Construcao Planador tipo Lak-19

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

Rodrigo2004
membro

Construcao Planador tipo Lak-19

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 00:45

Nao reparem a falta de acento, mas estou usando um computador emprestado e o teclado esta todo desconfigurado!!
Anexos
0.JPG
Tomando como ponto de partida o Lak-19 fiz um projetinho parecido. Meu planador vai ter 2m de envergadura, corda na raiz de 100mm, 80mm no ponto final do primeiro trapezio e 40mm na ponta. (sera que vai ser possivel???)
0.JPG (12.9 KiB) Exibido 53800 vezes
eta_005.jpg
Imagino que a asa seja a parte mais dificil de ser construida devido ao grande alongamento, tem que ter uma longarina muito bem projetada.
eta_005.jpg (32.04 KiB) Exibido 53794 vezes
lak19-triptyque-1.jpg
Eu sempre tive vontade de contruir um planador do tipo do Lak-19, acho muito bonito este tipo de aeronave.
lak19-triptyque-1.jpg (11.78 KiB) Exibido 53824 vezes

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 00:50

Comecando pelo mais facil, a construcao da fuselagem sera feita em primeiro lugar. Ela sera feita com uma casquinha de fibra bem fina e seu interior tera cavernas e reforcadores longitudinais.

O primeiro passo para a construcao foi fazer o modelo positivo para depois fazer o molde negativo da fuselagem. O molde positivo sera de isopor revestido com fibra de vidro.
Anexos
3.JPG
Em seguida cortei o isopor nas secoes onde serao coladas as cavernas de balsa
3.JPG (19.5 KiB) Exibido 53792 vezes
2.JPG
Depois cortei as cavernas de balsa que servirao de base para dar a forma a fuselagem
2.JPG (16.1 KiB) Exibido 53791 vezes
1.JPG
Imprimi o a vista lateral na escala 1:1 para cortar o isopor
1.JPG (19.88 KiB) Exibido 53793 vezes

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 00:55

continuando...
Anexos
6.JPG
Proximo passo foi colar a nervura da raiz da asa na fuselagem.
6.JPG (25.63 KiB) Exibido 53791 vezes
5.JPG
Juntando as partes novamente
5.JPG (17.18 KiB) Exibido 53790 vezes
4.JPG
Colagem das cavernas nas secoes
4.JPG (19.01 KiB) Exibido 53790 vezes

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 00:58

mais...
Anexos
9.JPG
Depois de fixar a empenagem vertical e lixar tudo com lixa 400, ficou assim….
9.JPG (25.48 KiB) Exibido 53797 vezes
8.JPG
8.JPG (24.62 KiB) Exibido 53790 vezes
7.JPG
Agora e hora do servico de desbaste…. Foi tirado o excesso de isopor com o estilete
7.JPG (26.87 KiB) Exibido 53790 vezes

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 01:05

Agora ja pode ser colocada a fibra para revestir todo o molde para dar mais rigidez e depois fazer o acabamento usando massa e lixa.

Cortei as fibras em tiras pequenas para facilitar a laminacao e nao formar bolhas… voces podem ver que eu usei duas seringas para fazer a dosagem da resina, o ideal seria utilizar uma balanca de precicao, mas na falta desta vai a seringa mesmo!!!! Nesse calor que esta fazendo qualquer coisa que voce misturar vai curar!!!
Estou usando resina epoxi da maxepoxi (araldite “m” e um endurecedor que eu esqueci o nome)
Anexos
13.JPG
Comecei laminando pela parte dianteira que estava mais rigida, o isopor deixou a cauda meio “mole”, entao para nao deixa-la torta depois de laminar deixei um pedaco para laminar depois que a parte da frente estiver seca, assim eu fixo ela e deixo alinhada
13.JPG (34.44 KiB) Exibido 53791 vezes
11.JPG
11.JPG (37.2 KiB) Exibido 53793 vezes
10.JPG
Detalhe do ponto de interferencia onde sera fixada a asa na fuselagem, tudo para diminuir o arrasto…
10.JPG (26.84 KiB) Exibido 53794 vezes

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 01:09

Agora da para perceber porque tem que ser feito o molde negativo, olhem como fica o acabamento do molde positivo depois de laminado...

Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.
Anexos
12.JPG
Da para ver que isso ainda vai dar trabalho!!! Vai precisar de um pouco de massa e muita lixa!!!
12.JPG (32.71 KiB) Exibido 53793 vezes

Marcelo
membro
Contato:

Mensagempor Marcelo » 07 Fev 2006 03:09

é um dos projetos mais audaciosos que ja vi por aqui
sempre quise ter esta coragemmmmmisso ta me amjudando :)

CYBER RON
membro

Mensagempor CYBER RON » 07 Fev 2006 07:01

Muito bom Rodrigo!!

Se continuar com o mesmo capricho que teve até agora tem tudo pra dar certo e será realmente um dos, ou senão, o melhor projeto que já apareceu por aqui no E-voo!!

Não deixe de postar mais fotos!!

Parabens pela iniciativa!!!
.

gustabmo
membro
Contato:

Mensagempor gustabmo » 07 Fev 2006 07:06

Rodrigo,

Um belo projeto e dá pra ver que voce está progredindo bastante bem. Concordo que a estrutura da asa nao vai ser facil mas pelo seu capricho até agora eu diria que tem chance de dar certo!

Esse perfil de asa que voce esta usando é o do planador original reduzido? Isso normalmente nao funciona muito bem... o numero de Reynolds, que mais ou menos mede o "tamanho do ar" em relacao à asa, é muito diferente num planador 1:1 e num aeromodelo, e o perfil tem que mudar de acordo.

Se voce estiver usando o perfil original sugiro que voce repense o assunto pois pode por um belo trabalho por agua baixo. Nao que nao vá voar... voa sim, mas poderia voar muito melhor com um perfil adequado.

harpia
membro
Contato:

Mensagempor harpia » 07 Fev 2006 07:47

Rodrigo, não faça o molde da fuselagem por enquanto.
Eu já fiz dezenas de modelos como esse e o mais crítico é o perfil da asa, como disse o Gustavo.
Você precisa aumentar o perfil da raiz para no mínimo 150mm. Se mantiver com 100 mm não vai voar bem e você vai se arrepender. Vai ficar fora de escala, mas saiba que todos os planadores escala até 1/4, geralmente são feitos com perfil maior em relação a escala do original.
Sugiro usar o perfil S3021, que é muito bom para planadores desse tamanho. É extremamente necessário você alterar o perfil na raiz. Aumente na mesma proporção no centro da asa até a na ponta, da seguinte maneira:

Raiz 150 mm
Meio 120 mm
Ponta 90 mm ( ideal 100 mm )

Da mesma forma o estabilizador horizontal tem que aumentar a corda e o tamanho para poder voar bem.

Obs.: Se quiser a asa de isopor cortada com CNC, faço pra você, vai facilitar o seu trabalho.
Edson

harpia
membro
Contato:

Mensagempor harpia » 07 Fev 2006 08:17

Fiz uns testes aqui e obtive o seguinte:
O perfil S3021 de 100mm tem um Coeficiente de sustentação CL= 0,64 a 90000 Reynolds, para tanto precisa voar a 50 Km por hora, para não estolar com um ângulo de 3º. ( foi o máximo que o programa conseguiu calcular)
O mesmo perfil com 150 mm na mesma velocidade voa num regime de Reynolds de 140000 e consegue voar num ângulo de 11º sem stolar e com CL de 1,27.
Este cálculo é importante para você entender em qual velocidade o seu planador vai voar.

Rafael Cotrim
membro

Mensagempor Rafael Cotrim » 07 Fev 2006 13:48

[quote:7481c13912="Rodrigo2004"]Agora da para perceber porque tem que ser feito o molde negativo, olhem como fica o acabamento do molde positivo depois de laminado...

Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.[/quote:7481c13912]

nessa foto vc usou fibra de vidro??
com que voçê aplicou?
uhm...

harpia
membro
Contato:

Mensagempor harpia » 07 Fev 2006 14:15

[quote:69c76e0c2a="dark"][quote:69c76e0c2a="Rodrigo2004"]Agora da para perceber porque tem que ser feito o molde negativo, olhem como fica o acabamento do molde positivo depois de laminado...

Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.[/quote:69c76e0c2a]

nessa foto vc usou fibra de vidro??
com que voçê aplicou?[/quote:69c76e0c2a]

Dark

A laminação é feita com resina epoxi do tipo que não agride o isopor. Esse processo visa dar rigidez ao conjunto para depois poder fazer um molde da fuselagem.
Quando se trabalha com resina epoxi, a proporção tem que ser rigorosamente respeitada. Não importa a temperatura ambiente, e sim a relação resina/endurecedor, em peso ou volume. No frio demora mais a curar,porém a resistência final é igual a peça feita num ambiente mais quente, o que muda é o tempo de cura.
Se usarmos menos endurecedor porque estamos num lugar cuja temperatura é de 30 graus, por exemplo, a cura será prejudicada, a peça ficará "emborrachada". Da mesma maneira, se usamos mais endurecedor, a peça fica emborrachada também. Não podemos confundir resina epoxi com resina comum ( poliéster). Esta última cura mais rápido se usar mais catalizador e mais lento se usar menos. Por que? é simples, é um plástico diluído em Estireno que depois de evaporado pelo calor da reação volta a condição de plástico. A resina epoxi cura a partir de uma reação química entre o endurecedor e a resina, o resultado é um composto único, portanto não ocorre evaporação do diluente, tudo que é usado se agrega e fica lá, a sobra de um dos componentes prejudica o resultado, sendo assim, mais resina e menos endurecedor, sobra resina/ menos resina e mais endurecedor, sobra endurecedore a peçafica sem resistência.
São dicas que aprendi e ainda aprendo todo dia, pois cada resina tem suas propriedades e temos que seguir todos os passos ditos pelo fabricante da resina, do contrário não vamos obter êxito.
Edson

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 07 Fev 2006 20:09

Rodrigo, excelente tutorial !]

Me explique uma coisa, depois de laminada a fuzelagem voce pretende "derreter" o isopor? se sim como voce faz isso já que há as barreiras que são as cavernas?
fale um pouco mais sobre o tecido utilizado e qual a previsão de camadas.

Estou fazendo uma fuzelagem com processo parecido e já cansei de tanto lixar e aplicar mais resina com microbaloons nos buracos....um trabalho sem fim, nao sei se sou muito perfecionista 8) ou s o isopor afunda ao lixar.....

obrigado

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 23:49

Eu nao estava muito preocupado com o tamanho da asa e o perfil, na verdade eu andei pesquisando qual perfil usar e eu achei um que parece ter ficado bom.

Eu estava pensando em usar o perfil FX61-163 na raiz e o FX60-126 na ponta para evitar o estol de ponta de asa.
Olhando as polares do perfil FX ele possui numeros parecidos com o perfil S3021 com uma asa de corda 150mm, porem o numero de Reynolds que eu utilizei foi para uma corda de 100mm na raiz.

Para um Reynolds de 68400 que corresponde a uma velocidade de 36km/h e considerando a corda media da asa a polar que eu obtive no javafoil foi a seguinte:

------------------( tem como colocar uma figura no meio do texto)??

Da para ver que o estol na raiz vai ocorrer com 9 graus e na ponta com 13 graus, sendo que o cl maximo e’ de 1,3. Isso esta bem proximo dos valores que o Harpia achou para uma asa de 150mm com o perfil S3021.
Se eu considerar uma velocidade de 54km/h vou ter um Reynolds de 103000 e o estol vai ocorrer em torno de 9 graus com um cl de 1,39.

Sera’ que com esse perfil ainda vai ser necessario aumentar a corda para 150mm?
Anexos
polar.JPG
Polar
polar.JPG (21.62 KiB) Exibido 53790 vezes

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Fev 2006 23:57

Dark -

Eu utilizei uma trincha(MG) ou pincel(SP) para aplicar a resina na fibra de vidro. Estou utilizando um tecido de 145g/m2, apliquei 1 camada sobre o molde de isopor.
Na verdade esse tempo quente ajuda um pouco na cura da resina principalmente porque a umidade do ar esta bem baixa. Eu ja laminei uma peca em dias frios e meio umidos utilizando uma balanca de precisao para dosar a resina e a peca ficou borrachuda.

Hoje eu terminei de laminar o modelo, ele ficou muito rigido! Quem quiser usar uma seringa para laminar acho que nao vai ter problemas com essa resina. Amanha eu irei comecar a melhorar o acabamento dele.

So para adiantar e explicar melhor aonde eu quero chegar, olhem este molde que o cara fez, espero chegar neste ponto. O molde que eu estou fazendo e’ para fazer o negativo da fuselagem, eu nao vou derreter o isopor, olhando as fotos da para entender melhor.

Pretendo deixar esse plandor com no maximo 500g ou um pouco menos, o molde da fuselagem de isopor com uma camada de fibra de vidro ficou com 130g, nada mal para quem nao economizou na resina… :shock:
Anexos
moule2jp-014.jpg
moule2jp-014.jpg (30.99 KiB) Exibido 53793 vezes
image_0001.jpg
image_0001.jpg (27.93 KiB) Exibido 53794 vezes

harpia
membro
Contato:

Mensagempor harpia » 08 Fev 2006 07:41

[quote:90c595d094="Rodrigo2004"]Eu nao estava muito preocupado com o tamanho da asa e o perfil, na verdade eu andei pesquisando qual perfil usar e eu achei um que parece ter ficado bom.

Da para ver que o estol na raiz vai ocorrer com 9 graus e na ponta com 13 graus, sendo que o cl maximo e’ de 1,3. Isso esta bem proximo dos valores que o Harpia achou para uma asa de 150mm com o perfil S3021.
Se eu considerar uma velocidade de 54km/h vou ter um Reynolds de 103000 e o estol vai ocorrer em torno de 9 graus com um cl de 1,39.

Sera’ que com esse perfil ainda vai ser necessario aumentar a corda para 150mm?[/quote:90c595d094]

Rodrigo.

Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, o seu trabalho está excelente. Sinto muito ter que dizer que o modelo com esse perfil não vai ficar bom.
Quanto ao perfil FX você não vai encontrar nenhum modelo atual utilizando-o, não serve nesse seu modelo. O S3021 é geralmente usado nos modelos dessa escala, eu tenho um Duo Discus aqui que usa esse perfil. Uma dica é pesquisar na internet no site dos fabricantes. Você vai ver muito MH, EPPLER, HQ, SD, HN etc, dificilmente FX ( muito antigo)
O que eu disse foi baseado nas pesquisas feitas e no que encontrei nos livros de aerodinâmica de aeromodelos.
Eu me atrevo a dizer estas coisas porque me sinto ai vendo o seu trabalho muito bem feito e percebo que algo pode dar errado com o perfil de corda muito pequena. Mais uma vez sugiro: use um perfil adequado e com uma corda mínima de 150 mm.
É simples de resolver, basta colar u novo perfil de compensado sobre o antigo e dar acabamento. Outro detalhe importante é o ângulo de incidência, em média é de 1,5º em relação ao eixo longitudinal da fuselagem.
Não copie exatamente o modelo original, o perfil é a primeira coisa que muda, a corda da asa, e o tamanho do estabilizador.
Vou dar um exemplo mais próximo da realidade: O Duo Discus escala cheia tem 20 metros de envergadura, uma corda na raiz de 94 cm e na ponta 18,8 cm. O meu modelo tem 2,5 m, portanto está na escala 1:8. Se seguíssemos a escala, a corda seria 11,7 cm e 2,35 cm na ponta, mas na verdade é 15 cm na raiz e 9 cm na ponta terminando em 4 cm no winglet.
Edson

a1a_terabyte
membro

Mensagempor a1a_terabyte » 08 Fev 2006 08:49

Ola se me permitem, concordo com o Harpia, se vc usar este perfil vc tera um resultado de vôo ruim, eu tenho um DG1000 e o perfil é um HQ 3-15, outro perfil que eu gosto muito é o eppler, quanto as proporções do modelo real/maquete, a corda tem que ser aumentada, não vou re explicar, o Harpia já disse tudo, era só pra colocar meu testemunho. Tenho uma lista interminável dos modelos de planadores (multiplex, Graupner, Hq...etc) comerciais e seus perfis, e realmente os eppler, HQ MH, EPPLER, SD, HN dominam.

Valeu

Tera

PS: Gostei das linhas do seu planador Rodrigo...

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 08 Fev 2006 20:34

Eu vou trocar o perfil!! Mas estou em duvida, entre os perfis S3021 e o HQ 3-15, eu achei o S3021 com uma espessura muito pequena ou será que é impressão minha? qual dos dois seria mais indicado?

Harpia, qual o comprimento do seu Duo Discus?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 08 Fev 2006 20:54

[quote:c6be6cd992="Rodrigo2004"]Eu vou trocar o perfil!! Mas estou em duvida, entre os perfis S3021 e o HQ 3-15, eu achei o S3021 com uma espessura muito pequena ou será que é impressão minha? qual dos dois seria mais indicado?

Harpia, qual o comprimento do seu Duo Discus?[/quote:c6be6cd992]

O S3021 vai bem para este tipo de aplicação, desde que aumente a corda.

Os perfis de aeromodelos geralmente são mais finos que os de escala cheia mesmo, o maior motivo é a faixa de Reynolds muito diferente em que eles trabalham.

Até pode-se usar um perfil grossão, mas o arrasto será muito maior e o planeio será bem ruim...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

AEROLIPE
membro

Mensagempor AEROLIPE » 08 Fev 2006 21:10

vai usar servos tipo s3004 ?

coloque + fotos!
abraços!

Paulo Leitner
membro
Contato:

Mensagempor Paulo Leitner » 08 Fev 2006 21:44

desculpe tbm meter o bedelho, mas como será feita a asa?

PErgunto isso pois um modelo com alongamento tão grande assim, com um perfil fino, vai te gerar uma dificuldade em fazer longarinas resistentes, pois eles estarão praticcamente juntas, não transformando muito bem a força de torçao em força de tração.

Uma asa tão longa assim é bem complicada de construir. Parabéns pela disposiçao

ABS!

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 09 Fev 2006 00:39

Modifiquei o desenho para a nova asa com corda de 150mm na raiz e perfil S3021, ate que nao mudou muito a aparecia do aviao, achei que ficou bom!

-Paulo-

Para projeto da longarina eu estou aceitando sugestoes, inicialmente eu estava pensando em usar um isopor com fibra de vidro laminada no bordo de ataque formando uma caixa de torcao e uma lonagarina de balsa com as mesas de fibra de vidro(fios longitudinais), nao sei se vai dar certo mas eu vou fazer uns testes com algo parecido. Nao queria fazer a asa inteira laminada para aliviar peso, e tambem por enquanto nada de fibra de carbono para deixar o projeto com um custo baixo, isso so em ultimo caso.

-------

Hoje eu lixei todo o molde e comecei a passar massa e lixar, acho que ainda vai ser preciso mais umas duas aplicacoes de massa e lixa para nivelar e deixar igual pintura de geladeira...heheheh
Anexos
B.JPG
Molde ainda sem aplicacao de massa
B.JPG (28.53 KiB) Exibido 53795 vezes
longarina.JPG
primeira estimativa para a estrutura da asa.
longarina.JPG (11.29 KiB) Exibido 53790 vezes
asa planta.JPG
Desenho
asa planta.JPG (15.3 KiB) Exibido 53789 vezes

harpia
membro
Contato:

Mensagempor harpia » 09 Fev 2006 00:39

[quote:b401de63f7="AEROLIPE"]vai usar servos tipo s3004 ?

coloque + fotos!
abraços![/quote:b401de63f7]

Um problema nessas asas é a pouca espessura. Não existe servo que caiba numa asa cujo perfil na área dos ailerons tem 12 mm de espesura. No meu Duo Discus os servos ficaram um pouco para fora.
O perfil S3021 tem 10% de espessura, assim na raiz vai ter 15mm e na ponta + - 10mm
É uma asa muito fina. No meu planador eu fiz uma longarina de carbono da raiz até 2/3 da asa, mesmo assim a asa era muito flexível porém resistente.
Na imagem tem um esquema para fazer a longarina de fibra de vidro ou carbono. Acho que você deveria usar uma camada de fibra sob a madeira para dar mais resistência.
Anexos
longarina.JPG
longarina.JPG (21.52 KiB) Exibido 53794 vezes
Edson

Rodrigo2004
membro

Mensagempor Rodrigo2004 » 09 Fev 2006 00:46

Para lixar a massa eu estou utilizando um toquinho de madeira com carpete em baixo, ajuda bastante. No inicio eu usei uma lixa 60, para tirar o grosso, depois eu 120 e no final uma 320. Talvez antes do acabamento final sera necessario uma lixa ainda mais fina....ainda tenho que aplicar mais demaos de massa para ver como fica...
Anexos
B (2).JPG
B (2).JPG (22.88 KiB) Exibido 53791 vezes
B (1).JPG
massa sem acabamento
B (1).JPG (25.84 KiB) Exibido 53790 vezes

Voltar para “Planadores e afins”