Aerobarco - depron - com planta em PDF

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Comentários

Mensagem por groepke »

[quote:2664d503cf="jpaniceto"]

Fiz uma pesquisa rápida e o "ESC para auto" parece ter o preço bastante salgado. É isso mesmo? Vi alguns de mais de 200 reais. :([/quote:2664d503cf]

Depende onde voce compra e o modelo, eu comprei esse [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11743__HobbyKing_Brushless_Car_ESC_60A_w_Reverse.html]aqui[/url] e uso ele como um pau pra toda obra. Ele esta em falta mas tem outro quase igual que esta no estoque.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Comentários

Mensagem por carlosm »

[quote:2af9cf545a="groepke"][quote:2af9cf545a="jpaniceto"]

Fiz uma pesquisa rápida e o "ESC para auto" parece ter o preço bastante salgado. É isso mesmo? Vi alguns de mais de 200 reais. :([/quote:2af9cf545a]

Depende onde voce compra e o modelo, eu comprei esse [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11743__HobbyKing_Brushless_Car_ESC_60A_w_Reverse.html]aqui[/url] e uso ele como um pau pra toda obra. Ele esta em falta mas tem outro quase igual que esta no estoque.[/quote:2af9cf545a]

Verifica no nauticurso em tecnicas e artigos que tem algo usando rele.
Para inverter a rotaçao você vai precisar inverter qualquer de dois fios do esc com motor.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Parte 3 - Motor

Mensagem por jpaniceto »

Continuando a construção e seguindo a planta do projeto, fiz os buracos para o encache da parede de fogo.




Ao invés de utilizar palitos de picolé, preferi usar um pedaço de madeira cortada de caixa de verduras.




Ainda não dei acabamento na madeira. Pode ser que eu ainda vá dar uma lixadinha nela porque fica bem mais apresentável.


A madeira não vai ser colada. Será apenas encaixada no depron. Estou pensando em uma forma de travar a peça aí para que não se solte, mas que seja desmontável. Desta forma fica mais fácil trocar o motor.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:33 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Impermeabilização

Mensagem por jpaniceto »

Bom, por dentro eu usei cola quente. Muuita cola quente.



Do lado de fora utilizei a cola epoxy. Usei todo o resto que sobrou da colagem das peças. Como eu já havia explicado, eu separei as peças da parte inferior do casco e agora tenho que usar mais cola para ter certeza que não entrará água.



Uma vez que já está impermeabilizado é hora de colar a parte de cima do casco. Mas pra isso já deixei pronto as dobradiças das partes móveis.








Agora fica faltando treinar entelar com vinil porque nunca o utilizei. 8)
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:38 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Treinando entelar com vinil

Mensagem por jpaniceto »

Muito bem, como já disse antes eu nunca entelei com vinil, somente com fitas. Como me disseram que o vinil é melhor pra impermeabilização do aerobarco e como eu gostaria que este ficasse bem acabado, resolvi treinar um pouco.

Pra treinar utilizei o primeiro avião que construí. Ele estava apenas no depron. Utilizeu um vinil azul que eu tinha por aqui. O resultado foi este abaixo:




Obs.: as partes vermelhas e laranjas estão enteladas com fita de embalagem. Somente a parte azul é vinil.



Conclusão: preciso treinar mais.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:39 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Treinando entelar com vinil

Mensagem por carlosm »

[quote:6ba5871623="jpaniceto"]Muito bem, como já disse antes eu nunca entelei com vinil, somente com fitas. Como me disseram que o vinil é melhor pra impermeabilização do aerobarco e como eu gostaria que este ficasse bem acabado, resolvi treinar um pouco.
Pra treinar utilizei o primeiro avião que construí. Ele estava apenas no depron. Utilizeu um vinil azul que eu tinha por aqui. O resultado foi este abaixo:
[b:6ba5871623]Obs.: as partes vermelhas e laranjas estão enteladas com fita de embalagem. Somente a parte azul é vinil.[/b:6ba5871623]
Conclusão: preciso treinar mais.[/quote:6ba5871623]

Bem, não entendi muito bem,"o treinar mais" :roll: se usar um vinil que está vencido, ou seje com a cola que não gruda direito em nada vai ajudar.
O vinil pede que se use "Soprador de ar quente" que pode até ser um secador de cabelo , sem o auxilio deste é dificil um acabamento bom.
No fórum tem bastante informação de como aplicar vinil .
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Re: Treinando entelar com vinil

Mensagem por jpaniceto »

carlosm escreveu:
jpaniceto escreveu:Muito bem, como já disse antes eu nunca entelei com vinil, somente com fitas. Como me disseram que o vinil é melhor pra impermeabilização do aerobarco e como eu gostaria que este ficasse bem acabado, resolvi treinar um pouco.
Pra treinar utilizei o primeiro avião que construí. Ele estava apenas no depron. Utilizeu um vinil azul que eu tinha por aqui. O resultado foi este abaixo:
Obs.: as partes vermelhas e laranjas estão enteladas com fita de embalagem. Somente a parte azul é vinil.
Conclusão: preciso treinar mais.


Bem, não entendi muito bem,"o treinar mais" :roll: se usar um vinil que está vencido, ou seje com a cola que não gruda direito em nada vai ajudar.
O vinil pede que se use "Soprador de ar quente" que pode até ser um secador de cabelo , sem o auxilio deste é dificil um acabamento bom.
No fórum tem bastante informação de como aplicar vinil .



Rapaz, eu não tinha nem pensado na validade de um vinil. :shock: Só por esta informação eu já vou providenciar um novo pra continuar os testes de entelamento.

O "treinar mais" é porque na prática a teoria é diferente... :), sendo assim, mesmo já tendo lido sobre aplicação de vinil e inclusive já tendo visto alguns videos que ensinam a aplicá-lo, existe algo, um certo refinamento, uma certa manuseabilidade e até um certo automatismo que só se pega praticando.

Este teste que fiz no avião da foto acima foi feito utilizando o fogão a gás (não diretamente no fogo, lógico).
As partes que o vinil cola sobre sí mesmo ficaram até aceitáveis. :D
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:42 am, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
lucaspitrowsky
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 6:25 pm
Localização: cuiaba mt

Mensagem por lucaspitrowsky »

ola pessoal sou novo aqui no é voo queria saber do que preciso para fazer a parte elétrica e mecânica (motor e etc) e também quéria saber aonde você encontrou esse projeto do barco me passa o link por favor.
(sou apaixonado por barco e aeromodelos e fiquei muito interessado em fazer esse projeto)



agradeço desde já.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:afb4d0a0cb="lucaspitrowsky"]ola pessoal sou novo aqui no é voo queria saber do que preciso para fazer a parte elétrica e mecânica (motor e etc) e também quéria saber aonde você encontrou esse projeto do barco me passa o link por favor.
(sou apaixonado por barco e aeromodelos e fiquei muito interessado em fazer esse projeto)
agradeço desde já.[/quote:afb4d0a0cb]

Então lucas,
Seja bem vindo ao fórum.
E bom ter cuidado e não atropelar e querer que as coisas caiam do céu.
Irás encontrar várias pessoas dispostar a te ajudar , mas desde que sintam que realmente estas fazendo por onde.
O que você deseja sobre a planta, bastava ler o tópico com bastante atenção, pois, o tal link que você quer foi informado logo no início.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
lucaspitrowsky
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 6:25 pm
Localização: cuiaba mt

Mensagem por lucaspitrowsky »

[quote:10ca26b9df="carlosm"][quote:10ca26b9df="lucaspitrowsky"]ola pessoal sou novo aqui no é voo queria saber do que preciso para fazer a parte elétrica e mecânica (motor e etc) e também quéria saber aonde você encontrou esse projeto do barco me passa o link por favor.
(sou apaixonado por barco e aeromodelos e fiquei muito interessado em fazer esse projeto)
agradeço desde já.[/quote:10ca26b9df]

Então lucas,
Seja bem vindo ao fórum.
E bom ter cuidado e não atropelar e querer que as coisas caiam do céu.
Irás encontrar várias pessoas dispostar a te ajudar , mas desde que sintam que realmente estas fazendo por onde.
O que você deseja sobre a planta, bastava ler o tópico com bastante atenção, pois, o tal link que você quer foi informado logo no início.[/quote:10ca26b9df]
Responder