Quanto de vento e colina para voar Zagi?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Jaleco
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 26, 2008 11:26 am
Localização: Campinas/SP

Mensagem por Jaleco »

Pessoal, tudo certo?

Estou começando agorinha no esporte, comprei uma asa voadora Zagi de 1,2m a umas duas semanas e fim de semana passado fui "tentar" dar meus primeiros vôos. O primeiro problema que tive e ainda o que persiste é achar uma colina ou encosta com bons ventos. Eu não sei quanto vento preciso pra minha asa sair voando e nem mesmo qual o tipo de colina ideal, se alguem pudesse me dar umas dicas nesse sentido, fico muito grato!
Eu percebi que asas voadoras voam melhor em colinas com vento moderado/forte em lift, vocês acham que é possível voar com termal também?

Esse fim de semana chegando eu vou querer tentar mais uns arremessos, espero ter aprendido algo nas minhas leituras, então a pergunta fica: Qual vento preciso e qual o mínimo de colina/encosta é necessário para eu finalmente colocar a asa no ar!

Um abraço!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Cara, depende do peso da sua zagi. a primeira vez que fui pra pira tava com um lift fraco, que ficava no zero a zero, nem ganha nem perde. dai tinha que ficar caçando as termicas, como estava um dia ensolarado foi uma diversão ficar procurando as termicas pra voar legal

A zagi voa bem com lift de fraco-moderado a lift forte, e alem disso consegue pegar algumas termicas. a manha pra encosta é vc escolher um lugar que vc consiga descer pra recuperar o modelo, se o vento estiver fraco e não tiver certeza se é o suficiente, joga ela com bastante força e faz a volta trazendo ela, no máximo vai fazer um pequeno passeio ecológico.
Outra coisa, com vento fraco voa bem perto da beira da encosta, lambendo o morro que vc aproveita melhor o lift. se ver que está perdendo muita altitude, pousa ela em um lugar onde vc consegue pegar fácil pra lançar de novo. não deixa ela descer até onde judas bateu as botas tentando recuperar.

Uma coisa que ajuda muito a testar o vento é um bunge. uns 10m de tripa de mico (aquela que amaram no seu braço pra tirar sangue) e um gacho entre o bico da assa e o cg, mais pra perto do bico, vc fixa bem no chão estica ele umas 2 a 3x o tamanho e solta a asa, vc vai ter velocidade suficiente pra dar umas 2 ou 3 voltas e pra procurar lift ou termicas e ainda trazer na mão a danada. procura no youtube videos de bungee e de encosta de zagi pra vc ter uma ideia.
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Mensagem por CYBER RON »

[quote:aba18192b9="Jaleco"]
...O primeiro problema que tive e ainda o que persiste é achar uma colina ou encosta com bons ventos.

... Eu percebi que asas voadoras voam melhor em colinas com vento moderado/forte em lift, vocês acham que é possível voar com termal também?
[/quote:aba18192b9]

Zagi gosta de vento, como você mesmo já percebeu!!
Até é possível subir numa térmica, mas isso estaria mais pra exceção do que pra regra.
O negócio das Zagis é mesmo voar no lifit.

Quanto a achar uma colina ideal perto de onde mora, aí realmente só perguntando para alguém que conheça ou procurando e testando pessoalmente.

E quanto à altura da colina isso é muito relativo, claro que em um local mais alto a probabilidade de ter um bom lift é maior, mas isso não quer dizer que em locais mais baixos não dê pra voar bem.
Por exemplo, o local onde eu costumo voar nem é uma colina, tá mais pra uma ladeira, mas como fica perto da praia a força do vento compensa.

[quote:aba18192b9="Jaleco"]
Eu não sei quanto vento preciso pra minha asa sair voando e nem mesmo qual o tipo de colina ideal, se alguém pudesse me dar umas dicas nesse sentido, fico muito grato!
[/quote:aba18192b9]
Explicar (não cientificamente) de quanto vento precisa pra voar é meio complicado.
A grosso modo pode-se dizer que a quantidade de vento mínima necessária vai depender do peso da sua asa, quanto mais leve menos vento precisa.


Uma maneira "bem primitiva" de se checar a quantidade de vento é amarar uma fita de tecido (de uns 2cm de largura por 30cm de comprimento) na ponta da antena do rádio caso não tenha aquela bandeirola vermelha com o nº da frequência que normalmente vem com os rádios novos.

Se na colina tiver vento forte o bastante pra "esticar" a fita ou a bandeirola do rádio, já é o suficiente para se fazer alguns arremessos de teste, tendo como base uma asa de mais ou menos 500g.

No mais, o que realmente pode dificultar ou até mesmo impedir que sua asa voe direito é a localização do CG.
Uma zagi pode voar normalmente mesmo se estiver toda amassada de tanto levar pancada em quedas e pousos mau feitos, mas se o CG não estiver bem ajustado não voa de jeito nenhum.

Boa sorte e bons vôos!
.
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Complementando as dicas dos meus amigos, se tiver muito vento adicione chumbo no cg da asa para ela ter mais penetração.

Quanto aos locais de vôo, como vc mora em camppinas, acho que o melhor local com uma relação distancia / qualidade, seria Limeira. Tem um pessoal féra que voa lá e podem te dar uns toques> Felipão, Cadu, Faveta e CIA.

Se quiser pintar em pira, acho que estaremos lá neste sabado, e será um prazer ajudar um pouquinho. >>> http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46685

Abração
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Outra coisa que faz bastante diferença na capacidade de uma zagi voar com pouco lift é estar no CG correto. A maneira correta de encontrar o CG é, uma vez que ela esteja voando OK, vá colocando o CG pouco a pouco mais para trás, até que ela fique invoável. Quando isto acontecer, volte à posição imediatamente anterior.
Quanto mais para trás o CG, mais sensível o profundor, maior a velocidade dela, e mais ela sobe com pouco lift. Além disto, ela vai precisar de pouca picada de profundor para voar de dorso.

Abs

Eric
Responder