Bomba de vácuo

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Bomba de vácuo

Mensagem por gustabmo »

Qual é uma boa receita de bolo pra fazer uma bomba de vacuo?

O basico da ideia eu sei: compressor de geladeira, valvula, vacuostato... mas que compressor exatamente, qualquer um serve? que valvula, que vacuostato?

Obrigado!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Mas vc já não comprou uma?
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Veja em http://www.joewoodworker.com/veneering/welcome.htm
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:1b568fe105="Odair Justo"]Mas vc já não comprou uma?[/quote:1b568fe105]
Bom, nisso voce tem toda razao...

Eu comprei uma bomba manual... acabei nunca usando ela a serio por um motivo que tem la' seu sentido: o embolo dela tem um volume muito pequeno, entao pra tirar o volume de ar inicial e' um sufoco, tem que apertar muitas vezes!!!

Uma solucao seria aspirar no comeco com a boca ate' sair o excesso de ar, dai' na hora de comecar a realmente baixar a pressao a bomba entra em acao. O inconveniente disso e' que nao to a fim de ficar aspirando epoxi pois nao faz bem pra saude.

Agora que voce falou fui la' com mais paciencia pra tentar avaliar afinal de contas se da' pra encarar bombear ate' sair o excesso de ar ou nao... pra coisas grandes vai ser meio chato mas vou fazer uma experiencia!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

[quote:bd1b773fde="gustabmo"]o embolo dela tem um volume muito pequeno, entao pra tirar o volume de ar inicial e' um sufoco, tem que apertar muitas vezes!!![/quote:bd1b773fde]

Usa aspirador de pó para o volume inicial =)
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Re: Bomba de vácuo

Mensagem por harpia »

[quote:03c25fb9c2="gustabmo"]Qual é uma boa receita de bolo pra fazer uma bomba de vacuo?

O basico da ideia eu sei: compressor de geladeira, valvula, vacuostato... mas que compressor exatamente, qualquer um serve? que valvula, que vacuostato?

Obrigado![/quote:03c25fb9c2]

Tenta fazer esta. Só não encontrei o sensor motorola.

[url]http://pierre.rondel.free.fr/images2/pompe/index.htm[/url]

Essa é mais simples.

[url]http://pierre.rondel.free.fr/images2/stratification/index.htm[/url]
Edson
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Cuidado com o aspirador.. Os vapores de epóxi não são inflamáveis? Se forem, e a não ser que alguém tenha um aspirador "brushless" (hehehe) é melhor não arriscar...
Senõ vai ter modelista voando a tampa do aspirador... Aconteceu comigo... Aspirei uma casa onde havia muitas aranhas, e para matar as danadas apliquei inseticida dentro do aspirador (desligado, é claro), era um daqueles GE antigões, com um atampa enorme em cima.
Minha mãe não sabia (na época eu era garoto... Iso foi há.... hmmmmm....bom , deixa pra lá... o fato é que já existiam aspiradores naquela época...), e ligou o aspirador... E eu passei a a tarde toda desamassando a tampa que arranvou uma lasca do teto... hehehehe....
Cuidado...
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

[quote:2c54a072c7="gustabmo"][quote:2c54a072c7="Odair Justo"]Mas vc já não comprou uma?[/quote:2c54a072c7]
Bom, nisso voce tem toda razao...

Eu comprei uma bomba manual... acabei nunca usando ela a serio por um motivo que tem la' seu sentido: o embolo dela tem um volume muito pequeno, entao pra tirar o volume de ar inicial e' um sufoco, tem que apertar muitas vezes!!!

Uma solucao seria aspirar no comeco com a boca ate' sair o excesso de ar, dai' na hora de comecar a realmente baixar a pressao a bomba entra em acao. O inconveniente disso e' que nao to a fim de ficar aspirando epoxi pois nao faz bem pra saude.

Agora que voce falou fui la' com mais paciencia pra tentar avaliar afinal de contas se da' pra encarar bombear ate' sair o excesso de ar ou nao... pra coisas grandes vai ser meio chato mas vou fazer uma experiencia![/quote:2c54a072c7]

Gustavo use um aspirador de pó no começo , até o bag encostar na peça depois a bomba, funciona e voce não vai precisar comprar uma bomba eletrica.
abs
Cesar-SP
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Obrigado pelas dicas... vou tentar com a bomba manual mesmo.

Pra tirar o ar do saco vou tentar um aerador de aquario, que tem uma emissao de ruido mais conveniente pros horarios madruguentos em que eu normalmente faço minhas coisas. :roll:

Proximo passo: montar o saco de vacuo e a vedação da entrada do tubo.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

e a tralha toda fora o que voce falou?

mylar, tecido tipo kleenex para o ar fluir até o final do saco, e o tubo plastico com a vedação, vc ja tem?

comprei um "speudo" mylar e está aqui encostado se quizer fazer uns testes é seu.

eu ainda to na fase da balança pra graduar a resina corretamente :(
Responder