Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Materiais alternativos.

Mensagem por Paulo Leitner »

)Alô Alô marcianos!

Galera, tô a fins de juntar num tópico só (este aqui, por sinal) as Diverasas alternativas que encontramos para substituir alguns materiais caros, por similares mais baratos, ou mais fáceis de serem encontrados.

Uma das soluções que me fez pensar neste tópico foi o ORacal, idéia dada pelo terabyte, que substitui " a altura" o monokote, e com qualidade similar. Outra coisa, é a entelagemn com celofane, que é super barata. Outra coisa são as "lâminas de corte" que o terabyte inventou para a dremmel, usando engrenagens de relógio.

Sendo assim, inicio o tópico falando de uma cola epoxi que encontrei no leroy merlin. É argentina (nem tudo é perfeito :twisted: ), vem em embalagem de 150 gramas (75 de resina + 75 de catalizador), de cura de 10 horas. É uma cola em massa, o aspecto é parecido com a durepoxi, porém bem mais "liquida", sendo portanto uma cola pastosa

custa apenas 20 reais por 150 gramas totais, (contra 10 reais da apresentação de 20 gramas de araldite ou similar).

Para bisturi, ao invés de comprar as láminas da x-acto (2,5 cada lâmina), estou usando uma lâmina da própria OLFA, que é bem mais fina e inclinada do que a tradicional, e forma uma ponta bem aguda, ótima para lugares apertados (12 reais o estojo com 10 laminas que contém 10 gomos.. MUITO mais barato que a x-acto....)

Quanto ás lixas, estou usando as Norton, que são um pouco mais baratas que a 3M e que me parecem MUITO melhores (não esfarelam nem em compensado naval 3mm)

por enqu\anto é só, mas gostaria de conhecer as soluções que vc encontraram por ai tbm!


ABS!
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Fala Paulão, muito legal a sua ideia de postar este tópico; Quanto a cola, acho mto cara, pois com 28,00 vc compra um kg de resina na maxepoxi, contra 133,00 o kg da referida.
Abraço
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Materiais alternativos?

Sempre procure nas caçambas nas ruas:

[b:74b39a8b04]Espuma de EVA[/b:74b39a8b04] - da pra fazer várias coisas, desde nariz até rodinhas
[b:74b39a8b04]Isopor [/b:74b39a8b04]- Qualquer peça com mais de 3cm de espessura serve pra asas e outros trecos. as peças que vem nas embalagens de geladeira são joia pra cortar asas.

[i:74b39a8b04][b:74b39a8b04]É a teoria do junk plane, construir barato e voar pouco ( já que enjoa mesmo) ...aeros para até 20 voos...[/b:74b39a8b04][/i:74b39a8b04]

Ajude na reciclagem de material ! :P

Outros:

[b:74b39a8b04]Chapas de aluminio de impressão em offset[/b:74b39a8b04] - para cortar gabaritos de corte para isopor, são baratissimos e podem ser cortados na tesoura comum;

[b:74b39a8b04]Kit de cabo de aço de pesca[/b:74b39a8b04] ( use o mais leve que encontrar) - para fazer linkagem pull-pull, usa-se quase todo material e ainda os tubinhos amassados pra prender tudo, excelente, leve e hi-tec!

[b:74b39a8b04]Varas de pesca pra fazer o boom[/b:74b39a8b04] - prefira os de fibra de carbono, são mais leves e menos flexiveis;

[b:74b39a8b04]Chumbo de pesca[/b:74b39a8b04] - para acerto de CG, geralmente servem como luva colados com cola quente dentro do nariz do planador.

[b:74b39a8b04]Varetas de bambu para espetinhos de churrasco [/b:74b39a8b04]( existem dois tamanhos, uso dos dois) - usadas pra os mais variados fins, desde suporte para elástico pra fixar asa, até para reforços e longarinas em modelos menores. o bambu é a fibra de carbono da natureza.

[b:74b39a8b04]Mídia de disquete[/b:74b39a8b04] - cortadas em pequenos retangulos, uso para fazer dobradiças;
Abs,
EY
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Pensei que eu fosse o único louco a ficar parando em fila dupla para catar lixo :D
Isopor eu tenho enchido o porta-malas toda a semana.
Adorei as dicas do Eduardo, todas muito boas.
Mais uma vez, parabens ao Paulo pela idéia deste tópico, perigas que com isto feche todas as lojas de aeromodelismo, que vendem saquinhos com 3g de peçinhas de plástico, por R$ 30,00, e abram lojas inspiradas em produtos de reciclagem, dentre eles espetos para churrasco, e materiais de caçamba de lixo. :)



Uso potinhos para exame de fezes (de preferência, sem ser de lixo hospitalar) para pesar e misturar resina pode-se comprar em farmácias, por 0,50 cda; aproveito a viajem para comprar um saquinho com 100 palitos de olhar garganta por 3,00, para misturar a resina.

Para se fazer canopis, uso garrafas de pet (Água S.Lourenço, e outras) e soprador térmico.

Para se fazer bicos dosadores p/ cola C.A, uso os tubinhos de plástico leitoso de push-roads, uma das poucas coisas baratas p/ se comprar em casas de aero modelismo; Eu os corto do tamanho desejado, aqueço um pouco o meio com isqueiro, e puxo devagar, fazendo aquele cabelinho, depois corto, e aqueço a parte mais larga para dilatar e entrar no bico da cola;
Pode-se usar a mesma técnica para fazer buchas para tirar a folga de links, esticando até a espessura desejada, cortando o cabelinho, enfiando no buraco a ser estreitado, e aquecendo as pontas para dilatar e não sair.
Abs.
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

PERA lÁ....

já tenho muito o que perguntar...

Dario, qual é a dessa resina epoxi?? é como cola araldite???? Mesma dureza, resistência, aplicabilidade, cura e etc???!?!?! :shock: :shock:
Fui á farmácia hj, para comprar os potinhos de exame de fezes que vc mencionou... PEdi logo 10. A mocinha olhou para mim, assustada de certo, e perguntou: "é pro senhor mesmo?!" e eu, ainda com sono e mal humorado respondi:"faz alguma diferença???" (já sei que não vou voltar nessa farmácia....)

Edu yammin, o que é essa espuma EVA??? É aquela amarela usada em parachoques de carro?? Acho que minha zagui tem essa tal espuma no ba, e acredito seja por isso que o perfil dela ainda se mantém... Outras zaguis sem tal espumna deformam muito rápido...

Vou experimentar esse bico dosador.... não aguento mais as minhas colas todas petrificadas no bico, ou pior, não aguento mais inundar minhas construções com um fluxo incontrol´[avel de cola....E não adianta cuidar bem da cola, ou aplicá-la com cuidado.... o bico dosador original sempre deixa a desejar....

Midia de disquete eu já tinha ouvido.... parefce excelente, pois é MUITo flexível e não estoura nem a pau....Chega de dobradiças caras, largas e pouco cnvenientes... CA para fixação???


AHHHH na leroy merlin tbm encontrei uma espátula de silicone na qual a epoxi não adere!@ é perfeita para fazer a mistura ou espalhar a cola. Depois que seca, é so entortar a espátula e a cola seca se desprende. Custa apenas 1 cruzeiro.

É isso ai, dario! TÔ de saco na lua de ficar pagando caro por coisas ditas "próprias para o hobbie"...
O renan, por exemplo, descolou uma vareta de inox e vende em pacotinhos de 10 por 5 mangos...

na aerob´ras, um similar custa 2,50 cada, e ainda oxida com o tempo...
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

[quote:843c752712="Paulo Leitner"]PERA lÁ....

já tenho muito o que perguntar...

Dario, qual é a dessa resina epoxi?? é como cola araldite???? Mesma dureza, resistência, aplicabilidade, cura e etc???!?!?! :shock: :shock: [/quote:843c752712]

Paulão, não sou nenhum expert em resinas, mas fui a fabrica da maxepóxi e pentelhei o técnico por quase uma hora, fizemos um estudo juntos de todas as resinas que eles vendiam, e chegamos a conclusão que a LY1553 (anteriormente citada aqui no forum) é a única que eles tem que não ataca isopor, e se presta a perfeitamente a nossa necessidade.
Resina LY1553 R$ 28,00/kg
Endurecedor r$ 50,00/Kg (usado a 30% do peso da resina)

Ou seja a cada kg (700g resina=R$19,60 + 300g=R$15,00 endurecedor) vc gastará R$ 34,60
Existem tb outras resinas, (que não podem ser usadas diretamente sobre isopor) que são até superiores e mais caras que esta, como uma que o Edson usa LY 5052 (usada normalmente para indústria aeronáutica, é a prova de fogo) mto boa para rodar térmica sobre queimadas :twisted: ...[/quote]
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Agora a dica para quem usa Epoxi:
Para limpar os pincéis, basta você ir a cozinha, sem que a patroa possa perceber, e furtar o vinagre. Aproveitando o pote já mensionado nas mensagens anteriores, encha-o com e vinagre mergulhe o pincel. Vai surgir uma mistura leitosa, fruto da reação química entre o ácido do vinagre e a resina. Assim você quebra a reação química entre o endurecedor e a resina. Depois é só lavar o pincel com acetona. Estará pronto para usar novamente. Nunca mais perdi um pincel.
Edson
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

em lojas de modelismo epoxi e bem mais barato que essa da leroy merlin
pois custa 32 reais e vem tubos de 115g de endurecedor e de resina

que da 230g pela epoxi de 5 minutos
não acho caro visto, que com 1 desses eu ja montei varios modelo e remendei varios deles , diversas vezes ....

a unica m***a que vc sempre prepara mais cola do que precisa usar :(
..............
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:f4d8d21963="Paulo Leitner"] o que é essa espuma EVA??? ...[/quote:f4d8d21963]

é o mesmo material daqueles tapetes com o abecedario de montar, para criança....usa-se tambem para conseto em tênis... e tem de varias medidas...
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

[quote:e737b7853c="mnovaes"]em lojas de modelismo epoxi e bem mais barato que essa da leroy merlin
pois custa 32 reais e vem tubos de 115g de endurecedor e de resina

que da 230g pela epoxi de 5 minutos
não acho caro visto, que com 1 desses eu já montei varios modelo e remendei varios deles , diversas vezes ....

a unica m***a que você sempre prepara mais cola do que precisa usar :([/quote:e737b7853c]


MNovaes,
Vc esta pagando quase 140,00 no kg ao invés de 36,00

Por 230g vc paga 32,00 com mais 4,00 vc terá 1kg da resina epóxi citada anteriormente.
Responder