Tamanho é documento ?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Tamanho é documento ?

Mensagem por Marcos Quito »

Queria lançar esta discussão aqui.
Lembro-me de voar no "Terrão" - Guarulhos - nos idos de 90, e tinha um senhor, o Toninho, sempre de chapéu de cowboy que tinha duas frases que todos conheciam :

"Servo bom é da marca novo."
....
e

"Avião grande, prazer grande, avião pequeno, já viu"...

Isto era no tempo do glow.
A frase do servo sempre foi muito útil, mas naquele tempo só tinha aquelas 4 ou 5 marcas mundiais... Hoje talvez já exista servo novo que falhe...

O que quero discutir é a segunda frase, mas sobre planadores :

Fatos :
1. Modelo pequeno toma mais tapa do vento ou turbulência.
2. Quanto maior o modelo mais fácil de pilotar, e mais estável no ar.
3. Quanto menor o modelo, menor a quebra no pouso.
4. Quanto maior, maior o stress de quebrar, e maior a chance de quebrar.
5. O tamanho do modelo influencia na "velocidade aparente". Um F3J a 100km/h parece que está passeando na praça, tranquilamente. Um PSS de 1,2m a 100km/h parece uma bala.

Já tivemos várias vezes esta discussão no morro, lembro-me do Dario, Lang.
A comparação no exemplo era uma JW x F3F.

A JW o Dario judiava dela de toda forma, e ela lá, perfeita, inteira, voando que nem bala, e girando no roll feito aparafusadeira. É só tirar do carro ligar e jogar.

O F3F levou 30 minutos para ser montado, programado o rádio, gerou dúvidas, insegurança, será que tá certo, será que aguenta, etc..., CG, butterfly, dual rate, compensação, full wing, etc... em cima de um or$$$amento considerável desde rádio até modelo, e na hora do pouso foi tudo perfeito, menos uma pedra na ponta da asa, que deu um "creck", coisa mínima. Num modelo moldado, como é que vc convive com um "crek" na ponta da asa ?

Sei que os donos de F3J/F vão me odiar - mas é isto que a gente leva em conta na hora de escolher um modelo : Vale a pena ?

Não é só F3F não. Eu fiz um Quero-quero de 3 metros, lindo de morrer, mas quanto "prazer de voar" ele me trouxe ? 2 vôos que eu só voei porque decidi que não queria mais ele no meu armário ! Ou seja, voei para quebrar. Levei 4 meses construindo.

No último feriado só estando lá para ver a cara de pânico do André com seu novo F3F polonês virgem, imaculado e perfeito, que quase não voa por uma dúvida no leme do V tail. Daí finalmente voou, e para pousar ? Desespero. Mas pousou ótimamente.
Mas eu só ouvia ele dizendo : preciso colocar mais lastro, ele aguenta mais lastro. Porque em vôo, ele parecia lento. E o roll ? Muuuuuito lento mesmo, assim, frustrante.
E não vai adiantar colocar chumbo, digo, ele vai acelerar, mas não vai aparentar tudo isto. Vai acelerar se vc medir no radar, mas a percepção não vai mudar muito.

Em compensação, olhe o Mig-3 do Antonio Lasaitis (igual este do Renato), 1,1m de puro prazer de voar, igual a um caça da segunda guerra mesmo, faz tudo, numa plataforma de isopor com 2 canais, 700 gramas, uma bala !

De novo, isto aqui não é uma guerra, moldado x isopor, queria mesmo ouvir as idéias, prós e contras.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

Bem com certeza não sou a melhor pessoa pra responder isso. Euprefiro os pequenos, Sempre tive aviões de no máximo 80cm quando fuipara os planadores esse gosto continuou, tenho um planadorzinho de 80cm que é um capeta voando, claro sofre um pouco com turbulencia, mas tenho o Fling de 120cm que voa perfeito igual ao Spirit e o Aspire. Fiz um scrobático para enconsta de 200cm que fazia de tudo e muito rápido, fiz um outro tambem com a mesma envergadura que voei pouco com ele por problemas com o receptor não sobrou nem a bateria, voava muito manso e estavel.

Acho que o gosto pessoal é o que mais importa, tanto para grandes e para peguenos você consegue o mesmo voo, basta ter técnica para construir ou escolher o modelo certo para o tipo de voo que se pretende.
kiev-locha
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

Grande amigo Marcos, uma vez engenheiro, sempre engenheiro !!!! É formidável essa forma de pensar, até no hobby ! Realmente devemos projetar sempre.


Nikolas
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Bom vou colocar aqui minha breve experiencia.

Como um bom mineiro que sou eu fico em cima do muro no que diz respeito a tamanho de modelo mas vou dar minha opiniao sincera. Atualmente eu tenho um Fling de 1.2 um Plus+ dlg de 1.5 e um f3J Sharon de 3.4, e gosto demais de todos os modelos. Acho que cada um tem suas vantagens e desvantagens, vamos lá:

[b:01372456a7]Fling 1.2[/b:01372456a7] - Esse pequeno ARF tem um voo muito tranquilo e relaxante, lançando ele com hi-start ja consegui fazer otimos voos termais com o modelo sem maiores dramas, nao tem como muita coisa dar errada, pois alem de lento ele é leve e mesmo em pousos descuidados ele resiste bem. Outro pró deste modelo è o valor, cerca de 250 reais. o que è muito confortavel pro bolso de
aeromodelista pobre como sou.

[img:01372456a7]http://farm4.static.flickr.com/3553/3477377887_590c33dbf3.jpg[/img:01372456a7]

[b:01372456a7]Plus+ DLG [/b:01372456a7]- Modelo belissimo, asa moldada na forma de aluminio com material composto, balsa, fibra de carbono e fibra de vidro, pod e boom em fibra de carbono e conjunto de cauda laminado com FV.
Este modelo tive alguns problemas no começo, primeiro foi a falta de manual para fazer uma boa montagem, tive que pegar ajuda com o criador Mariao que me ajudou pakas, e com o Richard. -depois de passado esse drama fui pro primeiro voo. fazendo lancamentos fracos pra trimar o modelo em um pouso mais forcado o leme se desprendeu do boom e quebrou a linkagem de carbono, frustado, fui pra casa reparar o dano, na tarde do mesmo dia fui voar novamente e o montante(que ja vem colado de fabrica) do parafuso que prende a asa soltou no lancamento, por sorte o modelo pousou em seguranca mesmo preso por um parafuso apenas. Completamente frustado voltei pra casa mas como bom brasileiro e nao desisto nunca, reparei, reforcei essa parte e nao tive mais problemas. Outro ponto que tava me dando nos nervos era o CG que em teoria era pra estar 70mm do BA da asa que tem 190mm de corda, para atingir esse CG tive que colocar cerca de 30g de peso deixando o modelo que era pra ter 330g com 360g, isso me deixou muito chateado, mas depois desse momento a sorte comecou a virar pro meu lado. Ontem 24/04/2009 subi pra encosta em Sete lagoas decidido a deixar ele 100% -configurei todos os comandos com a ajuda do Mariao e la fui eu! pra minha surpresa ele se comportou super bem, mas no dive test notei que estava com peso de bico demais. porem como estava na encosta e sem muitos recurso preferi nem mecher nisso e fui voando com ele assim mesmo sem problemas.
Hoje dia 25/04/2009, fui para a pista onde voo com intencao de deixar ele 100% pra voo termal, foi aquela luta, tira 1 g poe 1 g trima aqui trima ali, mas no final valeu a pena. O modelo voa MUITO! Planeio nota 10! com o cg um "pouco" ( o meu cg final ficou 100mm do BA, mais da metade da asa) atrasado fica muito sensivel as termicas mas sem stolar nem com tendencias, simplesmente perfeito! valeu a pena cada centavo e suor que coloquei nesse modelo, e o melhor de tudo, o fabricante ta aqui do nosso lado, temos que dar muito valor a isso.
Sugiro que nas proximas versoes o modelo venha com um manual, mas no mais parabens Mariao pelo belo projeto, pra mim o plus é praticamente um mini f3j no que diz respeito ao voo e qualidade.


[img:01372456a7]http://farm4.static.flickr.com/3345/3477376913_c504d335fb.jpg[/img:01372456a7]

[b:01372456a7]Sharon[/b:01372456a7] - Comprei esse planador usado, no começo tive um pouco de receio por causa do peso e tamanho, 3.4 metros com cerca de 2.5kg por conta de reformas do antigo dono. A construçao como todo f3j é fabulosa, um show de tecnologia e qualidade, sem falar na beleza do modelo. Primeiro voo foi aquela coisa, mao tremendo sem parar coracao a mil(optei por fazer o primeiro voo na encosta, como a maioria de meus modelos) pedi pra um amigo lançar pra poder me concentrar nos comandos, fiquei com medo de lancar e ele ja ir perdendo, mas foi justamente o contrario. foi ele lancar e ele inflou, uma coisa maravilhosa, fiquei atè emocionado na hora, comecei uma curva, super suave, notei que tinha saido de um fusquinha(fling) e estava agora pilotando um formula 1, o prazer de se voar um planador desse tamanho nao tem preco que pague. A performance tb é outra, onde modelos menores lutam pra conseguir ganhar altitude, o f3j com seu peso todo mas com sua envergadura monstro ganha facil. Cada mergulho é majestoso passando rente a encosta, o som dele cortando o vento também da o charme. Sem palavras mesmo. Depois desse voo fui pro meu primeiro voo no hi-start com ele, a tremedeira voltou mas no mesmo dia com alguns lancamentos foi passando, e mais uma vez a performance fala mais alto.

[img:01372456a7]http://farm4.static.flickr.com/3588/3477376699_e71fda0f85.jpg[/img:01372456a7]

Falei pakas agora!
Mas vamos la as minhas conclusoes:
Modelos pequenos e baratos podem ser e sao diversao garantida.
Agora no que diz respeito a tamanho de planador e qualidade do material na construçao, acredito que isso faz toda diferenca.
Pra quem curte voar fim de semana sem preocupacao, eu recomendo modelos pequenos e ou simples como o fling, spirit, etc.
Agora quem quer performance e gosta de um voo mais esportivo, va de f3J/K/F/B, nunca voei planador escala, mas acredito que quanto maior melhor tambem. Os f3j, f3f, dlg, planadores de performance em geral, sao caros e dao dor de cabeça demais pra ajustar. Mas no final, o voo faz vc esquecer tudo isso e ficar rindo de uma orelha a outra.

Minha conclusao final: Tamanho é documento?

[size=24:01372456a7][b:01372456a7]SIM[/b:01372456a7][/size:01372456a7]


*Desculpem os mil erros de digitacao e falta de acento.
Avatar do usuário
edulago
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 8:56 am
Contato:

Mensagem por edulago »

Meu primeiro motoplanador tinha 2 metros... Meu segundo 1.2 metros, o terceiro 1.8 metros e o quarto terá 2.5 metros... Pela progressão da para ver que minha resposta é SIM!!!

O vôo é mais bonito... pode voar mais rápido e a impressão é que está lento... pode voar bem mais alto também... Problema: precisa de mais espaço para pousar (pelo menos no meu caso... meus modelos não tem flaps)...

Acho que é legal ter um pequeno também (especialmente para brincar em pequenas áreas na cidade), mas os maiores são imponentes e tem um vôo mais bonito de se ver!!!

OBS: Esta é a MINHA opinião... É bom ressaltar antes que os grandes mestres do e-voo acabem com a minha resposta!!! :)
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Legal, boas experiências, é isso aí !

Edulago, não se preocupe, cada um defende a sua opnião mesmo, perfeito.

Super experiência, Chtabajara ! Muito legal
...

Não sei se porque tenho 10 graus de miopia, e já estou no 4.0, eu tenho dificuldade de voar longe - mas gosto de voar longe - então gostaria de voar coisas grandes de novo. É muito legal vc voar no nível dos olhos e ir sumindo no horizonte, só para ver até onde o lift sustenda... ou perseguir um urubú - mas eles sempre avançam demais...

Mas não me empolgo mais a construir, tipo, "botar para quebrar" (máxima da galinha). Nem se fosse ARF, o problema não é construir, mas sim, destruir...
DRÉ
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Qui Ago 28, 2008 2:24 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por DRÉ »

No último feriado só estando lá para ver a cara de pânico do André com seu novo F3F polonês virgem, imaculado e perfeito, que quase não voa por uma dúvida no leme do V tail. Daí finalmente voou, e para pousar ? Desespero. Mas pousou ótimamente.
Mas eu só ouvia ele dizendo : preciso colocar mais lastro, ele aguenta mais lastro. Porque em vôo, ele parecia lento. E o roll ? Muuuuuito lento mesmo, assim, frustrante.
E não vai adiantar colocar chumbo, digo, ele vai acelerar, mas não vai aparentar tudo isto. Vai acelerar se vc medir no radar, mas a percepção não vai mudar muito.

Marcos.

Quando li esse comentário fiquei até na dúvida se vc se referia a mim. Apenas corrigindo é um F3B da República Checa e não é novo, comprei usado. Não fiquei desesperado em nenhum momento. Não falei nada de lastro. O roll foi lento porque estva ajustando o planador em seu primeiro voo e faltou dar mais curso de aileron.

Quanto a tamanho acho que posso responder, pois voei lá neste dia o Harpia 1.5m, o Fox 2m e o F3B 3.1m.

Gosto muito do Fox por ser rápido e acrobático, mas gostei muito do voo do F3B, pois é bem fácil de voar e pousar, é rápido, acrobático e estável diferente do meu Fox. Já o Harpia 1.5 é um ótimo planador para qualquer morro, voo ele perto de casa, mas realmente não pode ir longe ou perco ele de vista.

Também voo glow e não é diferente dos planadores COM RELAÇÃO A TAMANHO, quanto maior mais estável e mais fácil de voar.

Abs.[/u]
Andre
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Oi Andre,
Claro que primeiro voo nao conta, precisa muitos voos de ajustes ainda, com certeza.
...

Sobre o roll : creio mesmo que vc vai precisar fazer parte do flap atuar como aileron para o bicho rodar bem, a superficie dos ailerons é de 1/4 de asa, parece pouca.

Poxa, ele tá lindao para um usado, parabens !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
DRÉ
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Qui Ago 28, 2008 2:24 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por DRÉ »

Marcos

É verdade, neste planador vou precisar movimentar os flaps junto com o aileron, é que meu rádio ainda é 7 canais.

Obrigado pela ajuda com a cauda V.

Até a próxima.
Andre
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

...se tamanho é documento!?!?!? sei la, depende, vai que vc acha uma anã pela frente :twisted: ....brincadeira, apenas uma piada

Eu penso que depende muito do que, e como vc gosta de voar, para saber o que, e qual tamanho terá seu modelo.
Aqui no morro de Ita, modelos com 2M ja estao bom, nao temos muita elevaçao na encosta, a aréa de pouso é boa para este tamanho, porém a pressao é lisa e constante e alinhada, me satisfaço com meus modelos de 1,60, 1,50 e tbm os pequenos de 1,10 como o mig, p40....

Agora em Pira, com certeza terei como objetivo para um futuro proximo, pegar algum modelo maior, tipo 2, 2,5mt de asa para voar em especifico lá, e olha que nao muito vou pra lá, mas só o fato de vc estar em uma encosta como aquela, com uma area de sustentaçao enorme e um avanço muito bom, ao meu estilo de voo, precisaria de um modelo maior como por ex. o fox do Dre, que achei excelente, lindo e perfeito, gosto do tipo de modelos que aceleram bem, sao bem manobraveis e que dao medo na hora de um razante, mas um razo mesmo, de verdade, sem medo de ser feliz e sabendo que o modelo vai reagir aos seus comandos.
O pouso, por consequencia as incertezas se serão bem sucedidos ou nao, creio que faz parte do jogo, seria como em um combate de asas, se vc nao quer machucar o modelo, quebrar servo etc, nao entre... Logico que vc nao vai enterrar o modelo de qualquer jeito.

Bom, acho que para cada situaçao, tal modelo é bem vindo e lhe dará o prazer desejado.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder