Tempo de voo termal?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:485ce61a07="nanobowt"]ok alexandre, tenho uma zagi de 1.20cm e ela plana muuuito, pra vc ter uma ideia já fiz voos de 40 minutos com ela, e gostaria de fazer voos mais longos por isso decidi partir para os planadores. o pessoal ai encima disseram que da pra voar até cansar, agora fiquei confuso{[/quote:485ce61a07]

Voar [b:485ce61a07]sem motor[/b:485ce61a07] não é nada fácil, precisa de dedicação, treino e muito estudo...

Quem treina regularmente, sabe que não é fácil, e nem todo dia o mar está para peixe. As vezes todos os voos do dia, são abaixo dos 5 minutos.

Agora....

Se pegar um moto planador com bateria 3s 1800mah, e subir lá na jesusfera, realmente vai conseguir fazer voos de mais de uma hora.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

As condições dos voos que descrevi acima, foram sempre acima dos 33º, em Goiânia. Morei lá por 2 anos e nunca vi um lugar melhor para fazer voos termais. Você encontra como principais gatilhos da decolagem, colinas baixas com o vento favorável que te ajudam a subir em um primeiro momento. Depois, é só ter o mínimo de conhecimento sobre desprendimento de térmicas e ventos para subir cada vez mais. Não é preciso ser um craque pois se existe um lugar de condições favoráveis, o entorno da capital goiana dá show nisso! Pena que é uma das modalidades menos praticada por lá!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

^ Marinho, em condição favorável como no seu caso, realmente as coisas mudam. É usar a colina para subir, e buscar alguma coluna para dropar na termal e ir ganhando altura.

Em terrenos sem relevo (campos planos) a coisa muda totalmente de figura.
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Mensagem por nanobowt »

[quote:f4d854742d="alexandre lopes"]^ Marinho, em condição favorável como no seu caso, realmente as coisas mudam. É usar a colina para subir, e buscar alguma coluna para dropar na termal e ir ganhando altura.

Em terrenos sem relevo (campos planos) a coisa muda totalmente de figura.[/quote:f4d854742d]

ok então!!! minha região faz em media 38°, e tem muitas colinas baixas e também algumas altas, e tem muitas áreas com terra gradeada e sei que terras nuas são muito propícia a geração de termicas pois aqui rola muito cultivo de cana de açucar e sempre estão reformando as áreas,a proposito trabalho em uma usina da região e conheço muuuuuuuuitas áreas como citadas acima, ai então o que vcs me dizem, eu moro numa região favorável para a prática do planador?
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:bcbddcbda9="nanobowt"][quote:bcbddcbda9="alexandre lopes"]^ Marinho, em condição favorável como no seu caso, realmente as coisas mudam. É usar a colina para subir, e buscar alguma coluna para dropar na termal e ir ganhando altura.

Em terrenos sem relevo (campos planos) a coisa muda totalmente de figura.[/quote:bcbddcbda9]

ok então!!! minha região faz em media 38°, e tem muitas colinas baixas e também algumas altas, e tem muitas áreas com terra gradeada e sei que terras nuas são muito propícia a geração de termicas pois aqui rola muito cultivo de cana de açucar e sempre estão reformando as áreas,a proposito trabalho em uma usina da região e conheço muuuuuuuuitas áreas como citadas acima, ai então o que vcs me dizem, eu moro numa região favorável para a prática do planador?[/quote:bcbddcbda9]

Nano, agora que vi, você está há cerca de 100km de rio preto, nossa região é excelente para voo termal. Daria para sediar tranquilamente uma etapa competitiva de um nacional ou mundial de F3J/F3K.

Há dois anos atrás abri um tópico aqui, sobre Duração Térmica x Terceiro Vetor x Gradiente Vertical... Por falta de participação, o tópico foi abandonado, e não documentei mais minhas experiências>>> www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=139576

Cheguei a conclusão, que quem realmente ficou horas de baixo do sol tomando insolação e queimaduras solares, não quer abrir o jogo. O preço é caro demais, para passar os macetes de mão beijada. Falo isso, porque em 2012 a sessão de planadores era bem movimentada...

Sempre brinco: Joe Wurts é meu pastor, e térmicas não me faltará.

Esse cara tem um vídeo que chama, Joe Wurts on soaring, é a bíblia do voo termal. Recomendo fortemente assistir, traduzir, até entender o que ele diz.

[yt]0w_87NRe2fk[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Mensagem por nanobowt »

[quote:23946313c2="alexandre lopes"][quote:23946313c2="nanobowt"][quote:23946313c2="alexandre lopes"]^ Marinho, em condição favorável como no seu caso, realmente as coisas mudam. É usar a colina para subir, e buscar alguma coluna para dropar na termal e ir ganhando altura.

Em terrenos sem relevo (campos planos) a coisa muda totalmente de figura.[/quote:23946313c2]

ok então!!! minha região faz em media 38°, e tem muitas colinas baixas e também algumas altas, e tem muitas áreas com terra gradeada e sei que terras nuas são muito propícia a geração de termicas pois aqui rola muito cultivo de cana de açucar e sempre estão reformando as áreas,a proposito trabalho em uma usina da região e conheço muuuuuuuuitas áreas como citadas acima, ai então o que vcs me dizem, eu moro numa região favorável para a prática do planador?[/quote:23946313c2]

Nano, agora que vi, você está há cerca de 100km de rio preto, nossa região é excelente para voo termal. Daria para sediar tranquilamente uma etapa competitiva de um nacional ou mundial de F3J/F3K.

Há dois anos atrás abri um tópico aqui, sobre Duração Térmica x Terceiro Vetor x Gradiente Vertical... Por falta de participação, o tópico foi abandonado, e não documentei mais minhas experiências>>> www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=139576

Cheguei a conclusão, que quem realmente ficou horas de baixo do sol tomando insolação e queimaduras solares, não quer abrir o jogo. O preço é caro demais, para passar os macetes de mão beijada. Falo isso, porque em 2012 a sessão de planadores era bem movimentada...

Sempre brinco: Joe Wurts é meu pastor, e térmicas não me faltará.

Esse cara tem um vídeo que chama, Joe Wurts on soaring, é a bíblia do voo termal. Recomendo fortemente assistir, traduzir, até entender o que ele diz.

[yt]0w_87NRe2fk[/yt][/quote:23946313c2]


puxa Alexandre, caramba muito bom vídeo já até baixei e deixei guardadinho aqui nos arquivos, muito obrigado!!!
Avatar do usuário
Alessandro1980
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Dom Abr 08, 2012 7:40 pm

Re: Tempo de voo termal?

Mensagem por Alessandro1980 »

Ja fiz mais de 3 horas de voo entre lift e thermal, ate subir e ficar beemm pequenininho.
Vamos voar galera!!!!
Responder