como fazer mixagem para cauda em "V" ?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

como fazer mixagem para cauda em "V" ?

Mensagem por david loos »

boa noite pessoal!

estou querendo comprar um planador POP mas a cauda dele é em "V", e eu não sei se meu TX faz a mixagem (não sei manuseá-lo) meu TX é um FUTABA skysport 6A de 6 canais, e meu TX é um GWS R6N. pelo que eu li nele, ele fala algo em mixer, porém o TX é antigo e não consigo ler muito bem nele ( já peguei ele bem usadinho...)

recentemente fiz um tópico sobre este mesmo TX, pedindo manual ou alguma coisa a respeito dele, porém os links que me deram não abrem...

alguém poderia me dizer se é possível fazer a mixagem deste rádio com o TX? e como fazer?

(se o post está em lugar errado por favor me avisem que eu entro em contato com o moderador e peço para mudar de fórum!)

abraço e obrigado!
PP5 WLU"
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Seo seu radio não tem mix de leme e profundor, uso um mix muito usado nas asinhas zagis que serve para mixar ailerons com o provundor, ao invés de ligar os ailerons, ligue o leme e terá o seu controle de cauda em "V".
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

http://manuals.hobbico.com/fut/6va-manual.pdf
Avatar do usuário
Bian
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 5:08 am
Localização: Brasilia

Mensagem por Bian »

[quote:a736ac3a6f="claudiorfernandes"]http://manuals.hobbico.com/fut/6va-manual.pdf[/quote:a736ac3a6f]

Claudio, creio que o modelo que ele tem não possui as mixagens do 6va que é diferente. O mais simples eu creio que seja a aquisição de um mixer mesmo.
"É fácil ser pedra, difícil é ser vidraça..."
Avatar do usuário
rafael
membro
Mensagens: 609
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
Localização: Araras/São Carlos - SP

Mensagem por rafael »

[b:64624c71fb]David[/b:64624c71fb]
Se seu radio for o FP-6VA, como indicado pelo tópico do Claudio, esse link ira te ajudar; http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=294268 Com o RX original eu já consegui fazer, nao sei se terá resultado com o gws.
Abs. Favetta
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Evite usar/comprar mixers externos, eles nunca funcionam igual a um rádio que faz a mixagem internamente, pelo menos os que vi e voei davam glicth e eram muito imprecisos .
Tinha um 6 canais antigo que fazia sim mixagem basta ligar os canais certos e acionar as chaves corretas atrás do tx.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Supondo que não vá usar ailerons, se for o 6VA, basta ligar a mixagem de flaperon e a mixagem de elevator->flap . Isto fará com que os canais 1 e 6 fiquem mixados.

Como a mixagem de flaperon estará ativa, o knob do flap também atuará como trim do profundor.

Quanto a mixers externos, tenho certeza de que o Eduardo tem os motivos dele, mas já usei muitos mixers e não tive problemas de glitch.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

agora que peguei o rádio e posso ver certo que está escrito nele:

-mixing functions
-elevator to flap
-flaperon with aileron differential

o modelo é este:

Futaba Skysport 6A FP-T6VA

agora... desculpe minha ignorância, mas não sei como mexer no rádio, só sei as funções básicas dele, não sei como fazeer a mixagem, e o site que foi passado do manual do rádio não abre, ele fica incompleto, devo estar com algum problema no meu pc, pois a maioria dos sites que procuro sobre este rádio não abre... não é por preguiça minha de procurar, é que eu não me acho nestas coisas hehe

eu vi aqui a chave de ELV>FLP daí coloco ela na posição de FLP certo? e daí? está pronto? ligo um servo no canal 1 e outro no canal 6 do R6N e está tudo funcionando?

meu rádio é meio judiadinho, o antigo dono dele não cuidava muito dele e está com esta chave danificada, mas arrumo ela... mas é só colocar ela na posição e deu? tem mais alguma coisa?

muito obrigado pela ajuda!

abraço!
paulomodels12
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Set 13, 2009 10:15 pm
Localização: uberaba-MG

Mensagem por paulomodels12 »

faz uma mixagem mecanica!!!
fica show de bola!!
http://www.e-voo.com/museu/20021220/
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

David,

Veja como fazer a mixagem para este radio (http://www.voosilencioso.com/html/mixagem6va.htm):

COMO FAZER MIXAGEM PARA ELEVONS NO RADIO FUTABA FP-6VA

Isto pode ser obtido usando-se um servo para cada elevon. Os servos devem estar ligados nos canais 1 e 6 (pelo menos no receptor que possuo, que é o modelo FPR127DF com sete canais). Feito isso, ativar as funções FLAPERON e ELEVETOR/FLAP . Essas funções são ativadas acionando-se as chaves 7 e 8 na parte de trás do rádio.

Uma explicação: A função FLAPERON faz com que os ailerons possam trabalhar como tais e como flap também. Só que dessa forma a função de flap seria acionado pelo botão de girar e não pelo stick. Como fazer o acionamento pelo stick? Resposta: Ligando-se a função ELEVETOR/FLAP.

E tem mais: Na parte traseira do rádio acionando-se os botões de regulagem "DIFF RATE" pode-se conseguir ajustes diferentes para os elevons tendo com isso a função de ailerons diferenciais. Isso evita o efeito de guinada adversa.
Responder