DS em BH

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
AEROLIPE
membro
Mensagens: 642
Registrado em: Ter Out 11, 2005 1:45 pm

Mensagem por AEROLIPE »

Segundo quem entende(nao eu)!
Voce na descida ta perfeito, mas ai na subida fode!
diz ele que tem que fazer assim:

subiu, gira(deixa tipo na faca o planador mas rapido) gira a curva fecha.... gira fecha, gira fecha!

entendeu?! olha o video ai mostra direitinho isso! e' ele voando, o modelo dele e' o record de velocidade em Australia e Nova Zelandia!

olha no proximo post!

[url]http://www.youtube.com/watch?v=jwVurojYObY[/url][/url]
Se não voar senta e curte o "vizú"!
Avatar do usuário
AEROLIPE
membro
Mensagens: 642
Registrado em: Ter Out 11, 2005 1:45 pm

Mensagem por AEROLIPE »

Este outro mesmo video na Australia mesmo modelo vc mal o ve passar!
Com "Full Ballast" ou seja ele ta com maximo de lastro possivel!



[url]http://www.youtube.com/watch?v=DrXGWs-9zKo&NR=1[/url]
Se não voar senta e curte o "vizú"!
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

DS em Pirapora no dia 26 de dezembro (Supra)

Mensagem por mnluz »

Marco,

Giovanni me ligou e fomos pra colina para um tradicional voo de fim de ano. Sempre fechamos o ano com voo de colina, alias, acho que foi o unico voo do ano. Uma pena porque foi espetacular.

Mandei as fotos pra lista de planadores e como esqueci a filmadora e o radar nao tenho um video bonito que nem o seu pra mostrar, mas esse de celular ja vai dar pra ajudar em alguma coisa. O Giovanni brincou com 300mph mas deve ter ficado acima dos 100mph e menos de 140mph.

No video tava brincando de girar bem fechado quase com o profundor travado na mesma posicao, so cabrando um pouco mais quando cruzava a camada na subida. Mas não precisa ser assim, da pra fazer mais aberto, da pra fazer DS com acrobacia.... etc... da pra voar numa boa sem arriscar muito o modelo.

Pra acrobacia ou girar aberto ficar mais " divertido" tem que estar lastrado. Meu estava sem nada de lastro ate porque de acordo com os especialistas o limite do supra pra DS esta em torno de 140mph que chega bem facil. Numa das voltas a camada estava turbulenta e deu pra ver o leme e o boom torcer e levar um belo susto.

Abracos,
Marlon

[yt]Q_yK1pk4HTY[/yt]¥
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Eu estava descido a não comprar outro F3 tão cedo.

Daí num sábado voei o Eraser 2000 (que era do Luiz, lembra?) num dia de ventos de 40km/h (no Retiro, que vc conheceu aqui). Quase roubei o modelo dele rs

Duas semanas depois voei DS com o Supra.. e ficava pensando: um B/F aqui seria fantástico.. com lastro.. trimado..

Pergunta: fez no speed?
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mnluz »

A chuva estava chegando e ja estava tarde, entao jogamos o modelo e depois pensamos nesses " detalhes" . hhehe

Sem speed, na verdade nao tentei mas faz total sentido. Acho que eu nao queria ir mais rapido do que estava. ;-)
A unica coisa que fiz foi desligar o mix de aileron com rudder e ficou bem mais facil ficar na rota.

Supra apesar de ser bem rapido nao foi feito pra isso. Vc pode colocar um monte de lastro e vai ficar bom, mas nao vai aguentar um DS em dias de vento muito forte.

Se vc pegar um modelo pra f3f ou um pra ds vai notar que perfil e um quilinho a mais fazem uma grande diferenca.

Eu compraria um NYX ou Fazer, esses modelos vao bem no ds.
Outra opcao eh comprar um modelo usado por aqui tipo um eraser, space, pike brio, ou outro usado e deixaria esse supra novo e glass longe do DS. Meu supra amarelo tem painel central de carbono mas a fuselagem nao eh nada mais forte que o do seu supra. Mas... o meu supra tem remendo na asa, na fuselagem, no leme, no pod... no profundor...etc.

Mesmo assim, eu tenho um amigo que tem um eraser bem velho e bem pesado que esta semana devo levar pra colina. Vou fazer DS com ele, tomei alguns sustos com o supra no dia 26 e gosto bastante daquele aviao.

Abracos.
Eu.
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mnluz »

Na duvida.... e antes que a gente mate um belo modelo na colina, nada melhor do que perguntar ao inventor.

Entao ai vai a resposta:

Setup for dsying compared to the regular f3j setup.

Joe W
08:16
I'd use the same basic setup myself. Should be in the reflex position, but make sure you are using elevator > camber mix, and very little aileron > rudder mix.
My speed mode has just a very small amount of ail>rud mix.
I always use ail>flap mix (flap following ailerons at about 30% of the aileron)
elev > camber has the ail and flaps moving the same amount (even camber)

Basicamente speed o tempo todo, com algumas pequenas mudancas. Alguns usam dual rate quando fica muiiito rapido mas acho que nao temos vento pra isso aqui. Talvez em BH naquela mega colina ;-)
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

eu nao gostei de rodar com aileron/rudder, quando fazia alguma correção na rolagem a cauda girava. O próximo será sem coordenada.


Sobre a mega colina: ontem o povo foi lá voar... ventos de 50km/h.. mas o teto baixíssimo! nem 15m.
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mnluz »

50 Km/h !!!!! Yahoooooooooooooooooooooooo

Perfeito !!!! Sempre quis pegar um modelo velho e ver ate onde vai, ou melhor quando explode e ai parece ser o locar perfeito.

To precisando ir pra BH. ;-)
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

pior quando eu chego lá e penso: deve estar ventando uns 25... dai o cara do parapente fala! que nada.. tá 35 com rajadas de 50

tira o anemômetro e fica oscilando de 35 a 50


quem mandou sair de minas..
Responder