[dúvida] Planador DLG para iniciante

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LJR
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[dúvida] Planador DLG para iniciante

Mensagem por LJR »

Caros,

Estou a procura de um kit ARF para iniciar em DLG.

Os kits da hobbyking estão em torno de 100 dólares, mas o frete está deixando inviável.


Vocês me indicam algum em específico? De preferência não tão caro e em lojas aqui no Brasil.



Obrigado.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Eu comprei no ML um Binary 900 V2, mas agora está com o anúncio pausado. Custou menos do que na Hobby King, mas foi com o dólar um pouco mais baixo.
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

LJR

Em se tratando de DLG, acho muito difícil tu achar algo "barato" para iniciar. Em geral sempre são caros.

Quem tinha 2 para venda é um amigo aqui do fórum, não lembro quem, que estava com um preço legal.
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LCid
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Mensagem por LCid »

Pois é, DLG normalmente emprega materiais caros. Tecidos de fibra de carbono, aramida e fibra de vidro com gramatura especiais e que na verdade, nem existem à venda aqui no Brasil. O objetivo é conseguir um modelo pronto para voo pesando em média 300g ou menos, se possível.
O preço médio de um modelo que cumpra realmente o papel de um DLG fica entre 500 a 1000 dólares, isso sem contar o frete e a eletrônica.
Dos modelos da HK, o Versus é o que mais se aproxima de um DLG "de verdade" e seu preço, comparado com outras marcas, está realmente bem abaixo da média, além de ser um ótimo modelo para quem quer começar na prática do DLG.
E saiba também que manusear, lançar e pousar um DLG requer procedimentos e técnicas específicas, pois apesar de usar materiais como fibra de carbono e kevlar, são em geral modelos bem frágeis.
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RodrigoB
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Mensagem por RodrigoB »

Estou quase comprando o kit abaixo, apenas para conhecer.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__50528__DLG_Laser_Cut_Balsa_Kit_1000mm_Wingspan.html
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LCid
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Mensagem por LCid »

[quote:f0edf36825="RodrigoB"]Estou quase comprando o kit abaixo, apenas para conhecer.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__50528__DLG_Laser_Cut_Balsa_Kit_1000mm_Wingspan.html[/quote:f0edf36825]

Rodrigo, basicamente DLG é o ato de lançamento do modelo. Mas normalmente quando se fala em DLG é referindo-se aos planadores da classe F3K. Esses tem 1,5m de envergadura e possuem ailerons. Nessa categoria voce tem vários setups de voo, como termal, normal e velocidade. Há ainda o setup de pouso e o preset de lançamento. Todos esses modos empregam o uso dos ailerons em mixagens com o conjunto da cauda. Pense também que só o ato de lançar o planador gera forças e estresses enormes na estrutura do modelo, portanto avalie o sistema de junção da asa na fuselagem, reforços na área do "peg" e a estrutura de profundor e leme.

O que eu quero dizer é que, se voce pretende apenas curtir o lançamento e fazer voos por puro divertimento, esse modelo que voce escolheu é legal e coisa e tal.
Mas se voce quer ter um voo com mais recursos e possibilidades e ver mesmo qual é a do DLG, sugiro que escolha o modelo abaixo, custa apenas um pouco mais e se aproxima bastante das características de um DLG F3K.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__28231__Apollo_1550_Composite_DLG_Glider_Airplane_1550mm_ARF_.html
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LJR
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Mensagem por LJR »

Pelo visto havia uma defasagem dos meus conceitos. Me referia aos modelos de 900 mm , apenas com a vantagem do lançamento.

O Apollo acima está muito interessante. Algo a acrescentar?
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LCid
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Mensagem por LCid »

O rádio.
Voce precisa de um que seja capaz de:
Programar uma chave de tres posições para os tres modos de voo (normal, termal e speed)
Programar uma chave de duas posições para acionar o preset de lançamento
Programar o stick do "acelerador" para atuar na função "butterfly" (usar os ailerons como freio aerodinâmico)
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

LCid:

Poderia elaborar mais um pouco sobre isso, baseado na sua experiência? Agradeço.
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LCid
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Mensagem por LCid »

Sobre as mixagens do rádio. Usam-se tres tipos de parâmetros (ou "posições", "angulos") dos ailerons para tres modos de voo, onde ambos se movimentam juntos para o mesmo lado :

- Normal, com os ailerons em posição neutra, onde o modelo não sofre nenhuma alteração no perfil da asa. Situação autoexplicativa, é usado durante o voo normal ;

-Termal, com os ailerons levemente baixados, onde o modelo altera o perfil da asa para aproveitar melhor as correntes ascendentes das térmicas. Também autoexplicativo, é usado quando voce encontra uma termica ;

- velocidade, com os ailerons levemente levantados, onde o modelo adota uma configuração mais aerodinâmica e com menos arrasto, atingindo maior velocidade em voo. è usado quando voce percebe que existe outra bolha de termica nas proximidades e quer chegar rápido nela.

A proporção de movimento dos ailerons para cada um dos modos de voo depende de cada modelo específico de DLG e o "ponto ideal" só é obtido após vários voos de teste.

-Preset de lançamento: É uma mixagem entre ailerons e profundor. Os ailerons ficam numa posição bem similar ao modo de velocidade e o profundor fica levemente "cabrado". O Preset de lançamento é fundamental para preservar o seu modelo, evitando que voce ao lança-lo, bata a ponta da asa no chão. É que existe uma concepção errada e quase instintiva, onde o piloto acha que para lançar o modelo pro alto, ele precisa sair de baixo. E é nesse "sair de baixo" que acontece de bater a ponta da asa no chão e adeus DLG.

O correto é girar o DLG com a asa sempre paralela ao chão e lança-lo em direção a linha do horizonte. Quando sai da sua mão, essa mixagem trata de fazer o modelo subir, momento que voce desativa a chave de preset e deixa ele continuar subindo em linha reta (se voce não desativar a chave logo após o lançamento, o modelo vai descrever um looping bem aberto e voltar a mil por hora pro chão)

"Butterfly" ou freio aerodinâmico (flaps) : Usando o stick do rádio correspondente ao canal de acelerador. O stick fica todo pra cima, deixando os ailerons em posição neutra. Ao baixar o stick, os ailerons se movimentam totalmente pra baixo, funcionando como um freio e reduzindo sua velocidade. Alguns pilotos fazem uma mixagem com o profundor para forçar o modelo para baixo, eu prefiro controlar isso no dedo mesmo, conforme o comportamento que o modelo tem na hora.

Outra dica importante, muito ressaltada pelo mestre Lambreta aqui do fórum : No procedimento de pouso onde voce vai pegar o modelo, nunca pegue seu DLG pela asa nem pelo tail boom. Pegue-o sempre pelo "Pod" (parte frontal da fuselagem). Se perceber que não vai conseguir pega-lo pelo "pod", deixe-o pousar normalmente no chão. A questão aqui é a fragilidade dessas partes, que podem ser danificadas pelo impacto da sua mão ao pega-lo.

Essas explicações são apenas linhas gerais. O ajuste de um DLG depende de muitos fatores, do tipo do modelo e das condições de clima do local onde voce vai pilota-lo. Lembre que são em geral modelos caros e frágeis, exigindo seu profundo conhecimento ao manusea-los, para evitar danos no modelo.

Abaixo um vídeo mostrando o momento de lançamento e de pouso.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre o assunto e principalmente incentivar mais pessoas a praticar essa modalidade. Qualquer dúvida ou mais informações, basta escrever ;-)
DLG é a modalidade do aeromodelismo que mais se enquadra na condição de esporte realmente.
Abraços e bons voos.

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