acredito que ficará legal com esta configuração.

Alguma acréscimo ou comentário?

Abraço a todos.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Não , ta tudo certo , manda um beijo pro Augusto e diz pra ele que nos vimos no Plana BH esse ano :) Também é Fresco !
Avatar do usuário
jampanet2008
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 6:48 pm
Localização: joão Pessoa - PB

Mensagem por jampanet2008 »

blz sancler...
Responder