Fling ARF

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Moderador: Alvaro Sala

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Sergio Handa
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Re: Fling ARF

Mensagempor Sergio Handa » 15 Set 2005 17:42

[quote:6bc9cbe56d="comandante salgado"]Dia 10/09 sabado la na RTC eu fiquei vendo o Handa e o Gustavo so no estilingue com os planadores e aquela bringadeira me animou então fui hoje na Two hobbies e comprei o kit :roll:
Minha duvida é qual bateria usar o modelo é bem " justo "[/quote:6bc9cbe56d]


Bem-vindo a turma dos planadores Salgado. Você terá que usar um pack AAA de nimh ou então partir para packs de lipos pequenos 2S 250mA/h - 450mA/h. Eu estou usando uma E-tec 2s 450mA/h.

O mais importante é fazer com que os componentes embarcados(servos+receptor+bateria+bec) sejam o suficiente para que o modelo fique no C.G. INICIAL, indicado pelo fabricante.

Normalmente o C.G. apontada nas plantas e manuais é conservador. Não sei se será o caso do seu modelo, mas normalmente é possível atrasar o C.G. Aí você terá que eliminar mais peso do "nariz" da fuselagem.

A propósito quanto pagou no modelo, e quais as condições de pgto ?
Sergio Handa
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Sergio Handa
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Mensagempor Sergio Handa » 15 Set 2005 17:54

[quote:79559486da="comandante salgado"]Sergio o kit foi 240,00 pilas em 2x e vem um starter enorme!! o kit tambem é muito bem acabado.
A proposito onde compro o Bec?? uma Pack do Pc de celulas de nimh de 2/3 AAA de 300mha é suficiente???[/quote:79559486da]

2/3 AAA não entendi ? Pelo que sei precisará de 4 células para entregar os 4,8V nominais para alimentar o RX-Servos. A capacidade de 300mA/h é suficiente, mas você têm que fazer também uma estimativa de peso desse pack.

O bec é só no caso de usar as lipos. Eu estou usando um speed control ICS50 como bec.
Sergio Handa

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gustabmo
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Mensagempor gustabmo » 15 Set 2005 18:00

[quote:d116071514="comandante salgado"]uma Pack do Pc de celulas de nimh de 2/3 AAA de 300mha é suficiente???[/quote:d116071514]
Sim, é perfeito. Um pack de 4 celulas dessas pesa 30g, o que é um peso bem razoavel, mas como disse o Sergio, voce vai ter que acertar o CG dele. Se por acaso esse pack for muito leve e o CG estiver muito pra tras, em vez de por chumbo no nariz eu recomendaria por um pack mais pesado.

Monte o planador primeiro e veja quanto peso voce precisa no nariz pra acertar o CG, e escolha a bateria de acordo.

Sergio, 2/3AAA é um tamanho de pilha... tem o diametro de uma AAA mas é mais curtinha.
Gustavo - São Paulo/SP

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Paulo Leitner
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Mensagempor Paulo Leitner » 15 Set 2005 18:47

salgado!

BEm vindo ao voo á vela!!

cara, vc vai PIRAR com esse fling....o modelo é sensacional e LINDO!!!!

O bagulho é doido, o processo é lento, a pista é curta e tá cheia de carrapato.

MAS É DEMAIS!!!!!!!!!

AVOA FLING!

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andreyamin
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Mensagempor andreyamin » 15 Set 2005 21:02

[quote:bfff9b85e1="comandante salgado"]Desculpe pela informação incompleta, os packl que falei é com 4 celulas de AAA de 2/3 de 300mah, é aquela celula que usavamos para os modelos com motor 280 , cada celula pesa 8 gramas.[/quote:bfff9b85e1]

Sei qual celula é, são aquelas famigeradas Minamoto...quanto tempo, hein comandante?...rs
Já usei esse pack em planadores, duram uma tarde inteira de voos...
Bem vindo aos planadores!
Arruma esse briquedinho pra a gente brincar no sábado!

abs

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Eduardo
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Mensagempor Eduardo » 15 Set 2005 21:45

esse planado pode ser arremesado no plano mesmo pelo que vi nos videos?

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Mensagempor ricardo.felipelli » 15 Set 2005 22:46

Fala ai Magrão !!


Eu tambem comprei um desses.. fling.. e fiz um pack das bat. verdinhas do pc de 300 que usavamos nos optek brushed, foi preciso um pesinho extra.. coloquei mais 10gramas, ficou otimo.

Um fato que voce tem que se preocupar é com a fuselagem que é muito fragil, qualquer coisinha o gel quebra, fazendo pequenos furinhos... do mais... é pura diversao....


Mais um concorrente pro campeonado termica II :wink:


Ricardo

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Edgard
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Mensagempor Edgard » 16 Set 2005 10:39

A observação do Felipelli é muito importante.

Cole uma fita de embalagem pra proteger o nariz (do planador :lol: ), pois mesmo em pousos perfeitos ele danifica o pod.

Bem vindo ao silêncio total. :wink:
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

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Mensagempor srpab » 18 Set 2005 11:29

numa 'histartada' quanto de altura pode subir o modelo ?

ele eh bem leve, e deve planar muitooo, venho namorando a um tempo esse bird

nao sabia da fragilidade do pod, fita adesiva nele....

vo fazer mais umas cotacoes pra ver como anda o preco dele :roll:

e os servos, tem berco dentro ou como voce fixou ? (quais servos?)
Combate: Bateu é ponto.

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Mensagempor carlos renato » 18 Set 2005 11:38

o grande lance é ser fragil na fuseca, mas mesmo assim o modelo é bem atraente...
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!

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Mensagempor srpab » 18 Set 2005 11:43

to no chat agora...
Combate: Bateu é ponto.

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Mensagempor gustabmo » 18 Set 2005 18:17

[quote:a4a3e701e6="srpab"]numa 'histartada' quanto de altura pode subir o modelo ?[/quote:a4a3e701e6]
Se estiver bem dimensionado dá pra subir todo o comprimento da borracha + linha e até mais um pouco.
Gustavo - São Paulo/SP

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Mensagempor Paulo Leitner » 18 Set 2005 20:20

Gustavo:

Quando o modelo passa por SOBRE o histar, o lástico ainda está tensionado ou neste momento a tensão é zero?

ABS

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Mensagempor gustabmo » 18 Set 2005 21:18

[quote:657c8b031d="Paulo Leitner"]Quando o modelo passa por SOBRE o histar, o lástico ainda está tensionado ou neste momento a tensão é zero?[/quote:657c8b031d]
Se voce for fazer todos os calculos, quanto mais tensao tiver no elastico durante todo o tempo da subida, mais rapido o planador vai subir e esta é a subida mais eficiente (pense no inicio da subida: a gravidade está agindo na mesma direcao do arrasto, quanto maior for a tensao no gancho menor será, comparativamente, este "arrasto").

Olhando por outro lado e chegando no mesmo resultado: se lá em cima a tensao for zero, quer dizer que o elastico nao esta esticado. Se ainda houver tensao o elastico está esticado, portanto o planador está mais alto que na situacao sem tensao.

Ou seja: é melhor chegar lá em cima ainda com o elastico esticado.
Gustavo - São Paulo/SP

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Mensagempor Paulo Leitner » 18 Set 2005 21:33

[quote:49fd9633f3="gustabmo"]

Ou seja: é melhor chegar lá em cima ainda com o elastico esticado.
[/quote:49fd9633f3]

Isso, em algum momento, deve passar pelo controle do modelo durante a subida.

Quais os comandos , ou melhor, como devemos tentar comandar o planador para tornar a subida e tensão mais eficientes? OU isso depende apenas de um correto balanceamento do planador e do engate do histart?

Nunca voei histartando, mas^acho a idéia fascinante!
:D
ABS!

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Mensagempor gustabmo » 18 Set 2005 21:37

A coisa mais importante é a posicao do gancho...
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=50805#50805[/url]
Gustavo - São Paulo/SP

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Paulão

Mensagempor Dario » 19 Set 2005 12:46

Tem tb alguns modelos como os f3j e até planadores mais comerciais como o spirit 100, que com um transmissor 9 cap ou outro com tal função (start set- acho) ou algo parecido, função mixada em que os flaps se defletem bastante para baixo, e os ailerons dão uma leve compensada para almentar o poder de comando, desta maneira sobem muito mais verticalmente, tirando o maximo proveito do hi start.
ABS
[quote:9576a90bce="Paulo Leitner"][quote:9576a90bce="gustabmo"]

Ou seja: é melhor chegar lá em cima ainda com o elastico esticado.
[/quote:9576a90bce]

Isso, em algum momento, deve passar pelo controle do modelo durante a subida.

Quais os comandos , ou melhor, como devemos tentar comandar o planador para tornar a subida e tensão mais eficientes? OU isso depende apenas de um correto balanceamento do planador e do engate do histart?

Nunca voei histartando, mas^acho a idéia fascinante!
:D
ABS![/quote:9576a90bce]

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Mensagempor Dario » 19 Set 2005 13:03

Para planadores bem levinhos e com asa fraquinha, fiz um teste mto legal, e que deu certo, des de que tenha um ventinho acima de uns 5 ou 6 nós.
Usei uma borracha bem fininha (tipo garrote para tirar sangue) , o que possibilitou uma linha igualmente fina, ficando assim todo o conjunto mto leve, (não esquecendo que o planador tem que ser tb mto leve) na ocasião voei um sophisticated lady;
oque ocorre é que ele sobe totalmente pipando, vc muitas vezes ao longo da subida, da a ré com o planador esticando novamente a borracha, desta maneira alem de não forçar a asa de um modelinho fraco que certamente bateria palma em um guincho com 60kg ou trincaria todo o chapeado em uma borracha forte com 10 kg, vc sobe ele com apenas uns 3 kg e vai parar na estratosfera.
ABS

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Mensagempor Dario » 19 Set 2005 13:08

[quote:2d2172a274="Dario"]Para planadores bem levinhos e com asa fraquinha, fiz um teste mto legal, e que deu certo, des de que tenha um ventinho acima de uns 5 ou 6 nós.
Usei uma borracha bem fininha (tipo garrote para tirar sangue) , o que possibilitou uma linha igualmente fina, ficando assim todo o conjunto mto leve, (não esquecendo que o planador tem que ser tb mto leve) na ocasião voei um sophisticated lady;
oque ocorre é que ele sobe totalmente pipando, vc muitas vezes ao longo da subida, da a ré com o planador esticando novamente a borracha, desta maneira alem de não forçar a asa de um modelinho fraco que certamente bateria palma em um guincho com 60kg ou trincaria todo o chapeado em uma borracha forte com 10 kg, vc sobe ele com apenas uns 3 kg e vai parar na estratosfera.
ABS[/quote:2d2172a274]
Mais um detalhe mto importante é ficar 100% alinhado com o vento, pois por sair com mto menos velocidade, tense tb pouco comando, e se ele sair mto de lado com uma rajada lateral, a coisa pode feder em uma arvore ou algo do genero


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