Vamos projetar ? Motoplanador Elétrico

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Vamos projetar ? Motoplanador Elétrico

Mensagem por Padero »

Olá pessoal, esmiucei o fórum de planadores e afins e... decidi projetar um motoplanador para construção. Tenho 9 anos de aeromodelismo, faço faculdade de engenharia mecânica e já projetei alguns aeromodelos. Entre eles o Biplaninho que está no forum de aviões. Mas para planador o prejeto deve ser mais hi-tec, pois a aerodinâmica é muito mais apurada para eles. Então peço ajuda dos feras da modalidade para eu concluir a construção, podem mandar em termos técnicos mesmo que alguma coisa eu entendo...

Vamos lá:

Dados iniciais:
Envergadura de 1,60m a 1,80m;
Alongamento de 9 a 12 ?
Comprimento: não sei estipular mas acredito que ficará na casa de 1,20m;
Cauda em V;
Ailerons;
Flaps ? Talvez para fazer a mixagem de crow para frear o bixo no pouso.
Rodas, pois a pista onde voo é de pó de brita;
Motor elétrico brushless com hélice folding no nariz;

OBS.: Sei que vcs não vão gostar mas de princípio gostaria de entelar ele com vinil, tenho um aqui que utilizei no meu biplaninho que gostei muito de trabalhar e não é tão pesado quanto os outros pois é branco...

Ufa!

Quase que esqueci... A construção vai ser em balsa, e gostaria de algo +/- escala, mas que seja de fácil construção. E se possivel for que faça alguma acrobacia leve... looping, rollzinho.. essas coisas... Enfim algo bacana bem feitinho e bem versátil.

Será que vamos conseguir ? Conto com a ajuda de vocês !

Amanhã posto um esboço dele...
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Re: Vamos projetar ? Motoplanador Elétrico

Mensagem por CYBER RON »

[quote:1a3ec5890a="Padero"]

...gostaria de algo +/- escala, mas que seja de fácil construção.

* Flaps ? Talvez para fazer a mixagem de crow para frear o bixo no pouso.

* Rodas, pois a pista onde voo é de pó de brita;
[/quote:1a3ec5890a]

Escala e de "fácil construção" vai ser meio dificil de conseguir, mas claro, isso vai depender da sua habilidade de construtor, o que para uns é dificil pode ser fácil para outros.

Eu já projetei e construi um motoplanador de 1,80m (o do link abaixo), mas era bem mais simples do que isso que você tem em mente.
Tinha apenas comandos de ailerons e profundor.

De qualquer forma dê uma olhada, e se eu puder ajudar é só perguntar!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=412441#412441


Por enquanto seguem algumas sugestões:

- Envergadura = 1,80m
- Comprimento = 90cm
- Corda = raiz 20cm / pontas 15cm
- Diedro = zero
- Perfil= RG15 (para acrobacias)
- Motor = Emax 2822 (se o modelo ficar com até 800g)
- Hélice = folding 9x5
- Bateria = Lipo 3s 1800mah 20C
- ESC = 25A ou mais de acordo com o motor, e que tenha função freio.
.
.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Cyber Ron

Por incrível que pareça era mais ou menos isso que eu tinha em mente. Estava também olhando o moto-planador AX mas achei ele um tanto quadrado, e ele tem empenagem convencional. Eu estou inclinado a utilizar o projeto do AX e alterá-lo ao meu gosto. Achei bem interesante este perfil que você sugeriu, fiz uns cálculos no JavaFoil e vou comparar com outros perfis que pesquisei...

Observei que o seu motoplanador é bem parecido com o AX... bom vamos amadurecendo...
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Estou conversando com o Fabricio que cortou o AX a laser. O perfil do AX é outro, HQ 3,0-10 – HQ 3,0-9, diferente desse que o Cyber indicou. Este perfil é legal para acrobacias basicas ?

As alterações seriam as seguintes:

1- Deixar a asa sem poliedro e adaptar os ailerons
2- Fazer uma cauda em V nova com as mesmas áreas de projeção
3- Instalar uma roda no ventre, uma pequena na cauda e dois esquis nas pontas de asa...

O que acham ?
Avatar do usuário
Carlos Weiss
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 11:12 am
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Carlos Weiss »

Padero,

Algumas de suas especificações no meu ponto de vista não combinam:

-Meio escala e de facil construção, muito dificil.

-Roda para pousar em pista, somente para planadores grandes em escala. pois decolar com helice funcionando não vai ser possivel. Avião pousa em pista. Planadores pequenos pousam na grama, no alvo, na mão, menos na pista. Desculpe ser franco.

Minha sugestão é um planador com perfil RG15 para ser rápido e acrobatico, e um motor potente com Helice retratil. Um Hotliner. Sem rodas

Ou um motoplanador (sem rodas) com motor suficiente para subir nas alturas algumas vezes para curtir as termicas. Aí pode ser o perfil HQ 3,0-10 – HQ 3,0-9. Tenho um planador que eu projetei com este perfil para ser melhor que Spirit da Geatplanes que eu tinha e vendi depois de construir o meu. Voa muito em termica. Já deu muito susto.

Construi tambem o planador da foto com 1,5m aileron e profundor (sem leme) perfil S4083 que voou bastante sem motor, mas o nosso clube foi limitando a area dos planadores até que colocar um motor foi a melhor solução.

Peso total com a bateria LIPO 2S 1500mA é de 620gr.
Motor TURNIGY 28-30-azj 14A 1100Kv
ESC 18 A.
Helice 9X6 Graupner ( não use de outra marca)

Com esta combinação dá para subir na estratosfera umas 6 vezes,(leva uns 40 seg.) e depois é só procurar as termicas. Dá para voar fácil uma hora de voo, é só passar o TX de mão em mão no campo. Voa muito bem na colina tb.

Boa sorte no seu projeto.
Anexos
1,5m.JPG
1,5m.JPG (21.24 KiB) Exibido 4118 vezes
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

[quote:294445794a="Carlos Weiss"]Padero,

Algumas de suas especificações no meu ponto de vista não combinam:

-Meio escala e de facil construção, muito dificil.

-Roda para pousar em pista, somente para planadores grandes em escala. pois decolar com helice funcionando não vai ser possivel. Avião pousa em pista. Planadores pequenos pousam na grama, no alvo, na mão, menos na pista. Desculpe ser franco.

Minha sugestão é um planador com perfil RG15 para ser rápido e acrobatico, e um motor potente com Helice retratil. Um Hotliner. Sem rodas

Ou um motoplanador (sem rodas) com motor suficiente para subir nas alturas algumas vezes para curtir as termicas. Aí pode ser o perfil HQ 3,0-10 – HQ 3,0-9. Tenho um planador que eu projetei com este perfil para ser melhor que Spirit da Geatplanes que eu tinha e vendi depois de construir o meu. Voa muito em termica. Já deu muito susto.

Construi tambem o planador da foto com 1,5m aileron e profundor (sem leme) perfil S4083 que voou bastante sem motor, mas o nosso clube foi limitando a area dos planadores até que colocar um motor foi a melhor solução.

Peso total com a bateria LIPO 2S 1500mA é de 620gr.
Motor TURNIGY 28-30-azj 14A 1100Kv
ESC 18 A.
Helice 9X6 Graupner ( não use de outra marca)

Com esta combinação dá para subir na estratosfera umas 6 vezes,(leva uns 40 seg.) e depois é só procurar as termicas. Dá para voar fácil uma hora de voo, é só passar o TX de mão em mão no campo. Voa muito bem na colina tb.

Boa sorte no seu projeto.[/quote:294445794a]

Bom Dia Carlos,

Acho que não fui claro em alguns pontos... a roda é soh para pouso mesmo... para não arranhar o fundo da fuselagem... pois a pista aqui é de pó de pedra e está no meio de um pasto um tanto quanto ondulado e tenho receio de pegar um morrinho artilheiro...

A princípio gostaria de um moto planador onde eu utilizaria sua propulsão apenas para ganhar altitude, procurar por térmicas, e se preciso for, para sair de alguma enrascada. Eu achei o AX do mestre Cebola, bem escalinha, ficaria mais escala se a entelagem fosse branca e asa sem poliedro. Acrobacias... hum, soh pra dar uma brincada mesmo, nada muito violento como os hotliners...
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Responder