FAFNIR 28%

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

Fala ai Tera!!! :D :D :D

Já andei por la tambem, atualmente sou cidadão do UNIVERSO, sou um voador que atualmente estou criando essa gracinha que voce tem acompanhado ai.

Cara a criança ta ficando linda. Voce vai se ancantar com alguns detalhes que vou começar a postar.

Veja as novas fotos que preparei.

Uma novidade é que a fuselagem chegou ao fim. A partir de agora, só vou mexer novamente nela depois das asas prontas, que por sinal, começo amanhã a construção das longarinas. ( posivelmente amanhã vou postar os detalhes dessa construção )

Alvaro Sala, obrigado pelo teu incentivos, é sempre bom ler coisas estimulantes, principalmente sobre aquilo que realizamos.


Sobre a forma que pretendo voa-lo, certamente terei que reboca-lo, é um projeto que terá seu peso por volta dos 10 Kg e ainda não pensei onde e quando vou voa-lo. No momento estou concentrado resolvendo alguns problemas na construção e não quero fugir do objeto que é primeiro termina-lo.

Muito bom, vamos as fotos de hoje.
Anexos
A canopi pronta para receber o chapeamento
A canopi pronta para receber o chapeamento
123A.jpg (26.85 KiB) Exibido 8924 vezes
A canopi acabado e pronta para ser cortada.
A canopi acabado e pronta para ser cortada.
121A.jpg (20.51 KiB) Exibido 8924 vezes
O arremate da asa com a fuselagem para receber o chapeado
O arremate da asa com a fuselagem para receber o chapeado
119A.jpg (19.44 KiB) Exibido 8924 vezes
A construção da canopi
A construção da canopi
118A.jpg (23.47 KiB) Exibido 8924 vezes
A construção da canopi
A construção da canopi
117A.jpg (23.91 KiB) Exibido 8924 vezes
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

Novas fotos da construção.

É dificil não falar dessa coisa. Nem eu estou acreditando!

Comprovem pelas imagens:
Anexos
Detalhes do acabamento do leme com seus reforços.
Detalhes do acabamento do leme com seus reforços.
129a.jpg (14.88 KiB) Exibido 8918 vezes
Poe outro angulo
Poe outro angulo
128a.jpg (24.9 KiB) Exibido 8918 vezes
O chapeado da junção da asa com a fuselagem.
O chapeado da junção da asa com a fuselagem.
127A.jpg (21.06 KiB) Exibido 8918 vezes
O chapeado da canopi.
O chapeado da canopi.
125A.jpg (25.87 KiB) Exibido 8918 vezes
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

Flávio,

Interessante, pelas fotos vc está chapeando com balsa e depois usando um laminado para imitar a madeira (compensado)?

Essas curvas mais fechadas da raiz da asas devem ser um inferno pra fazer, você está usando qual técnica pra curvar a madeira, já que ninguém perguntou?

Grande trabalho, parabéns

Tera
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

Bom dia TERA!

Não há tecnica alem daquelas que qualquer aeromodelista conhece, digo aeromodelista que constroi.

Vamos as suas duvidas:

Até esse ponto da montagem o unico chapeado em balsa que utilizei foi no leme , nos demais pontos da fuselagem foram utilizados compensado de cedro, por não ter conseguido outra madeira, na espessura de 0,7mm.

Na parte da canopi e na raiz da asa, fiz enchimento de tocos de balsa e utilizei massa RENNER multimassa tapa-tudo 4680, para poder receber o chapeado de compensado de 0,7mm. Apos essa operação, na parte interna da canopi dever ser retirado os exessos do bloco de balsa (posteriormente vou mostrar fotos)

Normalmente o compensado inferior a 1mm tem a propriedade de curvar com mais facilidade, inclusive melhor que a balsa. Em curvas com angulos muito fechado o uso de Vidrex (limpador de vidro) facilita bastante na curvatura.

TERA, fique a vontade para perguntar sobre qualquer duvida.

Espero ter respondido sua pergunta.

Até mais.
Avatar do usuário
jorge
membro
Mensagens: 562
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 8:17 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por jorge »

Flavião o compensado de 0,7 e de 1 mm que você usa, é próprio de aeromodelismo ou normal de loja de madeira? :roll:

Seu trabalho tá :shock: :shock: :wink:

abs
Jorge
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

acompanhando...
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Como irá fazer o gancho de reboque?!

Me pareceu que o não há mecanismo?!

Lindo modelo, parabéns quero muito chegar a este nivel um dia!!
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

Parece que a coisa agora tá querendo engatar! :o :o :o
Fiquem a vontade para perguntar e tirar as duvidas, afinal, este forum não é para isso??? :D :D :D
Então vamos tirar as duvidas:

JORGE
O compensado como chamamos existem dos mais diversos tipos e padrões e qualidade. De uma forma geral, os fabricantes de kits utilizam o compensado naval ou aeronautico que são padrões ao quais dificilmente temos acesso por questões obvias, os fabricantes só fornecem em grandes quantidades e o preço geralmente é caro quando conseguimos pagar. Os utilizados em aeromodelos normalmente são importados e a qualidade e boa. Aqui onde moro, São Paulo, se voce procurar vai encontrar como eu encontrei, note que este modelo, até agora não foi utilizado nenhum material importado, excessão dos servos e epoxi, no resto, tudo foi adquirido aqui em São Paulo.
Entendo que se voce encontrar compensado de qualidade e madeira adequada, não ha como não utilizar. no meu caso, adquiri todo material em lojas que não são de modelismo, até porque, elas tambem buscão aqui no mercado interno.
Acho importante a troca de informação tendo que os preços estão pela hora da morte.
Obrigado pela pergunta.,

FLAVIÃO
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

FLOYDBH


:D :D :D Obrigado pela sua visita aqui no ninho dos GRANDES PASSAROS.
Sei que esse DRAGÃO vai ser mais que o bicho hahahahahahah...
Apareça sempre.

FLAVIÃO
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

FHKAWASAKI

É importante a sua pergunta, a foto que mostra o detalhe do gancho eu não havia postado por razões de tempo para encaminhar todas as fotos, mas muito bem segue ai a foto que voce pediu o gancho com o mecanismo que optei em colocar. Acho este mais simples e funcional, só por isso.
Quanto a um dia voce chegar a esse nivel de montagem tenho a comentar o seguinte:
Qualquer modelo, não importa o tipo ou tamanho, desde os mais simples aos mais complexos, se voce fizer com gosto e dedicação, não haverá nada melhor do que o resultado obtido. Erros e acerto fazem parte da nossa vida, o ruim é não fazer. Sonhe e acredite, trabalhe e voe muito.

Um abraço e volte sempre.

FLAVIÃO
Anexos
O gancho do reboque
O gancho do reboque
102a.jpg (20.93 KiB) Exibido 8791 vezes
Responder