Construcao Planador tipo Lak-19

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Construcao Planador tipo Lak-19

Mensagem por Rodrigo2004 »

Nao reparem a falta de acento, mas estou usando um computador emprestado e o teclado esta todo desconfigurado!!
Anexos
Eu sempre tive vontade de contruir um planador do tipo do Lak-19, acho muito bonito este tipo de aeronave.
Eu sempre tive vontade de contruir um planador do tipo do Lak-19, acho muito bonito este tipo de aeronave.
lak19-triptyque-1.jpg (11.78 KiB) Exibido 56560 vezes
Imagino que a asa seja a parte mais dificil de ser construida devido ao grande alongamento, tem que ter uma longarina muito bem projetada.
Imagino que a asa seja a parte mais dificil de ser construida devido ao grande alongamento, tem que ter uma longarina muito bem projetada.
eta_005.jpg (32.04 KiB) Exibido 56530 vezes
Tomando como ponto de partida o Lak-19 fiz um projetinho parecido. Meu planador vai ter 2m de envergadura, corda na raiz de 100mm, 80mm no ponto final do primeiro trapezio e 40mm na ponta. (sera que vai ser possivel???)
Tomando como ponto de partida o Lak-19 fiz um projetinho parecido. Meu planador vai ter 2m de envergadura, corda na raiz de 100mm, 80mm no ponto final do primeiro trapezio e 40mm na ponta. (sera que vai ser possivel???)
0.JPG (12.9 KiB) Exibido 56536 vezes
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Comecando pelo mais facil, a construcao da fuselagem sera feita em primeiro lugar. Ela sera feita com uma casquinha de fibra bem fina e seu interior tera cavernas e reforcadores longitudinais.

O primeiro passo para a construcao foi fazer o modelo positivo para depois fazer o molde negativo da fuselagem. O molde positivo sera de isopor revestido com fibra de vidro.
Anexos
Imprimi o a vista lateral na escala 1:1 para cortar o isopor
Imprimi o a vista lateral na escala 1:1 para cortar o isopor
1.JPG (19.88 KiB) Exibido 56529 vezes
Depois cortei as cavernas de balsa que servirao de base para dar a forma a fuselagem
Depois cortei as cavernas de balsa que servirao de base para dar a forma a fuselagem
2.JPG (16.1 KiB) Exibido 56527 vezes
Em seguida cortei o isopor nas secoes onde serao coladas as cavernas de balsa
Em seguida cortei o isopor nas secoes onde serao coladas as cavernas de balsa
3.JPG (19.5 KiB) Exibido 56528 vezes
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

continuando...
Anexos
Colagem das cavernas nas secoes
Colagem das cavernas nas secoes
4.JPG (19.01 KiB) Exibido 56526 vezes
Juntando as partes novamente
Juntando as partes novamente
5.JPG (17.18 KiB) Exibido 56526 vezes
Proximo passo foi colar a nervura da raiz da asa na fuselagem.
Proximo passo foi colar a nervura da raiz da asa na fuselagem.
6.JPG (25.63 KiB) Exibido 56527 vezes
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

mais...
Anexos
Agora e hora do servico de desbaste…. Foi tirado o excesso de isopor com o estilete
Agora e hora do servico de desbaste…. Foi tirado o excesso de isopor com o estilete
7.JPG (26.87 KiB) Exibido 56526 vezes
8.JPG
8.JPG (24.62 KiB) Exibido 56526 vezes
Depois de fixar a empenagem vertical e lixar tudo com lixa 400, ficou assim….
Depois de fixar a empenagem vertical e lixar tudo com lixa 400, ficou assim….
9.JPG (25.48 KiB) Exibido 56533 vezes
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Agora ja pode ser colocada a fibra para revestir todo o molde para dar mais rigidez e depois fazer o acabamento usando massa e lixa.

Cortei as fibras em tiras pequenas para facilitar a laminacao e nao formar bolhas… voces podem ver que eu usei duas seringas para fazer a dosagem da resina, o ideal seria utilizar uma balanca de precicao, mas na falta desta vai a seringa mesmo!!!! Nesse calor que esta fazendo qualquer coisa que voce misturar vai curar!!!
Estou usando resina epoxi da maxepoxi (araldite “m” e um endurecedor que eu esqueci o nome)
Anexos
Detalhe do ponto de interferencia onde sera fixada a asa na fuselagem, tudo para diminuir o arrasto…
Detalhe do ponto de interferencia onde sera fixada a asa na fuselagem, tudo para diminuir o arrasto…
10.JPG (26.84 KiB) Exibido 56530 vezes
11.JPG
11.JPG (37.2 KiB) Exibido 56529 vezes
Comecei laminando pela parte dianteira que estava mais rigida, o isopor deixou a cauda meio “mole”, entao para nao deixa-la torta depois de laminar deixei um pedaco para laminar depois que a parte da frente estiver seca, assim eu fixo ela e deixo alinhada
Comecei laminando pela parte dianteira que estava mais rigida, o isopor deixou a cauda meio “mole”, entao para nao deixa-la torta depois de laminar deixei um pedaco para laminar depois que a parte da frente estiver seca, assim eu fixo ela e deixo alinhada
13.JPG (34.44 KiB) Exibido 56527 vezes
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Agora da para perceber porque tem que ser feito o molde negativo, olhem como fica o acabamento do molde positivo depois de laminado...


Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.
Anexos
Da para ver que isso ainda vai dar trabalho!!! Vai precisar de um pouco de massa e muita lixa!!!
Da para ver que isso ainda vai dar trabalho!!! Vai precisar de um pouco de massa e muita lixa!!!
12.JPG (32.71 KiB) Exibido 56529 vezes
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

é um dos projetos mais audaciosos que ja vi por aqui
sempre quise ter esta coragemmmmmisso ta me amjudando :)
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Mensagem por CYBER RON »

Muito bom Rodrigo!!

Se continuar com o mesmo capricho que teve até agora tem tudo pra dar certo e será realmente um dos, ou senão, o melhor projeto que já apareceu por aqui no E-voo!!

Não deixe de postar mais fotos!!

Parabens pela iniciativa!!!
.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Rodrigo,

Um belo projeto e dá pra ver que voce está progredindo bastante bem. Concordo que a estrutura da asa nao vai ser facil mas pelo seu capricho até agora eu diria que tem chance de dar certo!

Esse perfil de asa que voce esta usando é o do planador original reduzido? Isso normalmente nao funciona muito bem... o numero de Reynolds, que mais ou menos mede o "tamanho do ar" em relacao à asa, é muito diferente num planador 1:1 e num aeromodelo, e o perfil tem que mudar de acordo.

Se voce estiver usando o perfil original sugiro que voce repense o assunto pois pode por um belo trabalho por agua baixo. Nao que nao vá voar... voa sim, mas poderia voar muito melhor com um perfil adequado.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Rodrigo, não faça o molde da fuselagem por enquanto.
Eu já fiz dezenas de modelos como esse e o mais crítico é o perfil da asa, como disse o Gustavo.
Você precisa aumentar o perfil da raiz para no mínimo 150mm. Se mantiver com 100 mm não vai voar bem e você vai se arrepender. Vai ficar fora de escala, mas saiba que todos os planadores escala até 1/4, geralmente são feitos com perfil maior em relação a escala do original.
Sugiro usar o perfil S3021, que é muito bom para planadores desse tamanho. É extremamente necessário você alterar o perfil na raiz. Aumente na mesma proporção no centro da asa até a na ponta, da seguinte maneira:

Raiz 150 mm
Meio 120 mm
Ponta 90 mm ( ideal 100 mm )

Da mesma forma o estabilizador horizontal tem que aumentar a corda e o tamanho para poder voar bem.

Obs.: Se quiser a asa de isopor cortada com CNC, faço pra você, vai facilitar o seu trabalho.
Edson
Responder