Leme no Stick do Aileron?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
faaa
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Out 19, 2013 12:23 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por faaa »

Olá, vou voar um planador 2 canais (leme + profundor). A dúvida é: vocês usam o LEME ligado ao canal do aileron,o stick do rádio do aileron (lado direito junto com profundor) ou do leme mesmo (lado esquerdo junto com acelerador)? Não é motoplanador.

Obrigado.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezado ! eu uso da 1ª forma, na realidade uso o controle no modo 4 e não no modo 2, tenho um Turnigy e é fácil fazer a mudança, se não tiver essa facilidade no seu rádio pode fazer no receptor mesmo . . . abraço.
Editado pela última vez por Jacimar em Ter Dez 29, 2015 9:13 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por Alvaro Sala »

Olá faaa,
Pode deixar o leme junto com o profundor no lugar do aileron. Isso é padrão para modelos sem aileron (mesmo que tenha motor).
Dessa forma, se você pedir para um colega pilotar ou ajudar na trimagem ele não vai estranhar os comandos. E você, da mesma maneira vai acostumar com os comandos padrão ao pilotar qualquer outro modelo.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
faaa
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Out 19, 2013 12:23 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por faaa »

Obrigado pelas respostas.




Fiz meu primeiro voo "desmotorizado" ontem, confesso que o aileron fez falta. Achei que o planador respondeu muito pouco aos comandos. Coloquei eles no máximo. Nao sei se tava voando muito em velocidade de stol, mas foi um voo bem ruinzinho. Rsrsrs

Meu planador: fling gpma1060 da GreatPlanes.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, eu vejo da seguinte forma, usar o leme no lugar do aileron, só faz a gente não acostumar a usar realmente o leme, pois quando tiver um modelo com leme e ailerons, não usará o leme por não estar acostumado com ele no lugar certo.
Já vi gente usando 3 canais e leme no lugar do aileron e quando colocou aileron, teve uma dificuldade enorme em aprender a usar o leme.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
faaa
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Out 19, 2013 12:23 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por faaa »

LaercioLMB escreveu:Olha, eu vejo da seguinte forma, usar o leme no lugar do aileron, só faz a gente não acostumar a usar realmente o leme, pois quando tiver um modelo com leme e ailerons, não usará o leme por não estar acostumado com ele no lugar certo.
Já vi gente usando 3 canais e leme no lugar do aileron e quando colocou aileron, teve uma dificuldade enorme em aprender a usar o leme.



Obrigado. Vc consegue comentar minha última mensagem amigo? Essa acima do seu comentário sobre os sticks.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por alexcmag »

Eu prefiro ter os comandos primários do modelo no stick direito, isto me permite no mínimo coçar a orelha enquanto estou voando sem derrubar nada. Voando leme e profundor com o leme na esquerda me tira esta possibilidade de usar uma mão só para voar por mais que alguns segundos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por rnjorge »

MInha opinião: Eu tenho um e NÃO gosto do voo do Fling.

Talvez o poliedro ou as superfícies de controle sejam subdimensionados, mas o acho pesado e difícil de controlar.
Experimentei a mesma asa numa fuselagem mais longa, com empenagem um pouco maior, de motoplanador e o resultado não foi muito melhor.
Qualquer dia desses tento desmontar a asa e aumentar o poliedro para ver como fica.
Outro detalhe que tem que prestar atenção é, se fez os controles como sugerido (pull-pull), se os cabos não estão frouxos.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por LaercioLMB »

faaa escreveu:Obrigado pelas respostas.




Fiz meu primeiro voo "desmotorizado" ontem, confesso que o aileron fez falta. Achei que o planador respondeu muito pouco aos comandos. Coloquei eles no máximo. Nao sei se tava voando muito em velocidade de stol, mas foi um voo bem ruinzinho. Rsrsrs

Meu planador: fling gpma1060 da GreatPlanes.


Leme não costuma fazer curvas muito fechadas e por ser planador, a curva com leme tende a ser um pouco maior devido a envergadura ser maior do que a de um aeromodelo convencional.
Velocidade baixa não seria o problema, pois em pousos, a velocidade de um aeromodelo costuma beirar o stol e o leme responde muito bem, melhor do que tentar corrigir usando ailerons e profundor.
Ângulo muito acentuado no leme acaba por atuar como freio ao invés de direcionar o modelo e por isso, a angulação de um leme não costuma ser maior que 20° para cada lado.
Falo isso com base em aeromodelos, pois planador não entendo muito e posso estar falando bobagem, mas sigo a lógica da física na aerodinâmica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Leme no Stick do Aileron?

Mensagem por rnjorge »

Falo isso com base em aeromodelos, pois planador não entendo muito e posso estar falando bobagem, mas sigo a lógica da física na aerodinâmica


É apenas um projeto aquém do ideal, mesmo.

P.S. Vendo Fling HLG
Ricardo Jorge
Responder