Plank-minuto - para viagens, termal, depron

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

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Marcos Quito
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Plank-minuto - para viagens, termal, depron

Mensagempor Marcos Quito » 18 Nov 2008 21:38

A minha Tauba já estava toda judiada, amassada e remendada.
Eu ia para o Guarujá, passar uma semana, e precisava levar algo termal, portátil (que não incomodasse no carro), e rápido de fazer.

Daí nasceu o projeto. Foram umas 4 horas de trabalho, um projeto super simples, e fiquei super satisfeito com o resultado, ela voou com os urubús na praia do Tombo no Guarujá, ficou PERFEITA !!

Dados técnicos :
Material : Depron 2mm (sim, é bem frágil, é para durar uns 5 meses, creio eu)
Envergadura : 1200mm
Corda raíz : 300mm
Corda ponta : 150mm
CG : 45mm do bordo de ataque (1/5 da corda média)
Peso final : 300gramas
Perfil utilizado : ..... ?Simétrico?... Não usei o perfil NACA, usei o perfil NADA... :lol: :lol:
Pronta para transporte : 3 peças não maiores que 600mm cada. Cabe numa sacola e é fina (não tem empenagem)
Eletrônica : 3xmicro servos de 9gr, Rx Berg, Bat standard 600mAh NiCd.
Funções : Profundor e ailerons.
Material adicional : Cola quente, fita transparente e fita vermelha para as cores. Não é totalmente entelada com fita, só em alguns locais.

Característica de vôo : Típica plank leve, flutuadora, loopings super fechados, invertido quase sem tocar no profundor. O roll ficou lento pois não quis colocar aileron inteiro, preservei as pontas. Em compensação ficou sem a guinada adversa, pois é bem trapezoidal o desenho. Exatamente o que eu queria.

Um problema que encontro nas planks com aileron inteiro (tamanho máximo) é o ajuste deste - o aileron influencia demais no trim de profundor, qualquer mexida desregula tudo. Por isto preferi deixar o aileron menor, com estas partes fixas usadas como referência no ajuste do "neutro" do aileron.

O resultado foi incrível, primeiro vôo, tudo certo, sem surpresas, já estava trimada !
Anexos
plank minuto.JPG
plank minuto.JPG (15.03 KiB) Exibido 12346 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor carlos renato » 18 Nov 2008 21:51

Legal Quito que conseguiu achar um local para voo. :wink:

Agora esse projeto "uma plank em tempo record" foi legal... poste fotos se tiver pra bizoiarmos.

abs
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!

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Mensagempor Marcos Quito » 18 Nov 2008 21:59

[quote:3af96d3fae="carlos renato"]Legal Quito que conseguiu achar um local para voo. :wink:

Agora esse projeto "uma plank em tempo record" foi legal... poste fotos se tiver pra bizoiarmos.

abs[/quote:3af96d3fae]

Carlão - foi super fácil encontrar : é o único morro que tem na praia do tombo, morrinho típico praiano onde frequentam :
- famílias para apreciar a paisagem,
- casal de namorados para dar um amasso,
- esquadrilha da fumaça, para fazer a cabeça,
- parapentes,
- e urubús (voando), muitos urubús...

Tô postando, tô convertendo as imagens...

Olhaí, pronto para transporte : é só colocar as 3 peças numa sacolinha de supermercado, vai em qualquer fresta no carro !
Anexos
3 peças.JPG
3 peças.JPG (28 KiB) Exibido 12333 vezes
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Mensagempor Luiz Pacheco » 18 Nov 2008 22:29

Quito, como vc. une as duas meia asas com a fuse, não ví nenhuma baioneta, na verdade também procuro algo pra voar no Guarujá, meu sogro tem apto lá e estou pra ir em breve, vc. acha que um flingzinho de 1,23 de envergadura voa bem lá? Tô doido pra levar e ver o que vira.
Abraços
Pacheco

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Mensagempor thi_cesar » 19 Nov 2008 00:04

Show de bola!!!!!, passe mais informações de como fez o perfil, acho que vou fazer uma pra mim......, muito portatil....., será que dá pra fazer ela mais mansa pra quem não tem muita experiência com planks?? oque me aconselha?


Abraço.
Thiago

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Mensagempor Marcos Quito » 19 Nov 2008 10:39

[quote:69f7f74521="Luiz Pacheco"]Quito, como vc. une as duas meia asas com a fuse, não ví nenhuma baioneta, na verdade também procuro algo pra voar no Guarujá, meu sogro tem apto lá e estou pra ir em breve, vc. acha que um flingzinho de 1,23 de envergadura voa bem lá? Tô doido pra levar e ver o que vira.
Abraços
Pacheco[/quote:69f7f74521]

Olá Pacheco !
Por incrível que pareça não tem baioneta nenhuma ! Acho que um dia vai dar problema, mas nesta primeira vez não deu nada ! Também é super levinho, ele acabou ficando com 280 gramas só !

Sobre o Flingzinho seu : Eu achei, pessoalmente, o local meio árido para voar um modelo de balsa, bonitinho como o fling. Não é impossível, mas pode judiar um pouco :

O local é do estilo "Porta-aviões com quintal" : Tem uma área de pouso atrás (quintal), no rotor. Então vc vem perdendo altura, mas quando vai para o quintal pousar ele ganha altura, pois passa pela zona de lift (rampa de decolagem). Quando vc conseguir a menor altura, vem de vez, e aí enfrenta o rotor para pousar entre a rotatória (asfalto) e um gramadinho na beira do lift :

- Se pousar antes pode cair nos carros, ou asfalto mesmo;
- Se pousar na grama está perfeitoç
- Se passar, tem que passar MESMO (tem aquele matinho matador), pois tem que voltar para o lift e não morrer na praia...

Tem o outro local - o Morro do Maluf - na outra ponta de praia entre pitangueiras e enseada, que é um pouco mais seguro, e cheio de mato alto que acho mais seguro para seu fling.

Em suma : tem morro para os dois lados de vento : Vc vai para a praia e se o vento vier da direita, vc vai para o Tombo, se vier da esquerda vc vai para o Maluf.

[quote:69f7f74521="thi_cesar"]
Show de bola!!!!!, passe mais informações de como fez o perfil, acho que vou fazer uma pra mim......, muito portatil....., será que dá pra fazer ela mais mansa pra quem não tem muita experiência com planks?? oque me aconselha? [/quote:69f7f74521]

Vou postando, vou postando.
Escute, ele está super manso, acho que não terá problemas mesmo sendo novato. Quanto mais leve mais mansa !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor Luiz Pacheco » 20 Nov 2008 02:14

Legal Quito, inclusive o apto do meu sogro fica no Morro do Maluf mesmo, na parte baixa, mas pra ir lá sozinho acho meio complicado, aparece de tudo por lá, quanto a judiar do fling, mais do que já judiei é impossivel, aprendi(ou melhor, estou aprendendo) a voar com ele, aí imagina as lenhas que o coitado já levou..

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Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 10:35

Mais fotos :

1. Cortar o depron - fiz em chapa de 2mm. Você deve conferir que as duas (4 ) peças são idênticas, para garantir simetria.
2. Cortar a longarina de depron : usei duas grudadas de 4mm para a longarina.
3. Comece colando a longarina na chapa.
4. Em seguida cole o bordo de fuga.
5. O bordo de ataque é colado por partes, sem se apoiar na mesa : separe várias fitas, e vai assim : passa cola quente num trecho, cola a fita, mais um trecho, mais fita. Una os bordos com os dedos, sem se apoiar na mesa. Assim vc garante que a asa sai simétrica.

As fotos saem todas fora de ordem...

A metodologia é super importante no processo de montagem, caso contrário vc terá duas asas não iguais, o que vai gerar uma asa empenada : Então assim, do jeito que vc fizer uma asa - faça até o final - você faz a outra metade exatamente oposto, com a outra mão, do outro lado da mesa, etc..., com isto vc garante a simetria da asa.
Anexos
perfil2.JPG
Assim fica o perfil
perfil2.JPG (19.41 KiB) Exibido 12197 vezes
bordo de fuga.JPG
Começe sempre colando o bordo de fuga !
bordo de fuga.JPG (22.5 KiB) Exibido 12197 vezes
aspecto.JPG
aspecto.JPG (22.83 KiB) Exibido 12197 vezes
asas.JPG
Corte do depron
asas.JPG (21.51 KiB) Exibido 12197 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 10:42

Recorte do aileron :

Se fosse fazer "perfeito" o perfil, na área do recorte do aileron não poderia ser unida, deveria ser mais "alta", ter um "macarrão" de depron.

Mas como a proposta aqui é tipo "KISS" = keep it simple stupid - então eu colei todo o bordo de fuga, sem complicações.

Isto porque as superfícies de comando - profundor e aileron - serão de depron 4mm. Então, 2+2=4. Se for fazer a espessura certa na área do aileron, vai ter que complicar o aileron depois.

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Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 11:15

Mais...

Aí aparecem a longarina e o bordo de ataque. Veja as marcas no bordo de ataque, usei as fitas para secagem da cola quente apenas, colei de qualquer jeito.
Depois retirei - veja as marcas - e colei a fita novamente, só que mais caprichado, sem rugas.
É importante também a fita na secagem da cola para conter o excesso de cola quente que irá transbordar e enfeiar o bordo de ataque.

Sobre acabamento : Só coloquei fita no bordo de ataque, pois é área de impacto, e maior tensão, para evitar descolamento e também proteger de impactos.
Então a asa fica no depron crú mesmo. Para voar em lugares com muita pedra vai judiar, melhor passar fita nela inteira. Aí depende da paciência, durabilidade desejada, etc...

Um detalhe sobre chanfros/lixagem :
O ideal seria lixar o bordo de ataque arredontadando o mesmo. Eu apenas tirei um chanfro com o estilete, só para não ficar "quadrado".

No bordo de fuga é mais simples : nas áreas do aileron e profundor não precisa fazer nada, pois ficou com 4mm, que é igua ao aileron e profundor (depron 4mm).

Fora destas áreas, na ponta, eu também tirei um chanfro no estilete apenas, afinanto em cima e em baixo.

Só que as fotos foram feitas antes do chanfro - dá para ver, depron quadrado no bordo de ataque. Não ficou assim.
Anexos
ponta.JPG
ponta.JPG (16.08 KiB) Exibido 12184 vezes
perfil.JPG
perfil.JPG (20.57 KiB) Exibido 12184 vezes
longarina.JPG
longarina.JPG (23.49 KiB) Exibido 12184 vezes
bordo de ataque.JPG
bordo de ataque.JPG (20.98 KiB) Exibido 12184 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 11:24

Agora começa a linkagem : a proposta é deixar os servos e Rx dentro das asas, e somente a bateria no nariz da fuselagem. Assim simplifica a montagem em campo.

Bom, dobradiça não precisa falar : fita.

Tem um segredinho no profundor : Como a proposta é transportar as asas separadas, então tem que ter um "gato" alí :

Seguinte : O arame em "U" que une uma metade com a outra só é colado do lado do servo. Do outro lado o arame será fixado com fita mesmo, em campo. Para garantir que não fique frouxo, ele é fixado na "lateral" do profundor, e não em cima, como é feito do lado esquerdo (foto), tradicionalmente. Assim a fita fica mais firme, e não escapa de forma alguma.

Tem uma foto do detalhe : O "U" não fica simétrico, ele é menor do lado da fita, para ficar na lateral do profundor.

Na foto "profundor2" ele aparece na situação que digo, pronto para ser passada uma fita. Veja ele fica do lado do profundor, e não em cima.
Anexos
profundor2.JPG
profundor2.JPG (36.32 KiB) Exibido 12183 vezes
profundor.JPG
profundor.JPG (32.22 KiB) Exibido 12183 vezes
DSC04286.JPG
DSC04286.JPG (34.36 KiB) Exibido 12183 vezes
DSC04284.JPG
DSC04284.JPG (32.22 KiB) Exibido 12183 vezes
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Mensagempor osvaldoljunior » 20 Nov 2008 11:54

Mandou bem Marcos! Super 10 o projeto da asa!

Se for fazer só com ailerons será que fica muito arisca? Com um rádio programavel eu consigo deixar ela mansa de profundor não consigo?

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Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 12:01

Yes !!!

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Mensagempor betodebem » 20 Nov 2008 12:07

Muito legal, eu uso uma técnica bem parecida em todos os meus aviões, funciona super bem... ;)

Para ailerons eu estou usando balsa, aquela no formato certinho de ailerons, o acabamento fica perfeito e encaixa certinho no bordo de fuga.

Abraços,

Beto

[img:0d7da94c06]http://img529.imageshack.us/img529/989/02092008659mediumdu0nl1.jpg[/img:0d7da94c06]

[img:0d7da94c06]http://img529.imageshack.us/img529/3487/02092008662mediumng6fw5.jpg[/img:0d7da94c06]

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Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 12:26

[quote:62a859e010="osvaldoljunior"]Mandou bem Marcos! Super 10 o projeto da asa!

Se for fazer só com ailerons será que fica muito arisca? Com um rádio programavel eu consigo deixar ela mansa de profundor não consigo?[/quote:62a859e010]

Agora que pensei melhor : Aí não faz sentido o formato trapezoidal !! Seria melhor retangular direto ! (para usar mixagem)

Este formato (trapezoidal) é para duas coisas :
1. Aumentar a alavanca do profundor;
2. Diminuir a guinada adversa do aileron.
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Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 13:17

[quote:581e7ee161="betodebem"]Muito legal, eu uso uma técnica bem parecida em todos os meus aviões, funciona super bem... ;)

Para ailerons eu estou usando balsa, aquela no formato certinho de ailerons, o acabamento fica perfeito e encaixa certinho no bordo de fuga.

Abraços,

Beto[/quote:581e7ee161]

É isso aí, Beto, faz tempo que eu vejo suas construções, é super rápido !

Não usei balsa porque é um modelo tão leve, não precisou !
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Mensagempor thi_cesar » 20 Nov 2008 17:34

Mais um belo tutorial do Quito......

Valeu!!!!, em janeiro vou passar uns dias no guarujá.... e é claro que vou fazer uma pra mim.... já tô pensando em fazer duas, uma pra por motor...

Abraço.
Thiago

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a

Mensagempor Marcos Quito » 20 Nov 2008 19:35

Que é isso Thiago, este aqui não é tutorial, tá super "nasco", mas obrigado ! :oops:

................................
Finalizando. + fotos.

A fuselagem é só para manter a bateria lá na ponta do nariz. Ela NÃO deve resistir às pancadas, deve apenas resistir ao vento, por isto peguei um resto de EPP que tinha. Mas com certeza qualquer isopor ia fazer o mesmo efeito.

A teoria é a seguinte : Se trombar numa pedra, alguém vai ter que quebrar, quem você prefere ? asa ou nariz ?
Melhor quebrar o nariz no pouso do que quebrar a asa. Mas com este peso, não quebra nada !

Tem que ter um fofinho na bateria para não destruir a bateria.

Acho que as fotos dizem tudo...

Há, a fuselagem foi a parte mais difícil : fazer a curva do perfil para acomodar a asa, vc tem que ficar escavando até chegar no ponto.

Fixação da asa :

A asa entra de frente para trás, numa ranhura que tem no leme - o leme é de depron 4mm. Com isto o fordo de fuga já está preso.

O bordo de ataque é preso com fita mesmo.

A plank tem esta simplicidade, não existe necessidade de ótima fixação da asa, pois ela não altera a "decalagem", ou ângulo de incidência. A fixação só deve garantir que o CG não irá se alterar. Ou seja, a fuselagem só não pode ir para frente ou para trás, mas pode até balançar.

Mas fita é forte - para os 90 gramas da bateria - fica tranquilo !!

Vou ficar devendo o vídeo, fou fazer neste findi e posto na segunda.

Há, outro detalhe : Seguência de montagem em campo :

1. Una as meias-asas com fita. Coloque o que achar suficiente - em cima e principalmente em baixo (é em baixo que está a tração).
Um detalhe que não fotografei foi que fiz um único perfil, que colei com cola quente na raiz da asa, dos dois lados, depron de 4 mm. Ele é importante para garantir que a asa não "esmague" com a força "G", gerando assim uma folga, e consequente aumento do diedro.

A propósito, monte sem diedro. Se em vôo ele ganhar algum, fica até mais bonitinho...

2. Fixe a asa montada na fuselagem.

Então, relembrando, toda a eletrônica ficou dentro da asa, só sobra o fio da bateria. Usei uma extensão de aileron (lembram disto ?) para alcançar a bateria no nariz.

Acho que é só .
Anexos
final2.JPG
final2.JPG (34.05 KiB) Exibido 12104 vezes
final.JPG
final
final.JPG (27.02 KiB) Exibido 12104 vezes
fuselagem depron.JPG
fuselagem depron.JPG (25.18 KiB) Exibido 12104 vezes
DSC04303.JPG
Laterais em depron
DSC04303.JPG (34.5 KiB) Exibido 12104 vezes
bateria no naris.JPG
começando a fuselagem
bateria no naris.JPG (37.6 KiB) Exibido 12104 vezes
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Mensagempor warne » 20 Nov 2008 23:34

Parabéns pelo novo projeto, já vi que vou copiar esse também, achei a plank boa, só faltou lugar pra voar, essa nova plank, levinha deve ser melhor ainda.

Abs

Warne

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Mensagempor Renan Augusto » 28 Nov 2008 20:59

Estava justamente agora falando com o Warne sobre um morro que havia encontrado aqui na minha região onde está batendo um ¨ventinho¨legal!

Ele me aconselhou a fazer uma plank dessa!

Vou tentar montar em bandejas e ver no que dá!

Valeu por compartilhar Marcos!

Abração!

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Mensagempor martinseu » 29 Nov 2008 21:49

Fala mestre Marcos,sempre dando aula sobre as plankolinas.
Vou responder seu e-mail

Abraço amigo

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Mensagempor Marcos Quito » 30 Nov 2008 19:40

Fala Felipe, apareceu ?!?!
Cara, eu estreiei este modelo na sua dica - praia do Tombo no Guarujá !! Muito bom, só que é tipo "porta-aviões" (tô falando do morro).

Obrigado ! :lol: :lol:

Ai vai o vídeo, finalmente :

http://www.youtube.com/watch?v=Ssch6xvPbFc

O pessoal do parapente só estava pregando. O vendo era sul - sudeste, mas bem friozinho, então ele limpava as termais.

Mas para o Plank-minuto foi sem problemas, aliás ele foi feito para isto !! Só deu ele !
Ele pegava uma térmica, subia, entrava a descendente, eu ia retornar, e logo entrava outra termalzinha, segurava o bicho. Teve várias vezes, que eu insisti, do tipo, vou buscar lá em baixo mesmo, e ele enroscou noutra térmica, e só alegria !


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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Mensagempor Marcos Quito » 30 Nov 2008 19:42

[quote:493cfe175b="Renan Augusto"]Estava justamente agora falando com o Warne sobre um morro que havia encontrado aqui na minha região onde está batendo um ¨ventinho¨legal!

Ele me aconselhou a fazer uma plank dessa!

Vou tentar montar em bandejas e ver no que dá!

Valeu por compartilhar Marcos!

Abração![/quote:493cfe175b]

Era uma idéia, fazer de bandejinha - vai ficar mais pesada mas tudo bem ! Veja se posta o resultado Renan ! Há, se quiser aumenta um pouco a corda, uns 20mm geral, deve compensar o peso extra.

Abraço !
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Mensagempor Marcos Quito » 01 Dez 2008 14:58

fotos
Anexos
DSC04395.JPG
DSC04395.JPG (38.48 KiB) Exibido 11757 vezes
DSC04393.JPG
DSC04393.JPG (37.1 KiB) Exibido 11759 vezes
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Mensagempor Renan Augusto » 01 Dez 2008 22:07

Marcos, vou seguir a planta postada por você nesse tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30045&start=0

Posso seguir essas medidas sem problemas ou devo mudar algo?

O perfil farei no olho mesmo com uma longarina de depron ou balsa de 1m pra reforçar!

Assim que começar, posto os resultados!


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