Projeto DLG

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
sidnei22
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 8:16 pm

Projeto DLG

Mensagem por sidnei22 »

Sou aeromodelista a 4 anos e já tive alguns motoplanadores, inclusive iniciei pelo phoenix 742-2. Apesar de hoje em dia já estar com certa experiência para pilotar acrobáticos sempre tive vontade de ter um HLG ou DLG. Percebi que tem muito aeromodelista que compra tudo pronto, mas eu gosto de meter a mão na massa e ter o prazer de ver um projeto meu voar.
Fiquei impressionado com a altitude que pode ser lançado um DLG (Discus Launch Glider). Resolvi fazer um me baseando na planta do "Planador selvagem", fazendo algumas modificações para aproveitar uma vara de pescar telescópica que comprei para outros aeros que construí.
Comecei moldando a bolha da fuselagem em argila, seguindo o formato da planta.



Depois encapei o molde com vinil para que o epoxi e o tecido de fibra não ficassem em contato direto com a argila.


Planta: https://dl.dropboxusercontent.com/s/pyl ... 1400550579

Outra hora posto as etapas seguintes .

Abraços
Editado pela última vez por sidnei22 em Sex Jan 29, 2016 8:03 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Projeto DLG

Mensagem por Edson Carvalho »

Acompanhando.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
sidnei22
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 8:16 pm

Re: Projeto DLG

Mensagem por sidnei22 »

Já com a fuselagem cortada e a vara colada.

Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Projeto DLG

Mensagem por Wesley_Sniper »

Não vai passar a lincagem por dentro da "vara"?
:D
Avatar do usuário
sidnei22
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 8:16 pm

Re: Projeto DLG

Mensagem por sidnei22 »

Wesley_Sniper escreveu:Não vai passar a lincagem por dentro da "vara"?

Vou colocar por fora mesmo. A maioria dos modelos nesta categoria a lincagem é por fora.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Projeto DLG

Mensagem por Douglas Lenz »

Sidnei

Acho que a intenção esta legal. Só algumas observações.

- Achei o POD muito grosso, Quanto mais esguio mais aerodinâmico e menos peso.
- O tudo que escolheste para cauda é bem espesso e por consequência pesado, vais ter que meter muito chumbo no nariz pra acertar o CG.
- E não sei ao certo qual a tua intenção para a asa, onde à colocará? Fará um montante para ela? que tipo de asa, estrutural ou isopor chapeado?
- Quanto a lincagem quanto menos "sujeira" no perfil do modelo melhora a aerodinâmica e consequentemente o voo.

Vou acompanhado e qualquer dica que precisar fique a vontade de entrar em contato por mp.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
sidnei22
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 8:16 pm

Re: Projeto DLG

Mensagem por sidnei22 »

Douglas Lenz escreveu:Sidnei

Acho que a intenção esta legal. Só algumas observações.

- Achei o POD muito grosso, Quanto mais esguio mais aerodinâmico e menos peso.
- O tudo que escolheste para cauda é bem espesso e por consequência pesado, vais ter que meter muito chumbo no nariz pra acertar o CG.
- E não sei ao certo qual a tua intenção para a asa, onde à colocará? Fará um montante para ela? que tipo de asa, estrutural ou isopor chapeado?
- Quanto a lincagem quanto menos "sujeira" no perfil do modelo melhora a aerodinâmica e consequentemente o voo.

Vou acompanhado e qualquer dica que precisar fique a vontade de entrar em contato por mp.


Construí a fuselagem no tamanho mínimo para caber os servos 5g e a eletrônica. A principio vou alimentar o sistema com um pack com 4 pilhas aaa, que ajudará a acertar o CG, mas acho que vou precisar de mais peso.
No início pensei em passar a lincagem por dentro do tubo mas depois acabei desistindo pois me estressei nas outras ocasiões em que fiz deste jeito. Além disso, para passar por dentro do tubo, eu teria que passar junto alguma guia para que as hastes de comando para não enverguem, o que no final aumentaria ainda mais o peso da cauda.

Aqui vai a imagem do suporte que fixará a asa. Coloquei uma porca por dentro da madeira para prender melhor.


Empenagem:
Avatar do usuário
Luís Renato
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 5:04 pm
Localização: MG

Re: Projeto DLG

Mensagem por Luís Renato »

Como e feito a fixaçao da asa?Ela será em balsa?
Avatar do usuário
sidnei22
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 8:16 pm

Re: Projeto DLG

Mensagem por sidnei22 »

Resolvi fazer um planador para minha filha de 5 anos. Construí o "POD" do mesmo modo do primeiro, fazendo o molde de argila, encapando com vinil e depois cobrindo tudo com duas camadas de tecido de fibra de vidro e cola epóxi .
Da primeira vez o acabamento do "POD" não ficou muito bom, como podem ver nas primeiras fotos. Desta vez resolvi testar uma idéia que me ocorreu: depois de ter colocado as primeiras camadas de fibra com epóxi e secado, coloquei mais uma fina camada de epóxi e "vesti" tudo com um dedo retirado de uma luva de látex. Fiquei impressionado com o resultado, ficou perfeito. O segredo é fazer isso por etapas, primeiro uma ponta, depois outra. Segue o resultado da experiência pra terem uma idéia:

Avatar do usuário
sktfer
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Out 27, 2006 12:53 am
Localização: sao paulo,porto feliz,sorocaba - sp

Re: Projeto DLG

Mensagem por sktfer »

Mas luva de borracha não ficou grudada no pod..foi facil tirar??? o talco q vem nela fez o paple de desmoldante??
Responder