Flaperon no Condor!!!

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
claudiopastinha
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 11:26 am
Localização: Anapolis-GO

Flaperon no Condor!!!

Mensagem por claudiopastinha »

Ola pessoal
Li no site que comprei (HC) que este ''motoplanador'' vem muito embalado pra pouso....
Daí estou pensando em colocar flaperon nele pra vir pra pouso mais lento.

o que acham?

link: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__34005__hobbyking_condor_ep_balsa_glider_1240mm_arf_uk_warehouse_.html
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Talvez um spoileron no máximo que conseguir vá matar a velocidade, mas cuidado para não perder comando ou estolar na aproximação.

Experimente ambos...

Outra coisa... faça a perna de aproximação longa e deixe ele vir pra pouso tranquilo, sem picar em momento algum....

abs.
Avatar do usuário
GabrielPHahn
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Set 05, 2012 1:27 am
Localização: São José - SC

Mensagem por GabrielPHahn »

Réplica do SkyRunner?

Tira o motor antes da "rampa de pouso" e traz só no planeio, aileron e profundor.

PS: Tenho um SkyRunner... :)
claudiopastinha
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 11:26 am
Localização: Anapolis-GO

Mensagem por claudiopastinha »

spoileron?
Como funciona?
claudiopastinha
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 11:26 am
Localização: Anapolis-GO

Mensagem por claudiopastinha »

Seriam os ailerons na configuração flaperon, sendo que ambos levantariam e nao baixariam?

obg.
claudiopastinha
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 11:26 am
Localização: Anapolis-GO

Mensagem por claudiopastinha »

Aha tem um detalhe....nao vou usar folding...comprei o adaptador errado...vou usar 9x5 com spiner.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

aconselho fortemente o uso de hélice folding, ou pelo menos prop-saver ao invés de spinner. sua parede de fogo agradece.

sobre o pouso, o uso de spoilerons pode ajudar sim, mas se tiver um belo local para vôo, é só ir treinando e você pega as manhas. uma dica é fazer uma aproximação longa, e assim que estiver sobre a área de pouso, pique e voe a 50cm do chão, até que ele começa a perder velocidade, e depois é só arredondar. se não me engano, assim como a sustentação, o arrasto é proporcional 'a velocidade ao quadrado. um pequeno aumento na velocidade gera um grande aumento no arrasto, e isso ajuda a consumir a energia para pouso.
claudiopastinha
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 11:26 am
Localização: Anapolis-GO

Mensagem por claudiopastinha »

Obrigado pela dica Ze...
Só me informe uma coisa: o não uso da folding e sim de helice normal dificultaria o voo?
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

o vôo não muito, só vai perder performance no planeio com o motor desligado (a hélice atua como freio). o maior problema é que no pouso, ela bate no chão antes do avião, e dependendo de como pousar, pode arrancar o motor e parede de fogo. só não me pergunte como eu aprendi isto! hehehe
claudiopastinha
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 11:26 am
Localização: Anapolis-GO

Mensagem por claudiopastinha »

rs.
Pois é rapaz comprei o adaptador errado....
Meu primeiro aero de balsa....to achando meio fragil.!!
Responder