Planta do Pod do Alegrinho para download

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Planta do Pod do Alegrinho para download

Mensagem por guitng »

Hoje pesquisei bastante sobre motoplanador então achei o Alegrinho que me pareceu bem simples e eficiente.

Achei um site interessante sobre a construção desse modelo:

[url]http://gustavo.exel.com.br/rc/fleet-timmaia/index.html[/url]

Então baixei as plantas do Pod e das asas, porém a planta do pod que existe nesse site era basicamente um croqui, então resolvi desenhar a planta do Pod em vetor no formato A3 para facilitar a impressão e gostaria de disponibilizar aqui no site para download.
Utilizei as proporções do desenho do Gustavo, dono do site.

O link para o meu projeto da planta do Pod é o seguinte:

[url]http://www.easy-share.com/1904949938/alegrinho_pod.pdf[/url]

Espero que gostem e que seja útil.

Abraço!
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

Pessoal,

Reparei uma coisa agora, parece que no modelo do gustavo a asa não é fixada em cima do pod, mas sim fixada sobre o boom.

No croqui do site ela era projetada sobre o pod, por isso desenhei a planta assim.

Agora ficou a dúvida...
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

Gustavo, o fato de fazer um MOTOalegrinho é pq sou iniciante e gostaria da praticidade do motor para começar...
Agora o Taba me deu umas dicas e acabei aprendendo mais sobre esse planador, é desenho do Mark Drela.

Semana que vem vou iniciar a construção com a minha planta mesmo se eu não achar a original.

Abraço!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:7b2cc55dfb="guitng"]Reparei uma coisa agora, parece que no modelo do gustavo a asa não é fixada em cima do pod, mas sim fixada sobre o boom.[/quote:7b2cc55dfb]
Exatamente, é isso mesmo.


[quote:7b2cc55dfb]No croqui do site ela era projetada sobre o pod, por isso desenhei a planta assim.[/quote:7b2cc55dfb]
Tem uma grande confusao no site do Alegrinho que é a seguinte:

Ele nasceu assim: eu queria participar de uma Vale Tudo (competicao de planadores com motor) entao construí um motoplanador mas já pensando em logo em seguida fazer uma fuselagem sem motor para aquela asa e usar nas competicoes de Minitermicos, e assim foi feito.

Diga-se de passagem houveram duas fuselagens sem motor pro Alegrinho: uma que era inteira de madeira e depois uma com boom de carbono.

No site as tres fuselagens aparecem na mesma pagina sem deixar muito claro o que é o que...


A fuselagem em que a asa é presa direta no boom é a segunda fuselagem sem motor, a que tem boom de carbono. E este com certeza foi o melhor conjunto!
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

Gustavo, muito obrigado por explicar esses detalhes do projeto.
Eu pretendo construir um planador essa semana, porém ainda estou definindo qual seria, o Alegrinho como MT não deve ter uma boa performace em colina.
Então queria construir um coringa, tipo um Fling por exemplo.
Estou contando com a ajuda do Chtabajara amigo meu que tem mais experiência em planadores.
Acho que vou construir uma asa 1.5m com perfil AG e um pod de balsa com boom de carbono e conjunto de cauda tradicional em balsa.

Muito obrigado!
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Decalque

Mensagem por guitng »

Galera, pretendo começar a construir a asa do Alegrinho até semana que vem, então pesquisei sobre uma técnica que usa decalque na balsa.

Basta imprimir usando impressora a laser e aplicar o papel sobre a chapa de balsa e passar thinner com um algodão nas costas do papel que o desenho fica perfeito na balsa para facilitar o trabalho e esquecer do carbono! (Esse método foi postado aqui no fórum pelo Marco Antônio neste tópico: http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11232&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=decalcando)

Fiz um PDF A3 com as nervuras do alegrinho partindo da planta feita pelo Gustavo e com desenho do Edson (aqui do evoo) o arquivo está pronto para ser decalcado na balsa, basta cortar com tesoura as partes para encaixar melhor na chapa de balsa e conseguir o melhor aproveitamento da área.

Reparem que o arquivo está espelhado para sair no sentido correto quando for transferido para a balsa.

O bordo de fuga é um teste, não sei se vai dar certo transferir o desenho dele, mas o que vale mesmo é a praticidade de transferir as nervuras.

http://www.easy-share.com/1905316120/nervuras-alegrinho.pdf

Abraço!
Guilherme Teixeira
Responder