Construcao Planador tipo Lak-19

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

Caramba!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que dia local e horas a estréia deste brinquedinho!!!!!
Com certeza vou estar pra ver e registrar tudo!!!

BARABENS RODRIGO....
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote:2ef6e8996d="Rodrigo2004"]A asa eu entelei com vinil branco, um vinil de 0,08mm de espessura da imprimax que custou 3,86/m2, ótimo custo benefício!!!

O peso final do modelo pronto para vôo ficou em 675g dando uma carga alar de 28g/dm2. Provavelmente vai ser um vôo bem rápido, o que vocês acham?? Alguma dica antes de testar em vôo?? O CG deve ficar em 1/3 mesmo??[/quote:2ef6e8996d]

Oi Rodrigo,

Se me permitir uma observação, este conector que vc esta usando para ligar o servo da asa com a fuselagem não me parece muito confiavél, já explico, esse conector universal como esta montado pode se desconectar durante o vôo, pode acreditar, gostaria de saber se vc fez algum tipo de trava para manter a união, eu já enfrentei problemas por isso, tenho usado, parece que não existe no Brasil, os conectores MG6 da multiplex, como vc pode ver na foto no link a seguir

[url]http://www.retroplane.net/mg19maquette/page3-br.htm[/url]

Bom era só isto,

Boa sorte com o modelo, com certeza é um belo trabalho digno de nota...


Atenciosamente

Tera
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

[quote:f15a5e87b2="a1a_terabyte"][quote:f15a5e87b2="Rodrigo2004"]A asa eu entelei com vinil branco, um vinil de 0,08mm de espessura da imprimax que custou 3,86/m2, ótimo custo benefício!!!

O peso final do modelo pronto para vôo ficou em 675g dando uma carga alar de 28g/dm2. Provavelmente vai ser um vôo bem rápido, o que vocês acham?? Alguma dica antes de testar em vôo?? O CG deve ficar em 1/3 mesmo??[/quote:f15a5e87b2]

Oi Rodrigo,

Se me permitir uma observação, este conector que vc esta usando para ligar o servo da asa com a fuselagem não me parece muito confiavél, já explico, esse conector universal como esta montado pode se desconectar durante o vôo, pode acreditar, gostaria de saber se vc fez algum tipo de trava para manter a união, eu já enfrentei problemas por isso, tenho usado, parece que não existe no Brasil, os conectores MG6 da multiplex, como vc pode ver na foto no link a seguir

[url]http://www.retroplane.net/mg19maquette/page3-br.htm[/url]

Bom era só isto,

Boa sorte com o modelo, com certeza é um belo trabalho digno de nota...


Atenciosamente

Tera[/quote:f15a5e87b2]

Na verdade eu estou usando dois pinos como trava na baioneta dentro da fuselagem, mas no conector nao tem trava, ele entra justo no encaixe. Será que isso não resolve?

Esse link que você passou é muito bom, uma construção excelente!! Eu vi o conector que ele usou, realmente parece que ele tem uma travinha, eu também ja vi modelos que utilizam um conector tipo serial, por isso não me preocupei muito com isso, mas de qualquer forma valeu pela dica, vou ver se acho algum conector com trava.
Anexos
asa com conector serial
asa com conector serial
# 3.JPG (19.18 KiB) Exibido 18193 vezes
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Conectores Serial

Mensagem por a1a_terabyte »

Oi Rodrigo,

Os conectores serial, desses de informatica, na minha opinião também não são uma boa solução a longo prazo, pois com o movimento das asas a conexão interna macho/fêmea vai afrouxando e dando falhas de contato, tenho um amigo que perdeu um Flamingo 2001 por isso, ao meu ver, o que realmente ser feito é: 1 - ou se tem um conector de alta qualidade (MG6 p.ex.) e se cola as duas partes, cada uma no seu lado, sendo que o conetor da asa deve ser colado com cola de silicone para ter jogo, ou então como vi no seu caso, deixar um dos lados soltos, é aqui tanto faz qual lado...

para vc ter uma ideia melhor do conector MG6

[url]http://www.topmodel.fr/pics/goods/010/0102978-5_big.jpg?1151293501[/url]

Bom é isso ai.

Tera
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

[quote:ddaef436f3="Rodrigo2004"][quote:ddaef436f3="Maicon"][quote:ddaef436f3="Rodrigo2004"][quote:ddaef436f3="Maicon"]Cara esse planador ta muito lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VC faz essa fuzelagem pra vender?? so a fuselagem sem pintura nada![/quote:ddaef436f3]

Vou ver se consigo um tempo para fazer algumas fuselagens para quem se interessar, posso fazer as nervuras cortadas na CNC também.[/quote:ddaef436f3]

Poderia me pasar um valor estimado??MP
Vc corta as nervuras em balsa ou faz a asa em isopor??[/quote:ddaef436f3]

Este eu fiz com as nervuras em balsa, nada impede de colocar uma asa de isopor com fibra laminada, neste caso uma cortadora cnc de isopor cairia bem, mas eu só tenho fresadora.[/quote:ddaef436f3]

E se fosse cortar as nervuras e uma fuselagem quanto sairia( EU TE ENVIA OAS BALSAS E VC ME CORTA) ??
=>FUTABA 10CG<=
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Cortar eu corto numa boa, só preciso arrumar um tempinho para fazer isso. Não esquenta com o preço!
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Aew o seu modelo ja voou?? Qual o peso dele com eletronoca? E sem?
Avatar do usuário
hermannet
membro
Mensagens: 473
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 4:03 am
Localização: São Paulo

Mensagem por hermannet »

esse planador voou ja?

desenterrando o tópico hehehe

me mande mp com o valor do corpo+asa

Hermann
Avatar do usuário
DIOGOB007
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Ter Mai 20, 2008 12:30 pm
Localização: São Miguel do Oeste, SC

Mensagem por DIOGOB007 »

Que capricho hein

Excelente

Parabéns
mas tem vídeo dele???
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Rodrigo,

Vc está de parabéns !
Bela máquina !

:!: :!: :!: :!: :!: :!: UUUUTA paciência !

Meu Quero-quero levou 4 meses, só balsa e compensado.
Nunca mais usei balsa, nem fiz projeto tão longo.
Sem traumas nem preconceito também, foi muito legal, ele só me trouxe alegrias.

-Coloca um video prá gente, né !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Responder