como tirar interferencia do motor brushed?

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
jhonatan19
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 12:29 pm
Localização: marica RJ

como tirar interferencia do motor brushed?

Mensagem por jhonatan19 »

nao sei se estou postando o topico no lugar certo, mas é o unico que fala de automodelos...
bom eu pratico aeromodelismo, uso motores brushless,radio 2.4ghz , o basico para aprender sabe? mas eu tenho um carrinho de controle remoto da candide(furreca mesmo) e comprei um esc BRUSHED no hobbyking, chegou rapidinho(20dias) instalei o esc e funcionou, o unico problema é que quando passa dos 50% da aceleração o servo da direção começa a tremer, e quando passa dos 80% da aceleração ele vira todo pra um lado e só volta quando desacelero...
o carrinho usava uma bateria de 3.7Volts, o motor tem um capacitor escrito 104 nele, a cor dele é um coral um pouco escuro.

tenho certeza que é o motor que esta fazendo interferencia pois ja liguei em 3 motores brushed , e nao interferiu em nada(um 370c eo resto nao sei qual é)
queria que alguem me dissese oque devo fazer entre os polos do motor para que isso n ocorra?

aguardo respostas=]
Rádio HK 6df - aviao Scout 100cm - zagi 120cm(sem eletronica)
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

se o seu motor não tem, sera necessario instalar dois capacitores de cerâmica de 100nf com o objetivo de tirar interferencia do rx.

[img:728e568057]http://www.elwire.com/faq/seq/seq5/images/0.1uF.jpg[/img:728e568057]

soldar um lado do capacitor em cada polo e o outro lado na carcaça

[img:728e568057]https://www.rmgsailwinch.com.au/rmg/product_images/uploaded_images/mf334.jpg[/img:728e568057]
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
jhonatan19
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 12:29 pm
Localização: marica RJ

Mensagem por jhonatan19 »

muito obrigado carlosm botei esses dois capacitores e esta funcionando perfeitamente :D
o motor tinha um entre os polos, mas creio que nao foi o suficiente rsrs, ai botei mais 2 do jeito que você me falou e esta muito bom!!!!

muito obrigado pela sua explicaçao e pela paciencia tambem de fazer uma resposta tão boa por mais simples que tenha cido a minha pergunta rsrs.

valeu agora o carrinho ta show :P amanha vou fazer um video dele andando e posto aqui.

abraços!
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: como tirar interferencia do motor brushed?

Mensagem por edbfraga »

Rapaz. Ótima questão.

Gostaria de saber se tal modelo pode ser usado para reduzir outras interferencias. Como que as que acontecem com o CDI. De modo a tornar possível o uso de uma bateria para o CDI e o receptor sem ter problemas com interferência?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: como tirar interferencia do motor brushed?

Mensagem por LaercioLMB »

Se isso fosse confiável já seria feito a muito tempo.
A tensão de um motor brushed não é nada comparada a alta tensão de um CDI.
O problema não é o circuito do CDI e sim a faísca gerada lá na vela.
Em carros existiam capacitores eletrolítico que amenizavam a interferência causada no rádio do carro, mas só amenizavam, pois ainda existia, só o som do carro se sobrepunha aos ruídos de interferência
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder