Relatos de um iniciante em F3J

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Relatos de um iniciante em F3J

Mensagem por chtabajara »

Bom dia a todos!

Estou mandando este email, para contar um pouco do dia de ontem no Gaae em Sete Lagoas.

O dia começou prometendo, nuvens no céu, calor rachando, leve brisa, prometia muitas térmicas.

Eu, o Lambreta e o Cristiano fomos para o gaae para voar nossos planadores no hi-start. Ja haviamos voado algumas vezes por la, mas em dias frios, ou com bastante vento, entao na grande maioria das vezes treinavamos lançamento no hi start, e pouso. Ontem parece que baixou o santo la naquele local.

Cheguei um pouco tarde o marco e o cristiano ja estavam por la, assim que desci do carro vi que tinha algo diferente, estavam os dois com uma super cara de felicidade, igual criança quando ganha um caminhao de bala ou um super brinquedo novo, o cristiano ja havia feito dois lancamentos e voado por mais de meia hora em cada voo. e o marco preparava-se para o seu primeiro, lançamento. Dito e feito lançou e o planador pregou la no céu igual ima, parecia que tinha algo puxando ele pra cima, tava simplesmente perfeito, borbulhando termicas, o supra quase sumiu de vista, chegou a subir tanto que tinha que lançar parafuso pro modelo descer.

Cada acelerada que ele dava no céu mesmo estando muito distante, o planador gritava rasgando o vento, a sensaçao era de arrepiar.
Nao havia carregado meu sharon na noite anterior, enquanto o marco e o cristiano fazia a festa deixei ele por la carregando.

Bateria carregada, era hora de voar, la pras 14:00 e uns quebrados fui para o lançamento, como de costume a tremedeira tomou conta de mim. fiz o primeiro lançamento mas a tremedeira era tanta que ele começou a perder altitude e pedi pro cristiano assumir o comando, pousou, e la fui eu pro segundo lancamento, estava com um pouco de receio pois o meu modelo é bem mais pesado que os outros, mas pra minha total felicidade, tudo deu certo.

O segundo lancamento comecou muito bem, com a orientacao dos dois fiz o zoom no momento certo e consegui sair em uma altitude bem honesta. nesse segundo voo parecia que havia tomado um calmante e a tremedeira diminuiu. Como o v-tail tem o leme menos eficiente tinha que calçar ele no canto esperar o planador responder e começar a girar de forma bem suave apenas corrigindo um pouco o aileron e mantendo o profundor um pouco cabrado. O planador tb foi subindo, subindo foi a melhor sensaçao de todas! Fiz um voo tb de quase meia hora e na hora que pousei foi uma sensacao de prazer e satisfacao tao grande que fica dificil descrever.

Mais uma vez eu quero reforça pra turma de Minas, quem se interessa pelo voo termal, venha voar conosco, ou pelo menos sapiar como funciona o esquema.

Pontos fortes do dia:

*Cara de criança feliz do marco voando sentado na cadeira
*Pike do cristiano quase na estratosfera e gritando como se tivesse a poucos metros.
*Supra rodando alllttoo com os urubus
*Supra descendo em parafuso e mesmo assim com muita dificuldade.
*Minha tremedeira no começo e a tranquilidade do segundo voo.

Espero que tenha muitos fins de semana assim no ano! Com certeza essa semana minha produtividade no trabalho vai pelo menos dobrar, devido a felicidade!

Espero que esse relato, cheio de erros de gramatica e ortografia, incentive mais gente na categoria.

Um abraço e um otima semana para todos.


[img:288e95f678]http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/09052009567-b.jpg[/img:288e95f678]
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Isso... me mata de inveja mesmo!
Ontem quando me relatou isso tudo pelo MSN n parava de olhar pro meu F3J devidamente guardado na estante...

Parabéns ao trio!

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

esse ai sou eu! esse ai sou eu! esse ai sou eu!



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:ac1fc32727="Lambreta"]esse ai sou eu! esse ai sou eu! esse ai sou eu!



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:[/quote:ac1fc32727]

Tomara que tenha ficado com dor no pescoço de tanto olhar pro alto!
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:745dc4cca5="wildcat"][quote:745dc4cca5="Lambreta"]esse ai sou eu! esse ai sou eu! esse ai sou eu!



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:[/quote:745dc4cca5]

Tomara que tenha ficado com dor no pescoço de tanto olhar pro alto!
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:[/quote:745dc4cca5]

pior que fiquei

tenho que comprar dessas cadeiras que reclinam 80 graus rs
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mnluz »

Ta pra ver a cara de alegria e total ZEMMMM !!!!

Espetaculo, legal ver vcs voando e fazendo o f3j fora de Sao Paulo ! ! !

Espero que vcs consigam vir para a prova do dia 29 !!!! Vao ficar mais malucos ainda !!!
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Nós vamos! e com direito a pão de queijo e cachaça de Minas!
:D
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Fala moçada!

La venho eu postando aqui novamente mais um dos meus relatos.

Este domingo estive a convite do Victor Marcio (vulgo Victor da terra das enfermeiras), no sítio dele em Pará de Minas. Várias outras vezes ele já havia convidado, fazendo uma baita propaganda do local, porém por conta do trabalho e outros contratempos a coisa só foi adiando, mas nesse domingo finalmente deu certo e pude ir.

Acordei cedo, estava em Sete Lagoas, peguei o carro e segui rumo a Pará, o dia prometia, muitas nuvens e sol rachando. Por volta das 10:20 cheguei na entrada do sítio e o Victor foi até a estrada para me buscar, entramos na curta(cerca de 1km) estrada de terra até o sitio e ele havia me falado que iria sinalizar com a seta do carro onde seria o nosso local de voo, passando por corredor de árvore ele começa a dar seta para a direita, e quando olho, não acredito, um pasto de tamanho épico, totalmente plano e sem a presença dos bovinos, perfeito para esticar hi-start, guincho, plock monster, pirocoptero e voar, não acreditei quando vi, liguei pro Marco na hora pra falar como era bacana o local, mas como bom mineiro desconfiado, ainda tinha que voar la pra dar um veredicto final.

Demos uma rápida passada na sede da fazenda, o Victor me apresentou o local e descemos para dar inicio aos voos. Lançamos algumas vezes o DLG pra sentir o drama mas como estava com um vento relativamente forte não deu pra brincar muito. Resolvemos partir pra ignorância, fincamos o hi-start, pegamos o sharon e começamos a voar, fiz uns 2 lançamentos pra sentir mas havia esfriado um pouco devido a formação de nuvens que haviam intensificado e tampado o sol, por um período considerável de tempo então foi subir sustentar rodando um pouco e descer. Voltamos pra sede pra descansar um pouco e o tempo foi só melhorando, abrindo completamente e esquentando bastante, por volta de 14:30 esticamos o hi-start eu estava decidido a fazer um voo longo, e pra minha felicidade tudo correu bem, engatei em uma boa térmica logo após o lançamento, sai dela fui pra outra maior que estava logo acima de mim e o planador foi subindo, subindo, subindo, ficou pequeno la em cima. Pedi para o Victor cronometrar o tempo pois queria treinar pouso com precisão no tempo, quando ele cantou 8 minutos e meio eu estava bem alto e dei uns mergulhos e parafusos para descer, pois o planador só queria saber de subir e ir pra bem longe, pousei com 9:53, e fiquei bem satisfeito. Depois foi a vez do Victor voar, controlei o planador no lançamento fiz o zoom e passei pra ele o radio, sem muito costume com os f3j o Victor fez um ótimo voo, conseguiu segurar e ganhar altitute mesmo rodando de forma irregular, usando muito aileron e quase nada de leme, depois começou a perder assumi o radio mas não consegui achar outra boa térmica e pousei. Começou a ficar tarde e tinha que voltar pra não pegar estrada a noite, mas novamente ganhei minha semana.


Bom pessoa! eu sei que eu falo pakas! foi mal!

Mas não posso deixar de postar esse registro e agradecer mais uma vez ao Victor por estar oferecendo mais uma Excelente opção para nòs podermos voar nossos planadores sem preocupação, nem burocracia. O local è perfeito vejam pelas fotos e tirem suas próprias conclusões.

Agora é incentivar a turma e quem sabe em um futuro próximo organizar uma prova, regada a cachaça e pão de queijo.

Desculpem os milhares de erros de português como sempre!

FOTOS:

http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/sitiojms-espaco.jpg

http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/eu-sharon-clio-sitio-jms.jpg

http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/eu-sharon-sitio-jms.jpg

http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/planadores-chao.jpg

http://www.carlosribeiro.com.br/aeromodelismo/zena4.jpg


Abraço e Boa semana a todos
Carlos
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[yt]HizWvVuT15c[/yt]


[yt]5BKyteVOBDs[/yt]
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
victormarcio
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sex Set 05, 2008 1:46 pm
Localização: Pará de Minas, MG
Contato:

Mensagem por victormarcio »

O segundo relato do Carlos diz tudo!

Agora é só vir conferir de perto, voar!
Estão todos convidados é só marcar...


Abraços
Responder