Construir Zagui planadora

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Construir Zagui planadora

Mensagem por Aerovilha »

Olá amigos aeromodelistas, sou o Daniel Müller, novo aqui no fórum, mas com 6 anos praticando o hobby com aeros elétricos treinadores, acrobáticos e jatinhos feitos de depron, mas estes são histórias para outros tópicos...

Resolvi tentar tirar os motores, estou iniciando com planadores, já fiz um com 1,80m de envergadura que funciona perfeitamente

Agora quero fazer uma zagui planadora, preciso de uma ajuda do pessoal que entende de zagui e de planadores:

As dúvidas:
1- Posso fazer a corda na raiz e na ponta da asa com as mesmas medidas? (no caso, 18cm de uma asa já cortada)

2- Enflechamento (é esse o nome?) de 14 cm para trás, já consigo uma estabilidade aceitável?

3- O perfil da asa que tenho é bem fino, não posso embutir a bateria e eletrônica na asa, vou sobrepor e colocar uma fuselagem arredondada, a dúvida é, por cima ou por baixo da asa?

Aceito sugestões, e desde já obrigado pelas dicas da galera

Abraço
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Dúvidas para construir Zagui planadora

Mensagem por hermesed »

Saudações!!!

Não sou nenhum expert em Zagi, mas aqui vão minhas sugestões:

1 - Com essa medidas você terá uma área de asa bem menor do que o normal para uma zagi. Pode ficar crítica por ter menor sustentação.

2 - Quanto maior o enflechamento, acredito que mais estável ela fica e mais fácil de deixar no CG. Li isto em artigos sobre zagi na net.

3 - Eu colocaria sempre por cima, pois como ela pousa de barriga, os estragos são menores. Já imaginou sua lipo, receptor, esc, etc raspando no chão no momento da aterrisagem? Mesmo com uma carenagem?

Se estiver errado, favor me corrijam!!!
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Re: Dúvidas para construir Zagui planadora

Mensagem por Aerovilha »

Obrigado pelas suas considerações

Para ajudar na sustentação vou botar uns ailerons maiores

Estou pensando em aproveitar a fuselagem da águia que eu já tinha feito
mas que não ficou lá aquelas coisas para voar, o que acham uma águia zagi ? kkk

Os dados técnicos são os seguintes:

Envergadura: 90 cm
Corda da asa: 18 cm
Ailerons: 4 cm
Peso estimado: 350 a 400g
[imagem][/imagem]
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvidas para construir Zagui planadora

Mensagem por LaercioLMB »

Ailerons tipo chapinha colada no bordo de fuga de uma asa, não gera sustentação, pois não faz parte do perfil. O máximo que ele poderá fazer é atuar como flaps se ficarem ambos um pouco inclinados para baixo, mas isso aumenta o arrasto.
Ailerons só ajudam na sustentação quando faz parte do perfil da asa que nesse caso, você teria que aumentar a corda da asa e fazer os ailerons embutidos na asa, como os aviões de verdade são, pois eu nunca vi um avião com uma chapa de alumínio presa com dobradiças no bordo de fuga de uma asa.
Por tanto, aileron tipo chapinha não gera sustentação, pois quer queiram ou não, não faz parte da corda de uma asa e não ajuda a asa a gerar sustentação a não ser se estiver um pouco inclinado para baixo atuando como flaps, o que como já disse, aumenta o arrasto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Re: Dúvidas para construir Zagui planadora

Mensagem por Aerovilha »

Obrigado pelas instruções,
vou levar isso em consideração,

A ideia é voar na encosta de um morro com vento, vou deixar a zagi o mais leve possível e com a aerodinâmica limpa
para diminuir o arrasto,

Na foto abaixo tem a asa que estou aproveitando, no caso as voltas das penas serão cortadas para deixar o aileron com
uma linha reta.

No centro vou fazer uma fuselagem acompanhando o perfil da asa para colocar a eletrônica

O que acham?

[imagem][/imagem]
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Re: Dúvidas para construir Zagui planadora

Mensagem por Aerovilha »

Só pra complementar, já que eu havia mencionado sobre o planador no primeiro post,
Aquela asa na foto anterior é deste planador aqui:

Voa bem, plana bastante, mas é devagar e precisa de vento constante,
ainda tem coisas para melhorar e diminuir o arasto...

Se alguém quiser contribuir com ideias, é bem vindo

[imagem][/imagem]
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Responder