ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Artur Júnior
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 1:55 am
Localização: Baixa Grande Bahia

ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por Artur Júnior »

olá pessoal tenho Rádio turnigy 9XR com modulo FRSKY DJT D8R II PLUS vir uns vídeos que se eu modifica seja fazer umas alterações no transmissor e rádio eu consigo receber informações de telemetria com firmware ER9X tenho os componente e sensores fazer as alterações tenho gravador AVR gostaria se por gentileza alguém enviar o firmware ER9X para FRSKY pois tentei baixa da link pagina quebrado segue as pagina
já instalei o eepe no meu pc preciso só do firmware ER9X frysky


http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/er9x-frsky.hex

http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/er ... y-noht.hex
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por Caiego »

Eu conheço um site que pode te ajudar, mas vai precisar de traduzir pelo Google porque é húngaro: http://www.rc.emiter.hu.
Também tem uma comunidade que é o Open Tx https://www.open-tx.org.
Espero que te auxilie.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Artur Júnior
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 1:55 am
Localização: Baixa Grande Bahia

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por Artur Júnior »

conseguir o firmware ER9x fiz a gravação processo tudo certinho mais estar dando erro na hora grava o rádio ate reinicia mais quando volta o firmware e mesmo que estar no meu rádio

=================================================================================
AVRDUDE Iniciado\n
C:/Program Files (x86)/eePe/avrdude.exe -c usbasp -p m128 -P com4 -U eeprom:r:C:/Users/MARCIO~1/AppData/Local/Temp/eebackup.hex:i
=================================================================================

avrdude.exe: warning: cannot set sck period. please check for usbasp firmware update.
avrdude.exe: error: programm enable: target doesn't answer. 1
avrdude.exe: initialization failed, rc=-1
Double check connections and try again, or use -F to override
this check.


avrdude.exe done. Thank you.


=================================================================================
AVRDUDE done - exit code 1
=================================================================================
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por brunobragantine »

Artur Júnior escreveu:conseguir o firmware ER9x fiz a gravação processo tudo certinho mais estar dando erro na hora grava o rádio ate reinicia mais quando volta o firmware e mesmo que estar no meu rádio

=================================================================================
AVRDUDE Iniciado\n
C:/Program Files (x86)/eePe/avrdude.exe -c usbasp -p m128 -P com4 -U eeprom:r:C:/Users/MARCIO~1/AppData/Local/Temp/eebackup.hex:i
=================================================================================

avrdude.exe: warning: cannot set sck period. please check for usbasp firmware update.
avrdude.exe: error: programm enable: target doesn't answer. 1
avrdude.exe: initialization failed, rc=-1
Double check connections and try again, or use -F to override
this check.


avrdude.exe done. Thank you.


=================================================================================
AVRDUDE done - exit code 1
=================================================================================


Bem como a mensagem de erro disse o SCK (serial Clock) não foi setado e ele pede para checar se tem update de firmware para o gravador, alguns gravadores tem um jumper( com solda) para alterar o Clock de uma checada pode ser isso.

Eu passei uma situação onde brickei um rádio e não conseguia gravar nenhum firmware, foi necessário usar um Arduino ligado no SCK gerando um clock na frequência do microcontrolador do rádio e mandar o firmware via USBasp pra voltar a funcionar
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Artur Júnior
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 1:55 am
Localização: Baixa Grande Bahia

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por Artur Júnior »

Brunobragantine obrigado vou verifica isso engraçado que quando pesso grava o firmware o rádio chega a resetar mais ele volta com mesmo firmware que estava antes
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por brunobragantine »

Artur Júnior escreveu:Brunobragantine obrigado vou verifica isso engraçado que quando pesso grava o firmware o rádio chega a resetar mais ele volta com mesmo firmware que estava antes


Artur se você olhar bem o log, o gravador nem é iniciado, o que acontece é que deve apagar a tela do rádio, ou carregar alguma barra de status referente ao processo de inicialização dele e posteriormente ele reporta o erro do SCK, na pratica o firmware não vai para o rádio

avrdude.exe: initialization failed, rc=-1
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Artur Júnior
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 1:55 am
Localização: Baixa Grande Bahia

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por Artur Júnior »

Artur se você olhar bem o log, o gravador nem é iniciado, o que acontece é que deve apagar a tela do rádio, ou carregar alguma barra de status referente ao processo de inicialização dele e posteriormente ele reporta o erro do SCK, na pratica o firmware não vai para o rádio

avrdude.exe: initialization failed, rc=-1
BrunoBragantine então que devo fazer
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por brunobragantine »

tenta checar algumas coisas:

Conferir se o USBasp esta setado para 5v (caso o modelo tenha opçao de mudança 3.3v e 5v)
Driver do USBasp ( as vezes era necessário um tal de Zadig)
atualizar o firmware do USBasp
se tiver acesso a um arduino tentar gravar com ele, tem um código pronto na propicia IDE que transforma o Arduino em um gravador
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Artur Júnior
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 1:55 am
Localização: Baixa Grande Bahia

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por Artur Júnior »

Brunobragantine legal vou ver infelismente não tenho arduino ainda meu USBasp tem as duas opções 5v e 3.3v jumper estar em 5v usei esse tal zadig atualizar drive agora vou ver essa questão do arduino você falou
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: ajuda sobre firmware ER9X no turnigy 9xr

Mensagem por brunobragantine »

Artur Júnior escreveu:Brunobragantine legal vou ver infelismente não tenho arduino ainda meu USBasp tem as duas opções 5v e 3.3v jumper estar em 5v usei esse tal zadig atualizar drive agora vou ver essa questão do arduino você falou


Artur o Arduíno de seria o último recurso, tenta jogar o erro no Google ele é bem comum, em fóruns de eletrônica gringo aparece de monte, tenta ver se acha alguma solução antes de gastar com um arduíno, quase certeza que é alguma coisa simples que não tá deixando ele gravar
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Responder