Entendendo comparações entre polares

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Bacana !

O primeiro da lista é díficil de encarar por ser undercambered. Mas o segundo em um dia "flat" lá no torneio 1.5m :)

O interessante seria levar 2 ou 3 asas :wink:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Recomendo analisar um pouco o perfil. Não sei o que aquele Goe faz lá no topo, não tem cara de planar bem...

Fico com o S7075: http://www.nasg.com/afdb/show-airfoil-e.phtml?id=1057
Anexos
s7075.png
s7075.png (966 Bytes) Exibido 34136 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Nunca tinha nem prestado atenção, só olhei com mais detalhe depois da comparação numérica das polares que tenho.

Gostei dele pelo formato fácil de fazer e os números indicam que deve ser bom para térmica.

Ele é ligeiramente flapado, favorecendo a sustentação, mas o intradorso é quase plano, exceto pelo "Philips Entry" e pelo bordo de fuga flapado, portanto fácil de cortar nervuras.

O bordo de fuga fica num meio-termo legal, nem tão grosso quanto um Clark-Y nem tão fino quanto um Drella, portanto fácil de fazer e eficiente.

Será o perfil que usarei para o planador que estou construindo a meses. Já que é balsa não posso usar o método schultz de fazer a asa e ajustar a asa já pronta até melhorar o planeio "na mão"...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Na tentativa de colaborar para o enobrecimento do assunto neste tópico, fica abaixo o link para download do livro Digital "[b:b22e2a3229]The Glider[/b:b22e2a3229]" (1.114KB - PDF) do projetista italiano [i:b22e2a3229][b:b22e2a3229]Stelio Frati[/b:b22e2a3229][/i:b22e2a3229]. Uma verdadeira jóia do período pós WWII publicado em 1946 e, digamos, reeditado por Alfred P. Scott.
Apesar de estar editado em inglês, creio que será de grande ajuda para os mais sequiosos (como eu) de conhecimento.

Download: http://216.219.217.157/TheGlider/TheGlider.pdf

Mais informações: http://www.seqair.com/Frati/StelioFrati.html
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Muito bom Matte !

valeu !
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Grande Lucas!

Bom estudo para ti!

Abraço.

Matte
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Caro Alex,
minha asa glow, plaina muito,mas muito mesmo, quando acaba o combustivel..todos se surpreendem com o planeio dela.porem para pousar num lugar pequeno é terrivel, pois ela sempre vem veloz e precisa de uns 100 metros..nao sei o perfil pois comprei pronta.sei que é mais fina que a zagi 10..
entao se fosse o perfil zagi 12 ela ia dar mais arrasto e pousar em menor espaço, é isso??Se for otimo ...mas ai por sua vez nao comprometeria o voo acrobático e sua velocidade com motor a toda?
ou seja, eu fico aqui me perguntando, que perfil eu deveria cortar numa zagi para conseguir pousar em pequeno espaço..(pouco planeio né ?) e ao mesmo tempo permitir velocidade?(acho que isso nao vai ser possivel..)
ja li esse tópico varias vezes...mas nao é tao simples.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ricardo,

Se ela tem um vôo agradável do jeito que é, mudar o perfil por um mais grosso só vai atrapalhar. Vai ajudar a pousar em espaços mais apertados, mas vai voar mais lento, com mais arrasto e dificultar as acrobacias.

Talvez um spoiler como foi sugerido pelo CRG te dê resultados melhores.

Ou tente um perfil intermediário, de cerca de 10%.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Ok..

Para fazer spoiler eu necessito de um radio de mais canais..

a soluçao é tentar um intermediario mesmo...

de todo jeito o importante é que ,eu começo a entender mais um pouquinho a influencia dos perfis nas asas.

Ontem para pousar na praça eu matei o motor ,cabrei a zagi toda no trimer e no stick pra ver se ela estolava,mas nao estola.Ai vim descendo fazendo uma enorme curva..Olhando ela no alto parecia ate bem lenta,mas dai quando fiz a curva final para pousar ela ainda andou uns 100 metros e bateu de novo numa arvore.bom pelo menos zagi nao quebra..

Outro dia apontei ela em minha direção ja bem lenta e a uns 30 metros, matei o motor, cabrei tudo pra ela estolar. e cair na minha frente.ela so levantou o bico ,passou sobre minha cabeça e foi bater na cerca verde do vizinho..ainda bem que era uma cerca verde , senao adeus motor..

Estou pensando aqui que essa asa teria que estolar..vou tentar aumentatr os comandos e ver o que consigo..parece que sem motor a cabrada nao é muito eficiente.


Rick

grato

Rick
Avatar do usuário
fcalmon
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Ago 27, 2007 8:36 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por fcalmon »

Alexmag:

Percebendo sua facilidade com perfis arriscarei uma pergunta.

Tenho interesse em construir um aeromodelo Burnelli, o UB-14, como ele possui um liftbody gostaria de saber que perfil indicaria para asa e corpo?

grato,

Calmon
Responder