Entelagem vale quanto pesa?

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Eduardo Yamin
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Entelagem vale quanto pesa?

Mensagempor Eduardo Yamin » 08 Mar 2006 13:39

Informações úteis, seguindo dados do site Bigfield e info da embalagem do lightex

[b:59b9ad1347]Oracover: [/b:59b9ad1347]64 g/m² à 109 g/m² dependente da cor
[b:59b9ad1347]Oralight:[/b:59b9ad1347] 36/g m²
[b:59b9ad1347]Lightex:[/b:59b9ad1347] 5.8g/pé² - convertendo dá umas 54g/m²

Eu e o Beto calculamos uma diferença de aprox 10 gramas pra uma asa de 1,5m com corda média de 18cm. Se for isso acho que ainda compensa comprar o Lightex, pois os preços dele são pela metade ao se comparar com o oralight.
Anexos
lightex.jpg
lightex.jpg (12.95 KiB) Exibido 5879 vezes
Abs,
EY

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andreyamin
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Re: Entelagem vale quanto pesa?

Mensagempor andreyamin » 08 Mar 2006 14:01

[quote:41a9baf4c9="Eduardo Yamin"][b:41a9baf4c9]Lightex:[/b:41a9baf4c9] 5.8g/pé² - convertendo dá umas 54g/m²[/quote:41a9baf4c9]

Pelas minhas contas, 5,8g/pé2 = 62g/m2
E a diferença de peso dessa asa de 1,5m em relação ao oralight passa pra 13g :evil: :D

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 08 Mar 2006 14:20

Acho interessante saber e divulgar o peso dos materiais de entelagem.

Não quero desvirtuar o tópico com materiais que não são usados normalmente para balsa, mas gostaria de acrescentar:

- ViniTac: 75g/m² a 100g/m² dependendo da cor, custa R$22,00 o rolo de 10m x 45cm (4,5m²), ou seja, R$4,88/m²
- Fita adesiva colorida: 40g/m² a 50g/m², custa cerca de R$3,00 o rolo de 45m x 4,8cm (2,16m²), ou seja, R$1,39/m²

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Mensagempor Eduardo Yamin » 08 Mar 2006 15:17

Os preços da HobbyDelivery:

Oracover:
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/ListaProdutos.asp?SecaoSite=1&categoria=1&secao=17

Monokote, Toughlon e Lightex
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/ListaProdutos.asp?SecaoSite=1&categoria=1&secao=16

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Mensagempor panapira » 08 Mar 2006 15:30

uma vez eu e um amigo meu fizemos essa pesquisa tbem... e o metodo mais leve foi o celofane...

eu acho que deu uns 18g/m²!!

Gustavo

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Mensagempor formel » 08 Mar 2006 16:49

E papel de seda? Antes e depois do dope? Alguém sabe?

[ ]s

Formel

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Mensagempor Sergio Massara » 08 Mar 2006 17:12

Tem o solite - 20,3 g/m^2 - http://www.laserarts.com/product_info.php?cPath=26_47_49&products_id=144

Para isopor tem gente que usa o papel kraft, 80g/m^2, apesar de horrivel, da resistência.

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Mensagempor Paulo Leitner » 08 Mar 2006 17:15

[quote:d2827b4022="formel"]E papel de seda? Antes e depois do dope? Alguém sabe?

[ ]s

Formel[/quote:d2827b4022]

Formel, ia abordar o mesmíssimo assunto!

Sempre gostei de trabalhar com papel japonês (flightspam, acho) e dope. E é BEM mais leve (mesmo BEm dopado) que os vinís..... MAs é frágil DEMAIS!!!


Acaba que por mais leve que seja, perde em funcionalidade para os sintéticos.....

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Mensagempor Sergio Handa » 09 Mar 2006 08:57

Edu, como é a resistência a tração, comparado com o Monokote ?
Sergio Handa
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Mensagempor Eduardo Yamin » 09 Mar 2006 11:23

[quote:fb00c53d7d="Sergio Handa"]Edu, como é a resistência a tração, comparado com o Monokote ?[/quote:fb00c53d7d]

Fizemos a entelagem com o lightex e já voamos, seguem minhas impressões:

- Apesar das informações acima, me pareceu mais leve que o Oralight;

- Aplicação foi relativamente fácil após descobrir a temperatura ideal do ferro, permite descolar para re-esticar.

- Encolhe muito rápido no soprador ficando dificil esticar de forma gradual, por isso em asas "leves" e sem chapeado, podem torcer facilmente a asa;

- Boa resitencia ao toque depois de aplicado e esticado, fez (e manteve) washout em asa chapeada;

- Parece mais frágil e após um dia de voos nota-se riscos causados nos pousos pela grama alta, não deve aguentar tanto tempo quanto o oralight.

- Nas superfícies de cauda, colado diretamente sobre a chapa de balsa, deu excelente acabamento, porém novamente dificil de controlar sua contração e torceu a chapa quando ela não ficava apoiada sobre superfície reta ao esfriar completamente.

Vale a pena pelo menor preço , mas somente em aplicações leves e que não irão sobrer abrasão, tomando cuidado na hora do soprador.
Abs,

EY


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