Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Rudolf
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Mensagem por Rudolf »

[quote:4e6b7d4efe="MARCOS QUITO"]
Com isto quero dizer : Se vc colocar winglet no seu modelo de 1 metro, está colocando estética e um belo freio, nada mais. Se achar que o freio paga a estética, vá em frente.
[/quote:4e6b7d4efe]
Valeu pela resposta. Vou deixar como está :)
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Minha contribuição.

Modalidades FAI.

F3B - regulamentada desde 1979, portando, anterior a F3J.
No F3J o lançamento é mantowing, ou seja, o planador é puxado via polia simples por dois homens. A distância da polia entre a base é de 150m. Pouso simples de precisão em alvo graduado com tempo máximo de 10min e 15min(flyoff)

No F3B é feito por um guincho homolagado de 1.1 KW com bateria de 12V automotiva, com polia a máximos 200m da base.

Ainda sim a prova F3B é composta por 3 etapas (tasks):

Task A - Duration.
Equivalente ao F3J, porém 7min e 10min (flyoff)

Task B - Distance
voo de 7min, porém tem o limite de 4min entre pylons a 150m um do outro. Quanto maior o número de voltas, maior pontuação. Ou seja, passou a primeira balisa o tempo de 4min começa.

Exige perícia técnica pois temperatura e pressão do ar alteram o rendimento do perfil, sem dizer a velocidade e posição do vento. Exige muito feeling e precisão pois ele tem que aproveitar os 4min ao máximo. Se ele cruzar a balisa em 4:01 perde a última volta. Se cruzar em 3:59 desperdiçou 1 segundo.

Task C - Speed
Após lançamento tem 1 minuto para iniciar a descida. Tem que fazer 4x150m (o mesmo pylon) em menos tempo possível. Geralmente esse tempo é feito abaixo dos 15 segundos e a descida costuma ser a 180kph, e na última volta algo como 100kph.
Exige muita observação do tempo pois se formar uma térmica próxima aos pylons compromete toda a descida.


F3B x F3J

Em conversa com alguns gringos eles brincam que para voar F3J you must have 2 balls. F3B you must have 4 balls. Dynamic Soaring? Well.. 8?
Essa é a piada, mas a coisa é séria.

Ambos modelos tem limitações quanto a área alar, carga alar, peso máximo de voo e raio mínimo do nariz da fuselagem (7.5mm).

V-tail "obrigatório" em F3B devido ao menor arrasto.

Mixagem básicas de performances iguais, porém variam o flighmode speed (camber positivo para velocidade).

F3J nasceu do B como sendo uma modalidade mais simples, portanto mais barata. O modelo exige um projeto com foco simples: permanecer o maior tempo possível no ar.

F3B é mult-task: tanto modelo com piloto precisam ser bons em 3 tarefas, contra uma do J. Isso o faz ser a verdadeira Formula 1 dos planadores.

São modelos facilmente o dobro do preço dos F3J. Beiram 100% carbono como estrutura pois o guincho usados no B são mais fortes que o man-towing e atuam em full-pedal, ou seja, sobem com potência máxima. Nestas condições um F3J "explodiria" facilmente.

Entre as tarefas pode-se alterar o lastro: mais ou menos peso. Porém pensem que o perfil continua o mesmo, ou seja: a mesma asa que deve ser bem flutuadora para segurar o Duration, deve ser rápida para o Speed e ter baixo momento inercial para o Distance.

Segue material:

F3B
http://www.youtube.com/watch?v=kduHwG2FoHY

Task A - Duration
http://www.youtube.com/watch?v=mf4j4JOlW_0

Task B - Distance
Não achei vídeo que demonstrasse a tarefa

Task C - Speed
http://www.youtube.com/watch?v=kduHwG2FoHY


É isso ai.
Marco Aurélio
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Mais FAI..

Como já postado no início do tópico e acima por mim foi explicado F3J.

Porém hoje (na verdade desde 2006) começaram as provas de F5J, ainda não homologado FAI. Mas já tem campeonato europeu, ou seja, está crescendo.

Bom, o que muda:

Saem o braço e perna pra guinchar, entram os brushless no nariz.
E usam um limitador de altitudade: a 200m corta o motor.

Os dimensões e afins do planador segue regras do F3J, bem como o tempo de voo e o alvo.

É dividido em duas categorias:

F5J - qualquer motor, ilimitado! Bateria limitada a 12V e quantas células quiser, desde que o peso dela não ultrapasse 425g, sendo que chicotes, cabos e plugs estão dentro deste peso.

F5J-400 - padrão motor tamanho equivalente ao 400, 3 polos, sem modificações. Baterias máximo 8 celulas de metal e duas células de Lixx (8.4v).

Minha opnião: vai crescer, mas não sei se vai bater os F3J.
É mais prático e barato, pois para F3J são: 1 piloto, 2 runners, 1 helper (que pode ou não lançar pra vc). Geralmente lança, pois dois rebocadores fazem força.
F5J não tem pré-carga, então o piloto consegue se virar 100% sozinho.

Mas.. deixa de ser planador para virar motoplanador. Isso tira o charme para uns, mas abre portas para outros. Enfim.. futuro dirá.

Segue vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ETPvUAYpQfA

Como não tem o stress do guincho (esforço estrutural, Gs, e afins) abriu brecha para modelos mais simples voarem como o Pulsar por exemplo.
Marco Aurélio
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Bárbaro Lambreta, valeu, nada como conversar com quem entende !


................

PROJETO :

Quero compartilhar projetos para iniciantes e não tão iniciantes.

Aqui segue um DLG feito em Depron - que nada impede uma conversão para isopor, ou qualquer outro material :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=125077
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

PROJETO em DEPRON :

Encontrei este belo projeto do BetodeBem, lá de SC, todo em Depron e balsa :
Um bom modelo de planador termal.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=39795

Só leme e profundor poliedral, 1,40 , com proporções do spirit.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Pessoal,

Só para servir de exemplo do que é um bom planador, com a natureza a favor...

http://youtu.be/F97Qg71c5Is

F3J é o rei dos ares.

Vi pessoalmente aqui em Itu, no Intergliders de 2.005 o Joe Wurts (inventor do DS) fazer isto na nossa frente, ficamos de queixo caido.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

A PAREM DE ME FAZER VER ESSE VÍDEO!
Isso é triste. hehehehehehehehehe
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

Realmente fazer um voo desses com um F3J é surpreendente.
Não consigo ver esse vídeo e pensar o quanto melhor voaria sem todo o peso "extra" que ele leva para resistir um lançamento absurdo por um guincho feroz láaaaa pra cima... mas é a regra da categoria fazer oq?
Rafael Dias
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Mensagem por Rafael Dias »

Estou construindo meu primeiro planador ,e comprei um mini motor na hobby king.. para aproveitar queria comprar um receptor para meu Spektrum Dx6i,e encontrei esse:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11972__OrangeRx_R410_Spektrum_DSM2_Compatible_4Ch_2_4Ghz_Receiver_.html

A minha dúvida é que por ser um planador,irei procurar voar bem alto,e como este receptor está muito barato,estou com uma baita desconfiança de ter problema com sinal,ou se ir muito longe ou alto tiver problemas na transmição ou perder o sinal..
Meu tucano entrou com o nariz no chão semana passada por problema nos nervo e ainda estou me recuperando,então se eu perder esse vou ficar é com trauma haha
Alguém sabe algo sobre esse receptor?Posso comprar sem problema,que não vou ter uma surpresa desagradável se começar a seguir os urubus?

Ainda não comecei a construção,é um projeto novo,mas a idéia inicial é 1,60m de envergadura e de isopor,o mais leve possível,com circuitos simples,3 canais e um mini motor que é para dar uma força na subida.

http://imageshack.us/photo/my-images/845/dsc00667t.jpg/
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Rafael, melhor mandar sua pergunta na área de eletrônicos e rádios.
...............

Pessoal, para quem está desenvolvendo novas colinas, este vídeo é de dar raiva :

O cara teve a sorte de um vento de frente para 2 pavilhões de hangar.
Com um dlg ele pegava o lift dos hangares.

http://www.youtube.com/watch?v=u-sK3wbIxK4

Vai a dica... qualquer galpão pode servir. (lembre-se de ter área aberta na frente pelo menos - atrás também é desejável). O vento deve encontrar um canal favorável para sua entrada (e saída), senão ele chega turbulento e não produz lift.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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