DLG

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
RichardP
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 11:27 pm
Localização: Jundiai - SP

Mensagem por RichardP »

Achei o link do Drela onde mostra como é a instalação do RDS:
http://charlesriverrc.org/articles/supergee/SG2/sg2_rds.pdf
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Sou bem leigo em DLG, talvez vocês podem me ajudar.

Por ex. no superGee, o leme tem um perfil que tende a puxá-lo para esq. acredito que seja para otimizar o lançamento, mas durante o vôo isso não influencia o planador?.

E também, parece que o ângulo de incidência é zero. Isto é real?

Gabriel
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Richard,
Muito obrigado por todas as dicas. Seguirei elas!
Muito interessante o sistema RDS. Eu vôo planador a 15 anos e vergonhosamente nunca tinha ouvido falar.... Vou me inteirar + para decidir se farei por este método ou pelo convencional. Alem do trabalhão, sabe se existe outras desvantagem?
Abs

Caracara,
Eu não conheço o superGee; Será que é isto mesmo que você esta falando? Nos dlgs os lançamentos por destros fazem que a cauda, potencializada pela força centrifuga, derive para a direita, induzindo uma curva involuntária para a esquerda, desta maneira damos comando de leme para a direita "somente no lançamento" a fins de neutralizar esta tendência.
Por tanto me parece estranho um perfil que tende a puxar o modelo para a esquerda. Principalmente durante todo o vôo. De toda forma deixo o veredicto para os mais experientes.
Abs
Avatar do usuário
RichardP
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 11:27 pm
Localização: Jundiai - SP

Mensagem por RichardP »

[quote:d85d9a608c="caracara"]Por ex. no superGee, o leme tem um perfil que tende a puxá-lo para esq. acredito que seja para otimizar o lançamento, mas durante o vôo isso não influencia o planador?.
E também, parece que o ângulo de incidência é zero. Isto é real?
Gabriel[/quote:d85d9a608c]

Gabriel,

É isso mesmo, esse perfil joga a cauda para a esquerda o o nariz para a direita, já que a tendência do planador é ir para a esquerda no lançamento (isso um destro lançando). A diferença é que no lançamento o planador sai a mais de 120km, no vôo a velocidade é bem reduzida, daí esse perfil não influência o planador em nada.
O engraçado é que o Taboo tem um perfil simétrico e consigo fazer com que suba reto, já o Aspirin tem o leme com perfil assimétrico como o do SuperGee e mesmo assim preciso dar mais leme para corrigir essa tendência de subir para a esquerda. Na prática funciona assim, quanto mais limpo o planador sair da sua mão, mais reto e alto vai, se retardar o lançamento ele dá um tranco e faz com que saia bem para a esquerda.

Em relação ao ângulo de incidência, não sei te responder, o GUSTAVO com certeza sabe.
Aliás ele deu uma sumida aqui do fórum, geralmente se pronuncia mais rápido em relações a essas dúvidas.... :) :) 8)
Avatar do usuário
RichardP
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 11:27 pm
Localização: Jundiai - SP

Mensagem por RichardP »

[quote:9250abb1d9="Dario"]Muito interessante o sistema RDS. Eu vôo planador a 15 anos e vergonhosamente nunca tinha ouvido falar.... Vou me inteirar + para decidir se farei por este método ou pelo convencional. Alem do trabalhão, sabe se existe outras desvantagem[/quote:9250abb1d9]

Dario,

Desvantagem não tem nenhuma, o acréscimo de peso do RDS é mínimo. A vantagem é que vc fica com uma asa limpa e mais bonita, sem nada pra fora causando arrasto. Mas veja bem, o arrasto provocado pelos horns e varetas do comando dos ailerons é mínimo e não fazem diferença em vôo. Mas quem pode te responder melhor é o Gustavo, pelo que sei já instalou 2 vezes esse sistema. É só perguntar pra ver se ele vai ter paciência de instalar no próximo DLG dele.... :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

rsrsrrs
Já senti que deve ser encrenca...
Obrigado
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Dario, minha mensagem não ficou muito clara. na verdade eu estava querendo dizer que o perfil tenderia o leme para a esquerda e não o modelo, Acho que o Richard pegou :wink: :wink:

Eu estou pensando em construir um DLG e por isso estou pesquisando bastante. e o que me chamou a atenção é justamente esse perfil no leme e o aparente "zero" de incidência.
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:34c0042d9f="caracara"]Por ex. no superGee, o leme tem um perfil que tende a puxá-lo para esq. acredito que seja para otimizar o lançamento, mas durante o vôo isso não influencia o planador?.[/quote:34c0042d9f]
O perfil é colocado de maneira que em voo reto ele produza zero lift, ou seja, nao puxe para um lado nem para o outro. Este é o motivo daquele angulo milimetricamente calculado de colocacao do leme no boom.

O motivo do perfil nao é puxar para um lado ou para o outro, mas sim pra aceitar um angulo de ataque maior sem stall do lado que ele é exigido na primeira excursão da cauda após o lançamento.

Pra explicar essa frase acima completamente exigiria uma mensagem de umas 12 paginas e provavelmente eu ia me enrolar pois eu mesmo não entendo tudo envolvido, mas se voce quiser fazer perguntas pode ir em frente... o que eu souber eu respondo.


[quote:34c0042d9f]E também, parece que o ângulo de incidência é zero. Isto é real?[/quote:34c0042d9f]
Aqui tambem precisa de umas 12 paginas pra responder, vou tentar resumir. Incidencia é o angulo entre uma certa linha e outra certa linha, agora dependendo de que linhas são essas o significado muda completamente mas todos eles são chamados de incidencia, ou seja, essa é uma palavra bem traiçoeira.

O angulo zero que voce menciona deve ser o angulo zero entre a linha da parte "reta" do final do intradorso do perfil e a linha do boom. Esse angulo realmente é zero.

Mas note que a linha da parte "reta" do final do intradorso do perfil não bate com a linha da corda do perfil e muito menos com o angulo de ataque de zero-lift do perfil.

E tambem que a linha do boom não necessariamente bate com a linha do fluxo do ar pela fuselagem.

Entao esse angulo que é zero na planta nao tem nenhum significado aerodinamico... nao tem porque se espantar que ele seja zero.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:5637b4564c="RichardP"]O RDS (rotary drive system) é um sistema que faz a ligação (comando) do servo com o aileron por dentro da asa, daí não fica horn's para fora da asa. Dá um trabalhão danado instalar, quem gosta muito de usar é o Gustavo. Eu não tenho nenhum link para o vc ver como é.
Gustavo, se tiver um posta pra gente.[/quote:5637b4564c]
Um que eu acho otimo é o das instrucoes de montagem do LightHawk do ASK:
Comece [url=http://www.rcbuilder.com/lh_guide/install_rds_pockets_optional.htm]Daqui[/url], clique em "Show" e vá vendo as paginas seguintes.

E a referencia super hiper completa é a da montagem do Genie:
http://augiemckibben.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/A6_rotary_drive_system.pdf
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Gustavo,
Muito legal mesmo o funcionamento do RDS !
Alem dos aspectos favoráveis: visual, e a mínima que seja vantagem aerodinâmica e a desvantagem no aspecto dispendioso de horas de bancada; Teria alguma vantagem ou desvantagem funcional?
Ou seja, achou o desempenho mecânico no sentido de folgas e precisão, superior, inferior ou igual ao método tradicional?
Abs
Responder