Planadores RES junto com F3J

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Erik o preço que eu postei é um guincho para competir. Em geral ele tem:
Motor de arrranque de camionete (tipo F-250) novo (parece que a regra limita estes motores um pouco) , sai mais de R$ 500,00
Carretel em inox usinado
Trava para que ele não desenrole a linha durante o reboque mas que possa ser destravado depois para esticar a linha
Três rolamentos bitelos
Caixa em inox
Specs ( acho que são un6 contando os da rodana)
Roldana usinada, com rolamento duplo numa estaca de inox de 50cm (só ela pesa mais de 1,5kg)
Chave dupla liga desliga para corrente elevada ( se uma fundir a outra solta)
Bateria de caminhão ou duas de carro

Além disso ainda tem todo o trabalho de se fazer e usinar.

Calora que dá pra fazer um guincho mais ou menos mas o lançamento vai seguir esta qualidade. Pra campeonato não dá, e pra brincar prefiro um HS pela simplicidade.
Avatar do usuário
Gauchinho
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 1:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gauchinho »

[quote:c0bdaffecd="Alexandre Cruz"]
Motor de arrranque de camionete (tipo F-250) novo (parece que a regra limita estes motores um pouco) , sai mais de R$ 500,00

Bateria de caminhão ou duas de carro

[/quote:c0bdaffecd]

Na verdade os motores de arranque são tirados de desmanche mesmo. O guincho elétrico é usado no F3B. Como não temos gente suficiente, usamos no F3J, e não há nenhum tipo de limitação quanto a força, modelo e cor. Fica a rigor de cada gosto e sua respectiva longarina.

É usada apenas uma bateria (seja de carro, caminhão ou de trem). Uma bateria de 50Ah bem carregada dura um campeonato inteiro sem problemas. Geralmente as que miam durante o campeonato não foram bem carregadas, ou são de um guincho que ´´voou´´ todas rodadas.

É um investimento caro, sem dúvidas, mas não chega a 3000k. Nem a metade disso. E em sites na net vc acha projetos bem simples e funcionais que barateiam a brincadeira.
Markinho - Gauchinho
Avatar do usuário
Gauchinho
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 1:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gauchinho »

Como esperava, a repercussão não foi das melhores quando disse em modificar o Minitérmicos. Como disse, não participo e, portanto, fica dificil querer opinar. Minha visão era a de alinhar as categorias de certa forma, sem criar mais uma.

De fato, é uma categoria de entrada que faz muito sucesso pelo que já foi citado: modelos simples, fáceis de construir, caseiros e talz.. Quanto imaginei a modificação, não imaginei ninguém comprando modelo moldado, cheio de coisa. Imaginei um cara construíndo um Minitérmico e, olhando pra planta, decidindo colocar mais meio metro de asa no seu projeto pra ver como é que fica. Não deixar a categoria mais cara ou mais complexa. Simplismente MAIOR (ao pé da letra). Dessa forma, um Minitérmico Grande vira um RES, não concorda?

Quanto à parte de igualdade de competir com modelos tão diferentes, é óbvio que existe, e ningúém negou isso. O que o Gustavo salientou bastante é que o RES vai ter uma p**a ajuda de F3J por usar os guinchos já disponíveis, e que os modelos que o pessual já tem PODEM ser usados na nova competição. PODEM.

Como o Marlon mesmo citou, ele voou 1 ano em provas de F3J com um TAUARI pesando 3.2kg. Se divertia e ganhava umas rodadas, mas com certeza estava fora de um patamar competitivo. Eu mesmo, quando comecei no F3J, entrei sem querer: liguei o rádio, derrubei um cara e comprei os restos mortais de um Eraser 2000. Voei 2 anos com um planador todo remendado e pintado, de 3,10m disputando com Sharons de 3.70. Me diverti.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Tá claro pra todos que pra voar na F3J a coisa é complicada e cara alem dos modelos serem ultrafortes para serem catapultados lá pra cima....

Sobre os STD estamos abrindo as portas lá com o pessoal da argentina e vendo as possibilidades por aqui nos contatos que temos:

- Estamos em duas frentes a respeito das asas, orçando corte a laser por aqui e vendo a possiilidade de trazer kits das duas versões de projetos do BD reduzidos à 2,6m (o short kit sai 60 pesos, ou seja 35 reais)

- Para as fuselagens estamos orçando importação de dois tipos de Pods (um sai 40 dolares) & booms bem como gostariamos de ver com o Harpia orçamento pra criação de fuselagens e Pods de fibra de vidro pra nós.

Quem quiser entrar nessa categoria agora é a hora, mais gente significa mais potencial, mais modelos pra treinarmos juntos etc.
Avatar do usuário
panapira
membro
Mensagens: 594
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 3:54 pm

Mensagem por panapira »

pessoal vou contar um fato que ocorreu comigo a um tempo...

sempre voei planadores e sempre eram made in home... meu divertia muito...
depois de um tempo decidi investir em algo mais e comprei um modelo a explosão, cada voo era tenso, mesmo o modelo sendo de baixo custo, na epoca para mim tinha um custo elevado, no final da história voltei aos planadores por sempre me divertir e não ter dor de cabeça...
sei que isso tem muito a ver com a questão, mas eu penso que voar um modelo desses para a maioria não deve ser um voo muito calmo.. pelo seu valor e equipamentos .... e é nesse ponto que eu vejo a vantagens dos modelos mais simples, mesmo perdendo eficiência a diversão é garantida...

abraços Gustavo
Avatar do usuário
Mario S. de Lucca
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 10:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mario S. de Lucca »

Pessoal....

Eu como um dos mentores e grande batalhador para se agregar pessoas nas categoria de F3J e HLG.... só posso ficar abismado com tanta discussão sobre o assunto que me parece tão simples.... voar com e como amigos!!! , compartilhar conhecimentos....

A coisa é bem simples..... emprestar meu guincho para um companheiro que não tem..... possibilitar um companheiro que tem um modelo de 2 ou 3 canais participar também das competições tirando o maior proveito daquele equipamento..... dar oportunidade para quem não tenha visto uma prova de F3J e HLG de voar praticamente junto e se possivel num futuro estar voando "realmente" junto.

Acho que todos tem razão nas suas esplanações e comentários.... mas vcs já estão discutindo mesmo antes de começar!!!! todo mundo gosta de regras.... mas quando elas existem todos metem o pau.....

Por favor peço que vcs reflitam e olhem a simplicidade da coisa.......voar e agregar....Minha lição de casa já estou fazendo.... meu Swing para o HLG standard já esta pronto..... meu guincho de F3J já esta preparado como sempre para emprestar, perguntem ao Gustavo , Massara, Richard, Lin, Alex e outros amigos que já o usaram e usam com maior prazer..., meu F3J para emprestar já esta pronto... uma pena o Felipelli não ter aceitado meu convite mas o Richard já testou e até deu balão na namorada para voar um pouco mais..... e que for vencedor na categoria standad terá o direito de na próxima prova voar o F3J com meu modelo (SUPRA de pau "duro"). Já estou em fase final do projeto do meu RES alternativo para também participar desta competição que vai ser show....

É isso ai boa sorte a todos e espero que nas proxima competições de F3J e HLG já possamos ter os RES e os HLG standad voando...

Como não sou de escrever em foruns senti a necessidade de dar minha opinião já que estou num momento muito complicado e não devo encontra-los com a frequencia que vinha acontecendo....

Boa Sorte a todos...... inté

Marião
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Marião, estamos fazendo nossa lição também =], vendo os preços aqui e acolá, talvez importando shortkits da Argentina pelo fato da balsa ser de excelente qualidade a preço convidativo. fuses já temos 2 opções também, o shortkit do modelo não deverá sair mais que 200 Reais.

vamos progredindo aos poucos, é o que dá pra fazer.
Avatar do usuário
Mario S. de Lucca
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 10:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mario S. de Lucca »

Edu devo optar pela fuse do Hi Aspect mesmo e asa construida tipo buble dancer com 2,7 a 3,0m.... com relação as balsas estou muuuito interesado em chapas de 1,0mm para o plus+... caso vcs tragam alguma coisa gostaria comprar tb.

Com relação aos HLG standard... além do Swing tô namorando um kit de Gambler.....

Chequei só hoje a caixa dos modelos.... tá chuchu beleza.... dá para viajar numa boa... vamos torcer para dar tudo certo.

Vamos lá.... valeu...

Marião
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Sobre a fuse, estamos namorando essa ( pra ver em hires, clique na foto e depois em "full size":
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2846146230088714095sQTtuA][img:abb7e43b15]http://inlinethumb40.webshots.com/41575/2846146230088714095S600x600Q85.jpg[/img:abb7e43b15][/URL]

[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2623412670088714095qneTdc][img:abb7e43b15]http://inlinethumb57.webshots.com/25656/2623412670088714095S600x600Q85.jpg[/img:abb7e43b15][/URL]
o modelo da asa é o BD reduzido pra 2,59m:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2862473280088714095lRtLvp][img:abb7e43b15]http://inlinethumb32.webshots.com/19679/2862473280088714095S600x600Q85.jpg[/img:abb7e43b15][/URL]
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:0b2b8683b0="Mario S. de Lucca"]Chequei só hoje a caixa dos modelos.... tá chuchu beleza.... dá para viajar numa boa...[/quote:0b2b8683b0]
Mariao,

Por favor guarde as espumas cinzas que estao lá... sao minhas e eu preciso delas pra montar as asas na minha caixa!
Responder