Iniciando no F3B/F3J - ajuda !

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

não está abrindo.. depois tento.
mnluz
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Mensagem por mnluz »

[quote:65c04c2eeb="Lambreta"]e qual F3B comprou?
o super tem um soft de glider melhorado diante os demais 9Cs.
no 7C conseguirá fazer tudo, exceto flight modes acho (basicamente usamos 4)[/quote:65c04c2eeb]

7C eu nao conheco pra falar a verdade, mas se nao tiver os flight modes perde uma boa parte dos recursos do f3j. Mas da pra aprender a voar e depois trocar eh claro.

9C nao recomendo, tem alguns problemas bem chatos e serios que podem fazer com que vc se atrapalhe e quebre o modelo. Me pergunte como eu sei.

9Csuper, se vc achar um desses com bom preco pode comprar que da pra fazer tudo nele.

9303 e um P. de um radio, peguei um 12x a pouco tempo e ainda prefiro o 9303 pra f3j. O 9303 tem tudo que precisa pra f3j e eh mais leve. Eh o que tenho eu nao troco por nada.

10C parece ser um bom radio, bom preco e recursos muito parecidos com o 9303. Na verdade eh uma resposta da futaba ao 9303 que eh MUITO melhor que o 9C.

UFa.... eh isso.
Marlon
mnluz
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Mensagem por mnluz »

[quote:de1045e4d3="Lambreta"]xi.. futaba? eca :D :D :D
Se vc pedisse pra eu indicar te falo: 9303 :lol:
Mas o seguinte.. acho que o 10C o Gauchinho usa inclusive (ou 12, não sei ao certo)..
[/quote:de1045e4d3]

O que o Gauchinho usa eh um FUtaba 12 canais. Mas do 9303 ou 10C para os de 12 canais nao vai fazer diferenca nenhuma pq tudo o que precisa ja tem nos anteriores.
A nao ser que vc tenha um planador que va precisar dos 12 canais, nao vale a pena o $ a mais.

Se vc for comprar novo, 9303 ou 10C. Se for procurar usado 9303 ou 9Cs.

A proposito ja tenho usado 2,4ghz em f3j a mais de 1 ano e sem problemas.

Abracos,
Marlon
mnluz
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Re: Iniciando no F3B/F3J - ajuda !

Mensagem por mnluz »

[quote:f7bce66d23="DRÉ"]Comprei um F3B usado e quero instalar um conector na asa e fuselagem que serve como extensão dos servos, desta forma quando eu colocar a asa sobre a fuselagem os 4 servos da asa estarão conectados ao receptor.
Alguém tem o esquema para soldar os fios dos servos neste conector?
[/quote:f7bce66d23]

Vamos ter prova de f3j nos dias 28 e 29 em Itu, se quiser aparecer por la esta convidado.
DRÉ
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Mensagem por DRÉ »

Pessoal, obrigado.

Quanto aos rádios ficou muito claro.

Pretendo continuar com o meu 7C mais um pouco e vou pedir para meu Cunhado trazer o 10C de fora, ele vai para Orlando final de maio.

Tenho muita curiosidade de ver estas provas de F3J, vou tentar ir para Itu, que não fica longe daqui.
Andre
Zevang
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Mensagem por Zevang »

[quote:2b97cbb776="mnluz"]
9C nao recomendo, tem alguns problemas bem chatos e serios que podem fazer com que vc se atrapalhe e quebre o modelo. Me pergunte como eu sei.
...
UFa.... eh isso.
Marlon[/quote:2b97cbb776]

Você poderia especificar esses problemas?
É que tenho um 9C, e até hoje nunca tive nenhum problema com ele.
Sempre achei um rádio muito bom, inclusive pra F3J.
Daí, fiquei preocupado...
mnluz
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Mensagem por mnluz »

Ola Zevang,

Quanto vem para regiao para participar de alguma prova ou encontro ? Dia 28 temos o trofeu Mekal de F3J que acontecera em Itu.

Nada pra se preocupar, nao eh nada de interferencia ou coisa assim. So algumas imperfeicoes no software que podem conduzir a dederismo se nao tomar cuidado.

As mudancas no 9c foram exatamente correcoes para planadores com 4 servos na asa, no restante nao muda nada. Pra quem vai pegar um usado nao deve ter diferenca de preco entre um e outro entao quem voa planador, melhor ir direto para o 9Cs

" If you like to fly sailplanes, then the 9C Super is worth it, 3 flight modes etc. Seems like Futaba are trying to make the 9C more attractive to glider users since JR introduced the 9303." Tirei de um review do 9Cs.

O 9cs passa a ter os famosos flight modes, ou seja, vc pode ter 3 configuracoes completamente diferentes para cada mode. Minha configuracao de lancamento eh completamente diferente da thermal (mixagens, dual rate, end points, diferencial).
Alem disso a chave do butterlfy vc consegue mudar de lugar pelo software e ate deixar ativo o tempo todo se quiser (sem aquele negocio de esquecer deligar e acertar a canela). Trimagem no flight mode fica individual para cada mode.

Pra quem conhece o 9303 da JR o 9Cs passou a fazer quase as mesmas coisas, antes da futaba so o 9Z tinha flight mode. O 9C esta mais para 8CAP em software.

Isso sao apenas melhorias, mas o outro funcionava. O que me fez mudar na verdade foram dois incidentes que tive:
1- flight mode de lancamento eu uso 100% de mixer de aileron com leme. O problema eh que nesse radio, se vc tiver com 100% de mixer e der todo aileron (no stick) e ao mesmo tempo todo leme (no stick) ele tenta ir pra 200% e nao respeita o setup de end point/travel. O que aconteceu foi que o leme foi mais do que deveria e saiu fora da casca do gap seal travando no maximo no reboque.... passou lambendo o chao, deu duas pirueta e so depois saiu da linha.
2- os mixers como nao tem flight mode se vc trimava para thermal, alterava o setuo do lancamento e numa dessas esqueci de voltar para o zero e deu um looping no lancamento assim que saiu da minha mao.

Butterfly tambem acontece o item 1. Vc regula a deflexao maxima e se der aileron ele tenta ir mais ainda, ou seja, ou vc deixa menos deflexao para quando der aileron ter ainda espaco pra ir mais ou pode torrar o servo.
No 9cs e 9303 da pra deixar 90 graus e se der aileron (mix com flap) ele nao vai tentar ir mais do que isso. .

Que me lembro era +- isso mas faz algum tempo ja. Pra quem vai comprar agora, tipo o Andre, vale mais a pena o 9Cs. Pra quem ja tem nao sei se vale a pena trocar. Dai depende do que vai voar e como.

Acho que o 9Cs foi substituido ou esta sendo pelo 10C que eh um belo radio. 9303 tambem eh um belo radio. Pra quem vai comprar novo sao essas as minhas sugestoes. Usado se acha 9303 e 9Cs por bons preços.

Os de 12 canais so tem uso pra aviao com 12 servos, 6 na asa. Fora isso nao tem vantagem nenhuma e são mais pesados, pra f3j e hlg mais atrapalha do que ajuda. Usei um 12x num f3j e coloquei o 9303 de volta.

Abracos ! Espero que esse relato seja util para os que querem radio com flight mode.
DRÉ
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Mensagem por DRÉ »

Realmente esse relato foi muito útil, tinha pesquisado sobre isso, mas não encontrei nada com esses detalhes.
Andre
Zevang
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Mensagem por Zevang »

[quote:146b3b21f1="mnluz"] Quanto vem para regiao para participar de alguma prova ou encontro ? Dia 28 temos o trofeu Mekal de F3J que acontecera em Itu.

Nada pra se preocupar, nao eh nada de interferencia ou coisa assim...

Abracos ! Espero que esse relato seja util para os que querem radio com flight mode.[/quote:146b3b21f1]

Oi Marlon,

Suas explicações não só me deixaram mais tranquilo, mas também nos deu uma bela aula. E fazem todo o sentido, pois apesar de eu não achar anteriormente que eram "problemas" do rádio, se pensarmos bem, porquê a Futaba não pensou nisso antes e só corrigiu no 9CS? Coisas do mercado, com certeza.

Ouvir o seu convite também me deixou com uma baita coceira nos dedos... :-)
Coincidência ou não, tenho pensado em visitá-los esse ano ainda. Vamos ver as possibilidades...

abração, e muito grato pelas informações.

Zevang
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Peninha
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Mensagem por Peninha »

Caro Lambreta tenho que discordar de você.
Não sou um expert em F3B mas voei mutos anos com esse tipo de planador, participei de campeonatos e até projetei meu proprio modelo.
Os esforços que a asa sofre no arranque de lançamento e durante as manobras de velocidade são grandes e torcem sim as asas em relação a fuselagem.
Certa ocasião uma asa minha chegou a vergar uma haste de aço de 6 mm de diâmetro que era responsável pela junção da asa aumentando muito o diédro da asa. Felizmente as conexões do servo de asa eram soltas e não se soltaram permitindo o pouso com o modelo inteiro.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
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