F3J - De um fusca para uma Ferrari (Novo Relato - Hi Start)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

F3J - De um fusca para uma Ferrari (Novo Relato - Hi Start)

Mensagem por chtabajara »

Fala moçada

Estou passando aqui pra deixar registrado minha experiência desse fim de semana, a cerca de 3 meses o Sr. Lambreta me fez o favor de me apresentar a mais um vicio dentro do aeromodelismo chamado Planador....comprei um fling 1.2 pra começar e ja fiquei muito feliz com a performance dele tanto pra termal qnt pra brincar na encosta. Com o passar do tempo(3 meses) muitos videos, muito site, muita pesquisa, empolgação pura, surgiu a oportunidade de entrar no mundo dos F3J mesmo que com um modelo antigo (Sharon), passei noites ajustando tudo, lendo bastante, mas não tinha certeza se daria conta do recado, pois não da pra comparar um modelo de 300g de 1.2m com um de 2.5kg de 3.4m.

Essa sexta passei a noite lendo, relendo, buscando dicas na internet, ajustando o planador e treinando no Real flight G4(perfeito por sinal, nunca vi uma física de simulador RC tão perfeita igual o RF é pra planador).

Como estava a mil por hora na sexta, pra minha surpresa, quando cheguei no alto da serra Santa Helena em Sete Lagoas e abri a maleta do meu radio,percebi que havia deixado o radio ligado a noite toda e pensei que tinha perdido viagem, mas como sou brasileiro e não desisto nunca, liguei pro Sergio (Thebozz) que tem um radio igual o meu pra saber até qual voltagem poderia voar com segurança e ele me deu a dica de comprar pilha apenas pra nao perder viagem, desci a serra e na primeira padaria que achei comprei as benditas.

Com o planador de frente pro desfiladeiro, concentrei, e pedi um amigo pra lançar o planador, então, veio aquela surpresa, o planador deu aquela inflada e subiu maravilhosamente, tudo muito suave, muito preciso, percebi que estava em outro mundo comecei a brincar no lift, sentir os comandos, ver a atuação do leme, taxa de rolagem, até deu pra arriscar uns mergulhos. Voo bem sucedido, veio a hora do pouso....ja havia notado que o a compesação de profundor estava demasiada, e com full flap o planador tendia a descer, mas estava dando pra segurar cabrando um pouco. Fiz uma aproximação pra sentir e abortei pois estava alto...depois vim pra pousar mais uma vez porem vim muito rapido, novamente abortei, por fim fiz uma curva mais aberta com metade do freio atuando e na final full flap nele..perdeu altitude suavemente segurando pra não deixar cair de ponta de asa e compensando no profundor, pousou suave porem no chão da serra que é de terra e com algumas pedras, alguns arranhões na pintura mas nada que eu não estivesse esperando.

Conclusão. Estou super feliz, e me sentindo realizado, mesmo sabendo que dei um passo enorme e perigoso que foi sair de um flingizinho pra um planador desse, hoje voei com ele novamente varias vezes e tive a oportunidade que filmassem, me perdoem a qualidade pois foi filmado de celular então não ficou 100%, semana que vem se der voo na serra irei providenciar uma filmagem a altura do planador. Daqui pra frente sei que é ter cautela...nao achar que sei alguma coisa...pois não sei absoludamente NADA, mal mal entrei na fralda, e continuar praticando, estudando e evoluindo, quando estiver mais seguro com ele e com radio adequado, vou coloca-lo no hi-start e partir pra voo termal também.

Mais uma vez obrigado ao Marco, Cristiano, Victor(pará), Felipe...todo mundo que me deu força e dicas nessa caminhada.

Segue o link do vídeo:

http://br.youtube.com/watch?v=CqEoIjVPNDw

Fotos

[img:3a3ee69b14]http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/santa-helena-f3j-25-01-2009-b.jpg[/img:3a3ee69b14]

[img:3a3ee69b14]http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/sharon-eu-2.jpg[/img:3a3ee69b14]


Tenham todos uma boa semana!

Dicas, críticas, sugestões....podem mandar brasa.

*perdoem o português
Avatar do usuário
victormarcio
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sex Set 05, 2008 1:46 pm
Localização: Pará de Minas, MG
Contato:

Mensagem por victormarcio »

Ae Carlos, mais uma vez show o post!

O Sharon é de arrepiar mesmo, primeiro F3J que vi na vida foi esse seu ai.
Com prudência as coisas acontecem como esperado, fico feliz em saber que deu tudo certo no fly test do Sharon.

Agora meu amigo você acaba de entrar em uma caminhada sem volta pra evolução onde atrás só tem abismo...hehehehehe
Infelizmente não deu pra ir pra SL por questão de logistica hehe...
Mais no final de semana estarei com certeza pra ver o Sharon voando.

Show as fotos e os relatos depois vejo o video.

Otimos vôos...
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Show de colina - e que baita vento !
...
Com esta colina e vento vocês podem voar coisas mais pesadas, de colina mesmo - já pensou num PSS ?

F3J é magnífico, mas covardia na colina...
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

hi hi hi

foi mal ae :lol: :lol: :lol:

Delongando em causos e prosas.. esse Sharon foi meu 1o F3J, comprado do Gauchinho aqui do fórum.

Segue aqui o primeiro voo com ele:

[yt]AcTCDQ2SQts[/yt]

Voei voei cai voei cai cai voei voei voei muita encosta e um pouco de hi-starter com ele.

Daí comprei outro modelo (Supra, do mesmo Gauchinho!) e resolvi passar o Sharon pra frente.. partiu o coração! Muito lindo o modelo.. vôo tranqüilo.. mas é vida né.. eu troco de avião como troco de cueca: a cada 6 meses!

Já com o Supra comecei a voar hi-starter em Sete Lagoas junto com o Cristiano (ele Pike, eu Supra) e o Sharon estava guardado para vôos em encosta somente.. daí o Carlos foi tomando gosto no negócio (ui) e matando o povo de raiva no clube subindo horrores com o Flingzinho e voando na encosta.

[yt]q8XWcjHcEs8&feature=channel_page[/yt]

Deu no que deu.. está de Sharon-Escola rss

Parabéns, mais um pra turma! Fico feliz com isso.

Abraços

Marco

PS: depois tenho que te passar a goma e o paraquedas do f3j rss
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:24961d8f59="MARCOS QUITO"]Show de colina - e que baita vento !
...
Com esta colina e vento vocês podem voar coisas mais pesadas, de colina mesmo - já pensou num PSS ?

F3J é magnífico, mas covardia na colina...[/quote:24961d8f59]

Dá uma olhada no encontro que tivemos aqui rss

o que mais tinha era PSS

http://www.youtube.com/watch?v=q8XWcjHcEs8&feature=channel_page

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3502386186070818049&aid=1224010386



já temos uns F3B/F cortando o vento aqui tb.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Coisa linda, belo post, é muito inspirador, parabéns! :D

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Fala moçada. Que bom que curtiram o post.

Victor: Estou te esperando semana que vem la na serra ou na pista! onde der voo estamos la.

Marcos: Eu estou apenas começando na brincadeira...mas concordo com você é realmente covardia voar f3j na colina...voa muito macio...eu pretendo num futuro não tão distante ter adquirie um f3B/F pra fazer uns voos mais radicais na colina.

Marco: Valeu mais uma vez pela força! nós temos que por pilha na galera pra aumentar cada vez mais a turma.

Beto: Fico feliz que o post tenha inspirado. A intenção era exatamente essa. Obrigado.
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

Carlos,

Parabéns pelo modelo, pelo post e pelo vôo!!! Conversando com vc dá para notar o quanto ficou impregnado pelo vôo de planador, isso é muito legal. Eu infelizmente não consigo ter finais de semana para acompanhar vcs e quem sabe entrar para a turma, mas uma hora dá certo. Mas fiquei com medo não de gostar da coisa, mas de trocar de cueca a cada 6 meses apenas, como o Lambreta, hehehe.

Abraços,
Renato D. Pullin
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: F3J - De um fusca para uma Ferrari (fotos e video)

Mensagem por mnluz »

[quote:58c2d8a54e="chtabajara"]Fala moçada
Conclusão. Estou super feliz, e me sentindo realizado, mesmo sabendo que dei um passo enorme e perigoso que foi sair de um flingizinho pra um planador desse, hoje voei com ele novamente varias vezes e tive a oportunidade que filmassem, me perdoem a qualidade pois foi filmado de celular então não ficou 100%, semana que vem se der voo na serra irei providenciar uma filmagem a altura do planador. Daqui pra frente sei que é ter cautela...nao achar que sei alguma coisa...pois não sei absoludamente NADA, mal mal entrei na fralda, e continuar praticando, estudando e evoluindo, quando estiver mais seguro com ele e com radio adequado, vou coloca-lo no hi-start e partir pra voo termal também.
[/quote:58c2d8a54e]

Parabens !!! Seja bem vindo ao clube.... use o bem e vc vai curtir muito. Use o ainda melhor e provavelmente vc vai usar, vender e comprar outro.

Nunca quebrei um f3j sempre usei, usei e vendi pra pegar o mais novo. O duro foi comprar um novo que foi um sharon 3,7 m tambem usado.

Abracos e tamu ai.
Marlon
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Renato, é apenas questão de tempo...mas o vicio vai te pegar. Não tem jeito. Como diz o Lambreta: "só o vento salva"

Marlon acho que o caminho é por ae mesmo! usar, aprender bastante, ter cautela e pular pra um próximo. Valeu a força! Depois mostra seu Sharon 3.7 pra gente! ele é X Tail?

Abraço
Responder