Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re:

Mensagem por FernandoArt »

motta escreveu:[quote:3c2fd63053="Ericfly"]Motta, me passa o nome do fabricante e o codigo desta cola q eu procuro por aqui, o frete vai ser mais barato.
Abs

Eric[/quote:3c2fd63053]

ok , já mandei por privado só não sei se o fabricante ainda esta fabricando este tipo de cola,eu teria que ter mandado a que tenho aqui para ele verificar que componentes usava para fabricar uma similar, derrepente eu mando para ti se acharmos ele e entregas para ele tentar copiar esta mono componente já que a dele é bi.

abraços motta



Acho que ele se refere a esta aqui... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... isopor-_JM
:P :P :P :P :P :P :P :P
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por Rensanches »

Utilizo cola branca PVA - embalagem/rótulo azul. (não escolar q que é rótulo vermelho) não descola, a cola gruda tanto no isopor como na vareta, além disso a cola é flexível. (não quebra).
Renato Sanches
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re:

Mensagem por LaercioLMB »

Ferrarinha escreveu:Eryc , sempre usei cola de isopor . Faço os sulcos no isopor , passo um pouco da cola de isopor dentro e em seguida afundo a vareta de fibra de vidro .
É preciso esperar segurando por uns 3 minutos , e para voar recomendo esperar 24H.
O resultado é muito bom , e dura a vida toda , recentemente fui arrancar as varetas de uma asa velha , estava impossível reaproveitar algo rsr .



Idem, apoio 100% o uso de cola de isopor para as varetas de fibra de vidro na asa.
Aliás, eu uso a cola de isopor em tudo no aeromodelo, inclusive para colar a parede de fogo de madeira na fuselagem.
Cola de isopor não é exclusiva para isopor, é uma cola de contato que não ataca o isopor e de custo bem baixo.
Mas se atente em um detalhe, cola de isopor é cola de contato, não é cola instantânea e por tanto, com exceção das varetas como longarinas, temos que aplicar pouca cola em ambas as partes e serem coladas, nunca em uma parte só, esperar uns 5 min. no máximo e unir as partes, pois se colocar a cola e já unir as partes, poderá levar até 72 h para que a cola seque bem.
Outro detalhe, se colocar cola demais, irão levantar bolhas de ar já que o diluente da cola de isopor é álcool e ele tende a evaporar, só que a cola cria uma camada rapidamente na superfície, impedindo do álcool evaporar se a quantidade de cola for grande e irão surgir bolhas na cola que realmente são um saco de serem retiradas depois.


Outro detalhe muito importante, quanto mais rápido a cola seca, menos eficaz ela se tornará.
Motivo?
Simples; a maioria não sabe que o trabalho da cola não é juntar os materiais e mantê-los unidos e sim criar uma ancoragem entre esses materiais.
Como assim?
A maioria dos materiais não vemos, mas são porosos e a cola tem que penetrar nesses poros para criar a ancoragem necessária para que ao secar, fique agarrada em ambas as partes e se a secagem da cola for muito rápida, ela não terá tempo de penetrar bem em todos os poros da peça e criar uma boa ancoragem entre elas.
Um exemplo?
Pegue duas tábuas e encoste uma na outra e coloque um prego transpassando elas. Esse prego irá criar uma ancoragem entre as tábuas, dificultado que elas se separem.
Se você colocar dois pregos, irá dificultar ainda mais separar as tábuas.
Se encher de pregos, será quase impossível separar as tábuas e o mesmo vale para a cola entre as tábuas, quanto mais rápido ela secar, menos tempo terá se penetrar nos poros da madeira e com isso, seria como diminuir cada vez mais a quantidade de pregos que irão formar a ancoragem entre elas.
Quando uma cola começa a secar, cria uma película na superfície e essa película impede da cola continuar aderindo (penetrando) nos poros da peça e com isso, diminuindo cada vez mais a qualidade de união entre as peças.
Mas por que então fazem colas de secagem rápida?
Por que o povo está ficando cada vez mais preguiçoso de esperar a cola secar e não está se importando com a qualidade da união entre as peças e as fábricas irão vender mais cola já que é sabido que a união das peças não irá durar muito e logo terá que ser colado de novo e com isso, vendendo mais cola.


PS: Você viu a data que esse tópico foi criado? Tem gente que fez parte desse tópico que nem existe mais no mundo, já partiu a um bom tempo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por henrique_sc »

costumava usar cola de madeira mesmo. laercio quem foi voar livremente pelos ares?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por LaercioLMB »

henrique_sc escreveu:costumava usar cola de madeira mesmo. laercio quem foi voar livremente pelos ares?


Sei lá.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! alguém já usou esse produto ? costumo usar cola epóxi para reforçar isopor formando uma "casquinha" , será que tem alguma aplicação para nós ? gostei do preço ! ! ! abraço.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... l-1-kg-_JM
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por JeanCS »

Sim, essa é a resina Epóxi, usada para muita coisa. Tem muitos tipos de resina, em relação à dureza, resistência, tempo de secagem e tal. Essa está bem barata mesmo. Uso uma que é bem rígida, que custa uns 100,00 o kg. Neste tópico há um modelo, onde a resina epóxi foi largamente usada com Isopor e tecido de fibra : viewtopic.php?f=1&t=183254
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! JeanCs, acompanhei a sua construção e fiquei impressionado ! gosto muito do estilo desses aeros . . . vou experimentar esse produto, obrigado . . .
Responder