Leme no Stick do Aileron?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

faaa
membro

Leme no Stick do Aileron?

Mensagempor faaa » 28 Dez 2015 19:54

Olá, vou voar um planador 2 canais (leme + profundor). A dúvida é: vocês usam o LEME ligado ao canal do aileron,o stick do rádio do aileron (lado direito junto com profundor) ou do leme mesmo (lado esquerdo junto com acelerador)? Não é motoplanador.

Obrigado.

Jacimar
membro

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagempor Jacimar » 28 Dez 2015 20:07

Boa noite prezado ! eu uso da 1ª forma, na realidade uso o controle no modo 4 e não no modo 2, tenho um Turnigy e é fácil fazer a mudança, se não tiver essa facilidade no seu rádio pode fazer no receptor mesmo . . . abraço.
Editado pela última vez por Jacimar em 29 Dez 2015 09:13, em um total de 1 vez.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 28 Dez 2015 20:58

Olá faaa,
Pode deixar o leme junto com o profundor no lugar do aileron. Isso é padrão para modelos sem aileron (mesmo que tenha motor).
Dessa forma, se você pedir para um colega pilotar ou ajudar na trimagem ele não vai estranhar os comandos. E você, da mesma maneira vai acostumar com os comandos padrão ao pilotar qualquer outro modelo.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

faaa
membro

Mensagempor faaa » 01 Jan 2016 09:06

Obrigado pelas respostas.

Fiz meu primeiro voo "desmotorizado" ontem, confesso que o aileron fez falta. Achei que o planador respondeu muito pouco aos comandos. Coloquei eles no máximo. Nao sei se tava voando muito em velocidade de stol, mas foi um voo bem ruinzinho. Rsrsrs

Meu planador: fling gpma1060 da GreatPlanes.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 01 Jan 2016 09:29

Olha, eu vejo da seguinte forma, usar o leme no lugar do aileron, só faz a gente não acostumar a usar realmente o leme, pois quando tiver um modelo com leme e ailerons, não usará o leme por não estar acostumado com ele no lugar certo.
Já vi gente usando 3 canais e leme no lugar do aileron e quando colocou aileron, teve uma dificuldade enorme em aprender a usar o leme.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

faaa
membro

Mensagempor faaa » 01 Jan 2016 10:32

LaercioLMB escreveu:Olha, eu vejo da seguinte forma, usar o leme no lugar do aileron, só faz a gente não acostumar a usar realmente o leme, pois quando tiver um modelo com leme e ailerons, não usará o leme por não estar acostumado com ele no lugar certo.
Já vi gente usando 3 canais e leme no lugar do aileron e quando colocou aileron, teve uma dificuldade enorme em aprender a usar o leme.

Obrigado. Vc consegue comentar minha última mensagem amigo? Essa acima do seu comentário sobre os sticks.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 01 Jan 2016 11:28

Eu prefiro ter os comandos primários do modelo no stick direito, isto me permite no mínimo coçar a orelha enquanto estou voando sem derrubar nada. Voando leme e profundor com o leme na esquerda me tira esta possibilidade de usar uma mão só para voar por mais que alguns segundos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

rnjorge
membro

Mensagempor rnjorge » 01 Jan 2016 13:07

MInha opinião: Eu tenho um e NÃO gosto do voo do Fling.

Talvez o poliedro ou as superfícies de controle sejam subdimensionados, mas o acho pesado e difícil de controlar.
Experimentei a mesma asa numa fuselagem mais longa, com empenagem um pouco maior, de motoplanador e o resultado não foi muito melhor.
Qualquer dia desses tento desmontar a asa e aumentar o poliedro para ver como fica.
Outro detalhe que tem que prestar atenção é, se fez os controles como sugerido (pull-pull), se os cabos não estão frouxos.
Ricardo Jorge

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 01 Jan 2016 19:37

faaa escreveu:Obrigado pelas respostas.

Fiz meu primeiro voo "desmotorizado" ontem, confesso que o aileron fez falta. Achei que o planador respondeu muito pouco aos comandos. Coloquei eles no máximo. Nao sei se tava voando muito em velocidade de stol, mas foi um voo bem ruinzinho. Rsrsrs

Meu planador: fling gpma1060 da GreatPlanes.

Leme não costuma fazer curvas muito fechadas e por ser planador, a curva com leme tende a ser um pouco maior devido a envergadura ser maior do que a de um aeromodelo convencional.
Velocidade baixa não seria o problema, pois em pousos, a velocidade de um aeromodelo costuma beirar o stol e o leme responde muito bem, melhor do que tentar corrigir usando ailerons e profundor.
Ângulo muito acentuado no leme acaba por atuar como freio ao invés de direcionar o modelo e por isso, a angulação de um leme não costuma ser maior que 20° para cada lado.
Falo isso com base em aeromodelos, pois planador não entendo muito e posso estar falando bobagem, mas sigo a lógica da física na aerodinâmica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

rnjorge
membro

Mensagempor rnjorge » 02 Jan 2016 08:29

Falo isso com base em aeromodelos, pois planador não entendo muito e posso estar falando bobagem, mas sigo a lógica da física na aerodinâmica

É apenas um projeto aquém do ideal, mesmo.

P.S. Vendo Fling HLG
Ricardo Jorge

Indiana Junior
membro

Mensagempor Indiana Junior » 14 Jan 2016 19:42

com certeza o planador tera respostas mais lentas, talvez vc estranhe isso ja que ta acostmado com aileron, a proposta é outra mesmo, jaca é jaca, uva é uva, sobre os comandos eu diria assim eu uso dos dois modos, porem ja faz tempo que eu voo, eu nao me atrapalho mais mudando a posiçao, porem pra quem tem menos de um ou dois anos, eu diria pra usar leme e acelerador, se vc ja tem um bom tempo, usa na direita, como ja falaram vc fica com a mao livre pra coçar a orelha ou ate pra tomar uma cerveja, pq vc nao vai desaprender de usar leme quando for necessario em outro modelo 4 canais

Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com

Mensagempor Gilberto_CWB » 14 Jan 2016 20:50

Eu penso que posição de sticks é algo pessoal, não é lei. Estão aí o modo 1, 2, 3 e 4 e nada fala que o modo 1 deve ser utilizado num país e o modo 2 em outra região. Questão apenas de convenção, como ter um relógio analógico que gira ao contrário: fornece as horas corretamente!

Aprendi, isso depois de velho, a colocar em voo, aeromodelos apenas com leme e profundor. O leme sempre esteve junto ao profundor.
Quando montei aeros com ailerons, não me apertei: simplesmente joguei o comando deles no stick do acelerador. Faço curvas utilizando leme e ailerons e, já acostumado ao leme, não me perco nos pousos. Os ailerons servem, nesse momento, apenas para uma mínima correção de nivelamento de asas. Faço pousos mais corretos que pessoas que só utilizam ailerons ( não sei como fazem com vento de través)...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.

a1a-terabyte
membro

Mensagempor a1a-terabyte » 25 Jan 2016 23:11

Boa noite,

Eu voo em modo 1 e como foi dito aqui não há certo ou errado...só lamento não poder dividir os modelos com os colegas modo 2....Quanto ao Fling acho um bom modelo 2 canais, seguindo a tradição em planadores em que se voava 2 depois indo para 3 canais de comando.

https://youtu.be/zYQoHDNTl1c?list=PL_xkZx-K5MdLHITkmyzzybh6MT1-HD6w5
Fly baby fly...

Voltar para “Planadores e afins”