Planador Duo Discus - Escala 1:8

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Planador Duo Discus - Escala 1:8

Mensagem por harpia »

Olá.

Ontem estreamos um novo planador. Um Duo Discus escala de 250 cm de envergadura. Seguem os dados e um vídeo do modelo:

Planador Duo Discus
Envergadura: 250 cm
Comprimento: 117 cm
Peso: 1380 g
Área da asa: 43 dm2
Carga Alar: 32 g/dm2
Construção: Fuselagem de resina epoxi reforçada com fibra de vidro e asas de poliestireno chapeado com balsa.
Servos: 4 (Leme , Profundor e Ailerons)

De início eu achei que o planador voaria muito rápido, mas depois de lançado, percebi que o modelo voa suavemente. O pouso é um pouco crítico porque não possui spoilers, mas deu para pousar na grama sem danificar o planador.
A construção desse planador demandou muito tempo, principalmente nas asas que foram construídas com 4 trapézios cada. Cortar os trapézios na CNC de forma que se encaixem corretamente foi o mais complicado. Para vocês terem uma idéia, o winglet tem uma corda de 50 mm na ponta e 74 mm na raiz.

http://www.vimeo.com/1732028

[vm]1732028[/vm]
Edson
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Oi

Mensagem por a1a_terabyte »

Parabens pelo modelo, e se me permite, o link http://www.vimeo.com/1732028
foi onde acessei....

Tera
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Re: Oi

Mensagem por harpia »

[quote:ef5887219e="a1a_terabyte"]Parabens pelo modelo, e se me permite, o link http://www.vimeo.com/1732028
foi onde acessei....

Tera[/quote:ef5887219e]

Marcos,

Obrigado. Não sei se você percebeu, mas o desenho das asas do DD se parecem muito com as do DG 1000.
Edson
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Lindo! mais uma obra de arte.
como que é feita a baioneta da asa?
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:d6134ff04d="Eduardo Yamin"]Lindo! mais uma obra de arte.
como que é feita a baioneta da asa?[/quote:d6134ff04d]

Olá Edu.

A baioneta é de aço (corda de piano) de 6mm. As asas têm uma longarina de fibra de vidro/carbono em 2/3 da enverdadura.
Edson
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Re: Oi

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote="harpia"][quote="a1a_terabyte"]Parabens pelo modelo, e se me permite, o link http://www.vimeo.com/1732028
foi onde acessei....

Tera[/quote]

Marcos,

Obrigado. Não sei se você percebeu, mas o desenho das asas do DD se parecem muito com as do DG 1000.[/quote]

Percebi sim, e percebi que o vôo é bem tranqüilo, em relação ao pouso, um spoiler na raiz da asa (flap) com servos nano, ou micro, não seira legal??? Não iriam agregar tanto peso e facilitariam o pouso, por experiencia, os ailerons pra cima, não freiam tanto, na verdade a ação é mais por perda de eficiência da asa, e em colina sinto que é perigoso, com vento turbulento, e ter um pouso em estrela....

Mas no geral o que dizer, Bravo, bravíssimo....

Tera
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Coisa linda Harpia, parabéns pelo belo projeto! :D

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Re: Oi

Mensagem por harpia »

[quote:d7b9276462="a1a_terabyte"]

Percebi sim, e percebi que o vôo é bem tranqüilo, em relação ao pouso, um spoiler na raiz da asa (flap) com servos nano, ou micro, não seira legal??? Não iriam agregar tanto peso e facilitariam o pouso, por experiencia, os ailerons pra cima, não freiam tanto, na verdade a ação é mais por perda de eficiência da asa, e em colina sinto que é perigoso, com vento turbulento, e ter um pouso em estrela....

Mas no geral o que dizer, Bravo, bravíssimo....

Tera[/quote:d7b9276462]

Eu vou adicionar flaps no modelo que estou construindo agora para ver como se comporta no pouso.
O vôo é muito tranquilo, inclusive, meu colega que comprou o esse primeiro planador nunca havia voado um escala e ficou surpreso com a tranquilidade que o modelo passa para quem pilota, mas essa tranquilidade dura até você aproximar para pouso :D :D porque o modelo acelera com facilidade e de fato os flaps ajudariam bastante. Vamos aguardar,
Edson
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Fora o glider que é excepcional a música é tudo!

Parabéns por mais este feito harpia, pena que nã montas uma fábrica pequena, como alguns constrtutores alemães o fazem para vender em escala seus porjetos, teria uma pequena mas fiel clientela com certeza!

Abs

Norton
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:2c1cc604a5="NORTON"]Fora o glider que é excepcional a música é tudo!

Parabéns por mais este feito harpia, pena que nã montas uma fábrica pequena, como alguns constrtutores alemães o fazem para vender em escala seus porjetos, teria uma pequena mas fiel clientela com certeza!

Abs

Norton[/quote:2c1cc604a5]

Olá Norton.

Estamos em fase de criação de uma pequena empresa, é um sonho que está sendo realizado aos poucos, vamos cumprir as etapas até chegar no objetivo principal que com certeza será bom para todos nós.
Edson
Responder