air-break para jw

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Dario
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air-break para jw

Mensagem por Dario »

O butterfly é efetivo em asas tipo JW ?

Estou fazendo uma reforma em um antigo modelo. Uma Jw de madeira que um tio meu comprou e outro tio lenhou, rsrsr.
Ela originalmente tinha uma construção muito frágil, mas agora está forte, com cinco longarinas e pronta para rodar no rotor...
O problema é que ela vai voar lastreada e sua velocidade de estol vai ser bem alta.
Como ela não é de epp, é fato que vai sofrer quando tocar o solo.
Por já ter diminuído uns 25cm dos elevons, anulando sua ação na raiz e centrando dois MG hs125para evitar floaters ; Estou pensando em voltar a dar vida com 2 servos full a esta parte que deixei inativa, para fazer o butterfly.

Abraço
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Olá Dario,
Cê tem um monte de tio legal heim ?!?!?
........

Bom, este tem sido o tema central dos meus últimos 350 papos com o Eric...

É complicado...
A resposta para sua pergunta é : NÃO. :oops: sorry...

É dureza, este é o grande problema das planks, e o motivo por não se fazer planks grandes, de 2metros, etc... (existir existe, mas não muito veloz como vc está pretendendo).
É difícil fazer um freio para plank. Todos geram alguma tendência a picar ou cabrar, e tornam o controle difíl, muito difícil.

As opções :

1. O butterfly não funciona porque ela vai ficar sem controle, é muito súbito.

2. Parecido com o butterfly, é o crow, onde as superfícies vão subindo (e descendo) gradativamente, e não 90graus numa p. só.
O crow é o que é considerado mais "viável"... Mas também tem que ser bem programado e ensaiado lá em cima antes de fazer no pouso. Os "rates" devem ser bem feitos (os ailerons que sobem têm muito mais superfície do que o profundor que desce).

3. Os freios aerodinâmicos são tentativas - tanto os que só sobem quanto os que só descem - mas eles sempre geram uma tendência - ou de picar ou de cabrar.

4. Pára-quedas - é uma opção também. Mas ele é uma opção meio estúpida pois não tem retorno, não dá para desistir depois de acionado, tem que pousar !!

5. Leme bi-partido (o leme se abre num freio). É uma opção viável também.

A resposta completa está aqui :
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=757519

Em resumo, o que eles dizem, e o que eu já enfrentei, é que vc ajusta direitinho o crow, por exemplo, numa certa velocidade. Só que quando vc vem para pouso a velocidade é outra, e aí o "pitch" ou Momento que ele gera é outro, e aí toda a sua regulagem vai para o car.... - e dá-lhe dedo - vc sabe como é segurar o bicho no dedo e com aquela turbulência toda.

Todas as opções acima reduzem um pouco a velocidade, mas não é como o efeito do Butterfly de um F3J - que literalmente bréca o cara ! É bem menos, entende ?

No topo do conceito está o seguinte :
Nenhum deles é um freio baseado em "flap", que reduz a velocidade de stol do modelo. São freios baseados em aumento de arrasto, que faz com que o modelo venha para o chão de nariz mais baixo, sob o risco de estolar. Ou seja, jogam o modelo no chão.

Estamos estudando o caso com carinho.
Botei uma resposta no rcgroups, que não retornou comentários. Mas é coisa complicada de fazer, bem mais chato do que a emoção de trazer para terra um modelo pesado, na raça, ou "nos dedos" !!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Grande abraço,

Aguardo os comentários do Eric.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Ericfly
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Mensagem por Ericfly »

[quote:3502f3e4dd="MARCOS QUITO"]

Aguardo os comentários do Eric.[/quote:3502f3e4dd]

E sobrou algo pra comentar? :roll: :roll: :roll: :roll:

O Marcos já falou tudo...
Tem um jeito de frear uma plank, mas precisa estar no CG certinho, e ter bastante coragem heheheh.
É só configuração de rádio: configure seu modelo para voar bem com as rates baixas (mansas), e configure pelo menos o dobro de comando nas rates alta (bravas), tudo isto em se tratando de comando de profundor. Quando você exagera no curso de profundor, a plank sofre hiperstall, freia pacas e, se você insistir, ela fica "narigando", ou seja, estolando e voltando, além de querer cair para os lados (mas geralmente dá pra segurar no aileron). Em dias de muito lift, eu costumo pousar minhas planks assim: seguro super cabrado, e ela vem narigando, bem lenta, quase que como um pára-quedas. Se a carga alar dela for muito alta, fica mais difícil de fazer isto, mas dá. Mas isto serve para frear ela, basicamente. Baixar a velocidade estol dela não dá. Talvez com a idéia do Quito, de colocar slats no bordo de ataque, dê, mas isto é impraticável em um modelo usado para DS: no primeiro pouso quebraria os slats, já que ele vem pro chão com muita energia.

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
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Dario
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Mensagem por Dario »

Quito e Eric,
Obrigado pelos palpites inferidos...
Acho que optarei inicialmente, aos pousos de emoção. Sem freios!
Abraço
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