winch (guincho para F3J)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Athayde
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Out 10, 2006 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

winch (guincho para F3J)

Mensagem por Athayde »

E ai pessoal.
Bom agora estou voando um PIKE SUPERIOR e pretendo voar thermal, pois ate entao estou voando em encosta com ele...

Estou querendo montar um winch para lançar meu planador, mas ai começam os "cagaços"!
Como devo escolher o motor? potencia? torque? qual é o mais indicado? Ja vi que tem gente que usa motor de arranque de silverado, mas tem que fazer alguma adaptação?
Ou so ligar direto no carretel?
O foot swith (pedal) so liga o motor ou controla velocidade tbm?

Qual linha devo usar? e qual comprimento?

abraços
Marcão do Bucker
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Mai 29, 2008 12:17 am
Localização: Piracicaba- SP

Mensagem por Marcão do Bucker »

oi Athaide
é meu o guincho com motor de silverado. vou comentar rapidamente, q to saindo.
é o primeiro q fiz, nao sou planadorista, apesar de 30 anos de rc. vi fotos numa revista e fiquei pensando em como fazer.
opinião minha: nao importa a potencia e sim a rotaçao, porque pela rotaçao vc determina a velocidade com q quer puxar o planador. explico: o motor livre gira a 3000rpm. calculei o diametro do carretel pro fio ser puxado a 45 km/h. nao achei esse valor, imaginei que seria uma boa pedida. tá dando certo. vamos a questão. quanto maior a potencia do motor, mais facil de segurar o giro, sem "miar". se o motor for fraco pro peso do planador, ele vai reduzir a rpm. se for potente, ele vai segurar. como vc calculou pra 45km/h, ele nao vai passar disso.
eu uso um naylon .90mm, pra 36kg. 200m. usei um de .50, 12kg mas arrebentava. acredito que era por causa do pino que continha a polia lá na frente. usava passador de vara de pescar, mas acho que esquentava muito e acabava quebrando. pus um rolamento e troquei o fio. nao quebrou mais. mas ficou mais pesado.
com 200 m, 100m do guinco até a polia e mais 100 dela até o guincho, estimo que consigo subir uns 70m. poderia aumentar o comprimento do fio, mas tem o peso. a ser testado ou achar uma literatura.
se tiver um motor q ligue diretamente no carretel melhor. eu tive q desmontar o bendix, aproveitar o eixo e fazer uma peça fundida com rolamento pro eixo nao ficar jogando.
pode ser qualquer motor. mas eu tinha esse(nao procurei, me foi dado), acabei fazendo. o legal é q ele tivesse um eixo pronto pra colocar o carretel.
pra ligar o motor eu uso rele de partida de carro. vc consegue por um botao a distancia pra acionar. tudo ou nada, liga e desliga. nao senti falta de acelerador, mas voei pouco. o modelo q usei é antigo e tem um botao diretamente no rele, mas tem como colocar comando a distancia.
Fiquei de colocar umas fotos e desenhos, mas preciso de ajuda pro pc. mexo com rc e nao pc.
to saindo, mas vamos manter contato.
Marcão do Bucker
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Oi Athayde.
A muitos anos construi 3 guinchos para voarmos F3B em Cumbica.
Como motor usei motor de arranque 12 V de fusca.(Era o mais facil e mais barato na época). A caixa era de madeira assim como o carretel.
Mas eles acabaram cedendo logo apos alguns lancamentos.
Na época o Kenneth resolveu faer as caixas de metal (inox) e o carretel de aluminio maciço torneado. Nunca mais deu problema/\.
Na polia eu acoplei uma catraca de bicicleta que impedia o carretel de soltar a linha recolhida mas que acionando uma alavanca liberava a linha.
Nunca precisamos de acelerador e seria impraticavel ja que o motor é muito guloso em termos de amperagem.
Voce não solta o planador acionando direto o guincho, mas sim em pulsos para manter a linha tensionada. Sendo a linha de nylon ela é elastica.
eu usava linha de 1 mm.
A polia distante era feita com o cubo central de roda dianteira de bicicleta.
A engrenagem movel acoplada ao bendix era retirada e um microswitch pesado acionava o bendix atraves de um pedal.
A caixa que sgura o motor de arranque tambem aloja a bateria e o peso total ajuda a lancar o planador no ar e nao o guincho hehehe.
Avatar do usuário
Gauchinho
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 1:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gauchinho »

Bom, sobre os guinchos, posso falar que o Keneth é um que entende do assunto, hehe.
Atualmente em F3J usamos motor de arranque de f1000, com redução e catraca (não de bicicleta) para travamento. Os mancais do motor e da bobina da linha são feitos de inox assim como toda a base do guincho, que é estaqueada no solo com 4 estacas de 1cm de diâmetro. Na roldana, são 3 estacas.
As linhas utilizadas em competição (e nos treinos também) ficam a critério do piloto (e do peso do seu pé, hehe), mas fica sempre entre 1.2 e 1.4mm, sendo a última usada apenas em condições de muito vento ou de pé muito pesado, pois a linha é muito pouco fexível, e conforme o tempo se torna cada vez mais rígida (a linha vai secando).
O ``acelerador`` é tudo-ou-nada. Como dito, a dosagem é on-off. A bateria de carro de no mínimo 40Ah fica separada, e é ligada ao guincho por cabos de força de 10mm com conector de bateria de barco (mais fácil).

Procure na internet alguns exemplos e até projetos completos. Os que utilizamos são bons mas muito pesados. Os mais modernos são menores e leves.

PS: só pra lembrar que pra procurar na net, os guinchos elétricos são usados na categoria F3B. F3J é guincho manual (apesar de usarmos elétrico aqui no Brasil).

Pesquise na internet alguns
Markinho - Gauchinho
Avatar do usuário
Athayde
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Out 10, 2006 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Guinco

Mensagem por Athayde »

Pessoal tenho pesquisado na internet sobre o assunto e continuo na duvida.

Achei DIVERSOS modelos de guincho mas nada muito detalhado sobre a construção do seu proprio, achei muita coisa de kits e tal, exemplo :

Então vamos tentar fazer um topico bem rico aqui para que eu e outros interessados possam fazer seu proprio guincho.

Seguem fotos de um guincho que achei o KIT, e que as fotos estão bem detalhadas.

[img:9942f8ed53]http://www.superskeg.com/wn2%20contents1-575X394.jpg[/img:9942f8ed53]
[img:9942f8ed53]http://www.superskeg.com/Injoy-adapter-kit-Montage.jpg[/img:9942f8ed53]
[img:9942f8ed53]http://www.superskeg.com/D2X_7779.jpg[/img:9942f8ed53]
[img:9942f8ed53]http://www.superskeg.com/D2X_7781.jpg[/img:9942f8ed53]
[img:9942f8ed53]http://www.superskeg.com/D2X_7785.jpg[/img:9942f8ed53]



Mais fotos e informações :
http://www.superskeg.com/
http://www.superskeg.com/wn-cart-freeman.html

Se alguem tiver como postar fotos ajudaria bastante.

Duvidas:

Qual motor devo usar? Fusca? Silverado?
Essa Redução e catraca como elas funcionam?
O motor nao é ligado diretamente ao carretel?
A parte eletrica qual vocês indicam?

Nas fotos que postei você pode ver que se usa uma correia V para freio
[img:9942f8ed53]http://www.superskeg.com/wn2-motor-mounting-1.jpg[/img:9942f8ed53]
assim como se pode ver nesse video:

[yt]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zWNVNfezCi4&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/zWNVNfezCi4&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/yt]

Pergunta: Como esse freio é acionado?

Para começo essas são as duvidas, depois vem mais como sempre. rss

Abraços
Avatar do usuário
Athayde
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Out 10, 2006 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Athayde »

acho que entendi!
o peso da haste onde passa a linha que puxa o modelo tem peso para freiar o tambor quando esse não esta sendo tracionado pelo motor.
blz menos um problema.
esses componentes eletricos que eles chamam de solenoide é o que nos chamos de automatico do motor de arranque?

agora preciso saber qual é o melhor motor para se usar e fazer logo meu guincho!

conto com a ajuda de vocês

abraços
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Athayde
Não conheço o motor de arranque da Silverado.
O do fusca foi o que usamos pois ele tem apoio do eixo antes do Bendix o que possibilita a sua retirada ja que não era utilizado.
Neste eixo eu coloquei a catraca que podia ser destravada. A catraca impede que a linha recolhida se solte durante o lançamento nos momentos em que o guincho não esta tracionando.
Na realidade o maior problema da construção do guincho esta no carretel. A pressão da linha contra as faces do carretel pode destruir o mesmo.
Dentro do Bendix do motor de arranque existe um solenoide que avança a engrenagem do arranque e ao mesmo tempo ativa a chave eletrica que energisa o arranque. O mecanismo de movimentação da engrenagem pode e deve ser retirado. Use apenas o acionamento da chave eletrica.
Avatar do usuário
Athayde
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Out 10, 2006 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Athayde »

[quote:72421f1da3="Peninha"]Athayde
Não conheço o motor de arranque da Silverado.
O do fusca foi o que usamos pois ele tem apoio do eixo antes do Bendix o que possibilita a sua retirada ja que não era utilizado.
Neste eixo eu coloquei a catraca que podia ser destravada. A catraca impede que a linha recolhida se solte durante o lançamento nos momentos em que o guincho não esta tracionando.
Na realidade o maior problema da construção do guincho esta no carretel. A pressão da linha contra as faces do carretel pode destruir o mesmo.
Dentro do Bendix do motor de arranque existe um solenoide que avança a engrenagem do arranque e ao mesmo tempo ativa a chave eletrica que energisa o arranque. O mecanismo de movimentação da engrenagem pode e deve ser retirado. Use apenas o acionamento da chave eletrica.[/quote:72421f1da3]

Ok vou tirar o bendix, isso eu ja tinha ate pensado, mas não entendi essa catraca ainda! você tem fotos para poder postar??Pois não ficou claro para mim!

abraço
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Athayde
A catraca que estou falando é aquela da roda traseira de bicicleta ( a coroa por onde passa a corrente) que permite pedalar e se parar de pedalar, a roda gira mas o pedal não.
Prenda a catraca no carretel (ou no eixo do motor de arranque)e um pino transversal na caixa de suporte do motor de modo a :
-Com o pino atravessando um dente da coroa da catraca, é possível recolher a linha (acionando o motor)no carretel mas não soltar.
-Puxando o pino e liberando a catraca é possível esticar a linha.
Avatar do usuário
Athayde
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Out 10, 2006 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Athayde »

Entendi!
Mas todos os guinchos usam esse tipo de mecanismo?
Não tinha visto nada do tipo ate você falar.
Responder