Local do gancho de lançamento

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
marcelo-aero
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Ter Set 15, 2009 5:59 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Local do gancho de lançamento

Mensagem por marcelo-aero »

Ola amigos, quero lançar meu planador modellbau de 4m através de um guincho. Ele originalmente tem o dispositivo de gancho na ponta da fuselagem. Minha dúvida é, para realizar o lançamento através de guincho eu tenho de instalar um gancho na parte de baixo do planador ao invés de puxa-lo pela ponta?

Obrigado
Utilizando a ferramenta correta, até o maior dos rios pode ser represado.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Local do gancho de lançamento

Mensagem por Douglas Lenz »

Marcelo
Sem dúvida para lançamento por hi starter , seja de elástico ou guincho elétrico o gancho tem que ser na "barriga" do planador.
O dispositivo de gancho no nariz é só para reboque por avião.

Acredito que já tenhas estudado muito sobre este tipo de lançamento, mas tomo a liberdade de te alertar sobre algumas particularidades.

Antigamente só existiam, estas duas formas de se colocar planadores em voo, o hi starter (com borrachão ou motor no chão) já voei e competi muito com estas duas formas.

Tome cuidado com o local de fixação do gancho no planador, reforça bem o assoalho e cuida com a posição. O ideal é poucos milimetros atras do CG, dá uma estudada sobre a posição, vai determinar teu angulo de subida e consequentemente a força de arrasto que a asa sofrerá.

Se tiveres como, treina antes com um planador menor, (2m) antes de colocar o teu de 4m .

Vamos conversando.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Responder