Iniciando no F3B/F3J - ajuda !
Iniciando no F3B/F3J - ajuda !
Comprei um F3B usado e quero instalar um conector na asa e fuselagem que serve como extensão dos servos, desta forma quando eu colocar a asa sobre a fuselagem os 4 servos da asa estarão conectados ao receptor.
Alguém tem o esquema para soldar os fios dos servos neste conector?
Só encontrei a foto abaixo, mas não entendi.[/img]
Alguém tem o esquema para soldar os fios dos servos neste conector?
Só encontrei a foto abaixo, mas não entendi.[/img]
- Anexos
-
- conector-1.JPG (39.54 KiB) Exibido 10812 vezes
Andre
- Nisito BH-MG
- membro
- Mensagens: 412
- Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
- Localização: Belo Horizonte
- Contato:
Dré, não tem uma configuração padrão para esse conector, faz do jeito que achar melhor.
Mas não aconselho o uso desse conctor, (DB9) para servos. Com o esforço sofrido pela asa e o constante encaixe e desencaixe da asa, ele fica com folgas e pode causar perda de sinal nos servos.
Use conectores molex de 8 ou 12 vias. São mais confiáveis.
Mas não aconselho o uso desse conctor, (DB9) para servos. Com o esforço sofrido pela asa e o constante encaixe e desencaixe da asa, ele fica com folgas e pode causar perda de sinal nos servos.
Use conectores molex de 8 ou 12 vias. São mais confiáveis.
Nisito.
em F3J e afins o pessoal usa muito o DB9, pois com a baioneta os encaixes simplesmente não se movem.
Usam mais no painel central mesmo. Nas pontas vai o plug normal mesmo
[img:26335af950]http://www.f3x.com/htdocs/images/All%20Samba/pikebuild/db9_w_finished.jpg[/img:26335af950]
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=841007
em F3J e afins o pessoal usa muito o DB9, pois com a baioneta os encaixes simplesmente não se movem.
Usam mais no painel central mesmo. Nas pontas vai o plug normal mesmo
[img:26335af950]http://www.f3x.com/htdocs/images/All%20Samba/pikebuild/db9_w_finished.jpg[/img:26335af950]
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=841007
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
xi.. futaba? eca :D :D :D
Se vc pedisse pra eu indicar te falo: 9303 :lol:
Mas o seguinte.. acho que o 10C o Gauchinho usa inclusive (ou 12, não sei ao certo).
Até o 7CAP dá pra voar, pois tem função freio já mixado, mas as mixagens detalhistas ele não tem. Olhei no site da futaba e o 10C tem tudo!
Caso for iniciar no 2.4 reflita sobre os JR devido aos preços dos rx. Se isso for irrelevante a médio e longo prazo ou vc já tiver FASST o 10C atenderá 100%.
Na prática o 9C atenderia 100% também.
Qual modelo comprou?
Se vc pedisse pra eu indicar te falo: 9303 :lol:
Mas o seguinte.. acho que o 10C o Gauchinho usa inclusive (ou 12, não sei ao certo).
Até o 7CAP dá pra voar, pois tem função freio já mixado, mas as mixagens detalhistas ele não tem. Olhei no site da futaba e o 10C tem tudo!
Caso for iniciar no 2.4 reflita sobre os JR devido aos preços dos rx. Se isso for irrelevante a médio e longo prazo ou vc já tiver FASST o 10C atenderá 100%.
Na prática o 9C atenderia 100% também.
Qual modelo comprou?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
O DB( pode ser usado (mas é pesado) fixo na asa. Mas o conector que vem da fuselagem não deve ser fixo na fuselagem. Assim não ha perigo de com a tração e torção da asa acontecer mau contato e ruido. Use parafuso para fixar a conecção.
4 servos na asa significa 2 aileron e 2 flap.
Flaps podem ser ligados em paralelo
Aileron normalmente não.
1 contato para flap, + 2 contatos para aileron e sobram 6 contatos para alimentação, 3 positivo e 3 negativos.
So uma sugestão se voce insistir em DB9.
4 servos na asa significa 2 aileron e 2 flap.
Flaps podem ser ligados em paralelo
Aileron normalmente não.
1 contato para flap, + 2 contatos para aileron e sobram 6 contatos para alimentação, 3 positivo e 3 negativos.
So uma sugestão se voce insistir em DB9.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.