Haroldo Veloso, 18/08/2013

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional
Avatar do usuário
Arantes Jr.
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 1:19 pm
Localização: São Paulo - São Paulo

Mensagem por Arantes Jr. »

Li todas as mensagens sobre a questão abordada e concordo com as que se apresentam com a preocupação da segurança aeroportuária e do entorno da nossa pista.
A minha opinião é a seguinte: O tamanho dos modelos se por causa do "barulho" que fazem, mesmo que seja o ronco de um 100cc, não perturba o aeroporto e sim a vizinhança da pista e se no caso este mesmo 100cc que suponho ultrapasse os 2,20 metros de envergadura, pode sim e muito bem, ser notado da torre de controle do aeroporto e isto pode ser problema.
Quanto à altura de se alçar os voos, esta questão também está ligada ao visual do aeroporto mas isto eu acredito que resolvemos de uma maneira muito simples que é a de todos, sem exceção, respeitar a caixa de voo (distância, largura e altura) e voando sempre conforme a regra básica de se passar sobre a pista sempre contra o vento! "SEMPRE CONTRA O VENTO"... Assim se evita o grande risco de choques frontais, dando para voar com até seis modelos no ar sem que tenhamos que ir lá para cima não tendo que ficar desviando de modelos que passam de qualquer jeito sobre a pista contrariando as "leis" da aviação seja ela a real ou aeromodelismo.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Precisamos definir bem isso para não corrermos o risco de termos problemas.
Concordo com o Arantes, se o problema fosse barulho, então não se poderia voar nem um .15 sem mufla. Avião grande é visto de longe.

Como ficam os planadores? Pois eles voam bem alto atrás das térmicas.
taradoaero
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qui Nov 18, 2010 10:31 pm
Localização: sao paulo, sp

Mensagem por taradoaero »

[quote:1bba8a1e7d="Gilberto"]Precisamos definir bem isso para não corrermos o risco de termos problemas.
Concordo com o Arantes, se o problema fosse barulho, então não se poderia voar nem um .15 sem mufla. Avião grande é visto de longe.

Como ficam os planadores? Pois eles voam bem alto atrás das térmicas.[/quote:1bba8a1e7d]

eu não acredito que no visual a torre de Guarulhos tenha condições de ver os aeros voando, nem escutar o barulho do motor, so se estiver usando binoculo ou outros equipamentos...
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:44ddc00577="taradoaero"][quote:44ddc00577="Gilberto"]Precisamos definir bem isso para não corrermos o risco de termos problemas.
Concordo com o Arantes, se o problema fosse barulho, então não se poderia voar nem um .15 sem mufla. Avião grande é visto de longe.

Como ficam os planadores? Pois eles voam bem alto atrás das térmicas.[/quote:44ddc00577]

eu não acredito que no visual a torre de Guarulhos tenha condições de ver os aeros voando, nem escutar o barulho do motor, so se estiver usando binoculo ou outros equipamentos...[/quote:44ddc00577] Fabio, ouvir também duvido mas visualmente está enganado, dá para ver perfeitamente, nós mesmo quando estamos ainda na Av. do lado da torre vemos perfeitamente os aeromodelos em voo, imagine eles que tem visual privilegiado ...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

A torre certamente consegue ver os aeromodelos no Haroldo Veloso. Os modelos maiores podem parecer que estão voando mais perto, talvez isso incomode o chefe da torre. 90% do tempo eles estão de costas para o Haroldo Veloso, controlando os pousos e o tráfego no solo do aeroporto. Não sei se a torre de GRU é assim, mas Congonhas e outras que tive o prazer de visitar são quase totalmente a prova de som, caso contrário os controladores ficariam surdos hehehe!
Avatar do usuário
Arantes Jr.
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 1:19 pm
Localização: São Paulo - São Paulo

Mensagem por Arantes Jr. »

[quote:22548cb278="ferrabra"]A torre certamente consegue ver os aeromodelos no Haroldo Veloso. Os modelos maiores podem parecer que estão voando mais perto, talvez isso incomode o chefe da torre. 90% do tempo eles estão de costas para o Haroldo Veloso, controlando os pousos e o tráfego no solo do aeroporto. Não sei se a torre de GRU é assim, mas Congonhas e outras que tive o prazer de visitar são quase totalmente a prova de som, caso contrário os controladores ficariam surdos hehehe![/quote:22548cb278]

Com toda propriedade você citou que o interior da torre é isolado acusticamente e que também, devido ao controle do tráfego aeroportuário, os operadores da torre ficam "de costas" para a pista HV... daí se pode concluir que tem alguma coisa que incomoda a uns e não a outros. O problema é que estamos dentro da área de segurança aeroportuária sim e dentro dela, as regras tem que serem cumpridas mesmo que para nós, usuários da pista possa parecer exageradas algumas medidas mas pelo sim ou pelo não, vamos manter assim na tentativa de preservar um dos raríssimos locais na grande São Paulo onde ainda podemos voar desde pequeninos elétricos até os 50cc a gasolina!
Aeromodelismo, minha alma é que voa!
Responder