Nova Contrução, ((MINI TOONS))

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
construsenador
membro
Mensagens: 680
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 8:32 pm
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Nova Contrução, ((MINI TOONS))

Mensagem por construsenador »

Galera, tô juntando material pra fazer o MINI TOON, ja pedi aos amigos das lojas de eletrôdomesticos q quando sair geladeira guardar o isopor pra mim!!

a eletrônica vô tentar simplificar, vô usar Ailerons e Profundor, pois só tenho 2 servos, bateria tbem vô usar a q tenho, 3s 600Mah, 3,6V, RX E TX E-sky 35Mhz!!

o q vc's dizem dessa aventura?? será se da pra fazer algumas manobras nele só com Ailerons e Profundor???

vai funcionar com isopor de geladeira??
...
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Se eu não me engano o minitoon só tem aileron e profundor mesmo, não usa leme por ser um planador acrobático, mas não tenho certeza, também tenho muita vontade de tentar construir um. Aí vai o link da construção:
http://eppconcept.free.fr/MiniToons_Notice_p1.php?position=0&path=album/ModeOpMiniToons

PS: Retificando, usa leme sim, mas acho que não vai fazer tanta falta assim, eu tenho vontade de tentar fazer sem aileron, só leme e profundor para facilitar, e colocar um pouco de diedro na asa, mas não sei se daria certo.
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Bacana!
Posta fotos da construção e depois um video do voo!

Abraços!
construsenador
membro
Mensagens: 680
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 8:32 pm
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Mensagem por construsenador »

queria saber dos experientes se a eletrônica q disse vai funcionar nesse aero???

TX e RX 4 canais 35Mhz (E-sky)
Servos HXT900 ( 2 )
Bateria NI-CD 3S 3,6V 600Mah

Nunca pilotei nada com Ailerons mais pela dificuldade apresentada pelo leme ja acredito q seja mais fácil de pilotar, estou querendo fazer ele com Aileron e Profundor, será se voa?? e aquele locar q voou com meu 2 metros vai servir pra voar ele??
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Mensagem por CYBER RON »

[quote:c17c426522="construsenador"]queria saber dos experientes se a eletrônica q disse vai funcionar nesse aero???

TX e RX 4 canais 35Mhz (E-sky)
Servos HXT900 ( 2 )
Bateria NI-CD 3S 3,6V 600Mah

Nunca pilotei nada com Ailerons mais pela dificuldade apresentada pelo leme já acredito q seja mais fácil de pilotar, estou querendo fazer ele com Aileron e Profundor, será se voa?? e aquele locar q voou com meu 2 metros vai servir pra voar ele??[/quote:c17c426522]

Que bateria é essa sua? NI-CD 3S 3,6V ???

O RX pode até funcionar com 3,6v mas acredito que a medida que a bateria for descarregando a tensão cairá rápidamente a um nível insuficiente para o funcionamento do RX e dos servos.
O normal das baterias de RX (exceto lipo) é 4,8v ou 6v, ou seja, 4 células de 1,2v é o padrão.
Se foi você mesmo quem montou esse pack com 3 células (pilhas recarregáveis) acrescente mais uma célula no pack.

Quanto ao resto da eletrônica tudo bem (apesar de que a frequência de 35Mhz não é usada para aeromodelismo no Brasil).

E com relação a voar com aileron ser mais fácil que com leme, acho que você está enganado, é justamente o contrário.
Modelos com diedro e comando de leme são bem mais dóceis que modelos com aileron e consequentemente sem diedro (ou com pouquíssimo diedro).

Mas talvez você se adapte melhor com os ailerons, aí já será uma questão pessoal.

Faça um modelo menor dessa vez, entre 1,20m a 1,50m, vai diminuir um pouco aquele problema de falta de rigidez da asa.
.
Avatar do usuário
Bian
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 5:08 am
Localização: Brasilia

Mensagem por Bian »

Já construí um minitoon e ele é muito bom pra voar. Voa bem sem o leme. E se a sua bateria veio junto com o receptor, pode usar tranquilamente, mas se não veio, siga a sugestão de acrescentar mais celulas. Ou você pode usar pilhas pequenas comuns mesmo pra começar. Elas dão boa autonomia haja visto que só vão alimentar dois servos e o receptor.
Avatar do usuário
hugolb
membro
Mensagens: 338
Registrado em: Qua Jan 09, 2008 9:00 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por hugolb »

Vi um video desse aero.. o cara fez muto leve e fazia manobra 3d.. como um shock flyer mesmo.... se fizer mais pesadinho com um pouco de diedro pode te ajudar voar com estabilidade e correndo um pouco mais para se acostumar com os acros!!!
construsenador
membro
Mensagens: 680
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 8:32 pm
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Mensagem por construsenador »

eu vô trocar essa bateria por uma de 4,8V, mais só tem ela com 300 Mah será se funciona?? ou vai dar pouco tempo de voou??? sei q ela da a metade do peso dessa q uso!! isso é melhor ou pior??
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Mensagem por CYBER RON »

[quote:e8284f12c6="construsenador"]eu vô trocar essa bateria por uma de 4,8V, mais só tem ela com 300 Mah será se funciona?? ou vai dar pouco tempo de voou??? sei q ela da a metade do peso dessa q uso!! isso é melhor ou pior??[/quote:e8284f12c6]

Para alimentar só o RX e 2 micro servos, 300Mah dá tranquilo, dá para voar um dia inteiro.

Quanto ao peso, "generalizando" quanto menos melhor, mas cada caso é um caso.
Por exemplo, modelos leves demais não voam bem com vento forte.

Mas no seu caso pode até ser bom, pois o peso que você economizar na bateria pode gastar no reforço da asa ou da fuselagem.
.
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

O MiniToons é um planador acrobático de colina.
Sem ailerons deixa de ser acrobático e sem leme reduzirá sensivelmente a gama de acrobacias realizáveis com ele, picipalmente o vôo de faca que é a razão desta fuselagem chata com formato de peixe.

Montando com qualquer uma destas configurações estará desperdiçando as melhores características do projeto.

Um abraço.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Responder