PSP - Piraí do Sul - colina para voar planadores

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Andre Quadrado
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
Localização: Curitiba, Paraná

PSP - Piraí do Sul - colina para voar planadores

Mensagem por Andre Quadrado »

Bom dia a todos.

Como de costume, sempre que posso realizo algumas explorações para achar novos lugares para voar Slope e DS (quando possível). Numa dessas andanças encontrei uma região muito bonita e promissora para planadores. A região que abrange Ponta Grossa, Castro, Tibagi e Piraí do Sul sempre tem ótimos ventos, a altitude da região torna os ventos frequentes e com bastante força, ou seja, perfeito para qualquer modalidade de voo a vela e também para voar qualquer tipo de planador, seja ele de balsa, isopor ou fibra.
O Google Earth é uma ferramenta indispensável para quem curte esse tipo de aventura, foi através dele que encontrei esse lugar que apelidei de PSP - Piraí Spring Pass, uma referência a BSP (Bird Spring Pass) que fica na Califórnia, na verdade, os 2 lugares tem um relevo parecido, sendo o ponto de voo como uma passagem aonde os 2 lados do morro ficam bem próximos o que propicia a prática do DS (Dynamic Soaring).
A altitude de PSP é 1250m, ou seja, bem alto para nosso patamar brasileiro. O primeiro dia que fui neste local o vento estava entre 40-60km/h em um dia ensolarado. Montei meu planador e durante um check de comandos percebi algo errado, um ball link havia se descolado do pushrod e tive que abortar o voo :(
No dia seguinte voltei a mesma colina e o vento estava mais light, entre 10-15km/h, mesmo assim pude voar pela primeira vez neste lindo local que tem acesso de carro normal e fica dentro de propriedade particular.
Espero que mais pilotos locais possam desfrutar deste local e quem sabe voar juto comigo em outra ocasião.

[yt]88-B884ArEs&list=UUhOaNV7INAROXBXfCVFWCHA[/yt]

abraços,
André
Responder