Meu primeiro caminhão judiado - 1:25

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Meu primeiro caminhão judiado - 1:25

Mensagem por ivangouveia »

Olá a todos.
Já faz bastante tempo que não posto nada aqui. De certo modo, as minhas montagens não combinam muito com este site que visa mais aquelas em que prevalece a idéia da dinâmica. As minhas quase sempre são estáticas. Mas devido à boa recepção que tive anteriormente, resolvi compartilhar mais esta.

Trata-se de um caminhão FNM modelo V-5 usado na extração de madeira. A idéia é montar um diorama que conte a história deste caminhão e do madeireiro, mas também alertar sobre a devastação de nossas florestas.

Como é o meu primeiro modelo com caracterização, muita coisa pode ser dita no sentido de me fazer ver onde e o que pode ser melhorado no futuro.

A escala é 1:25

Obrigado




Editado pela última vez por ivangouveia em Qui Abr 23, 2015 9:51 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Ivan, nesta página tem muita informação útil, pois embora o site seja especializado em plastimodelismo, as técnicas de pintura e envelhecimento, por exemplo, são universais a meu ver.
Abraços e parabéns como sempre... Eu vi muitos desses bichões na infância, em especial arrastando inacreditáveis cargas serra acima vindos de Santos...
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

[b:c1a1fff3b7]Claudio[/b:c1a1fff3b7], muitíssimo obrigado.
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Belíssimo trabalho! Simulou muito bem a lama! Eu achei um pouco carregado na lama, mas como nunca vi um caminhão que trabalhe em tais condições, não duvido que um posso ficar assim, com tanta lama...
Gostei dos detalhes, como o parachoque traseiro amassado, os guinchos (são cabos de verdade?), a caçamba (fez em balsa?). Uma coisa que não sei se é possível reproduzir, mas que ficaria legal, seria riscos no parabrisa, feitos pelo próprio limpador, sugerindo falta de troca das paletas... Mesmo assim, gostei do detalhe da parte limpa pelo limpador! Aguardo o diorama, admiro muito essas construções!

Abraços e parabéns pelo trabalho!

PS: aqui os riscos aos quais me referi:
[img:f8b9d17cf2]http://2.bp.blogspot.com/_s5jGdbA0oCc/TRtHzKk05BI/AAAAAAAACfk/QEiOBIJezog/s1600/rally_senhordobonfim_aracaju%252520064ok.jpg[/img:f8b9d17cf2]
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

[b:5920dbbf86]Pakito[/b:5920dbbf86], muitíssimo obrigado.

Eu também acho que carreguei muito na lama. Mas já vi caminhões tão enlameados assim. Na verdade, eu queria ter deixado com um pouco menos de lama.

Os cabos são de fio de antena wireless de notebook.
A carroceria foi feita de fibra de vidro.

Dá para fazer os riscos. Obrigado pela idéia. Vou fazê-los assim que puder.

Aqui está mais uma foto com detalhes do amassado no para-choque dianteiro.

Editado pela última vez por ivangouveia em Qui Abr 23, 2015 9:52 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Belo trabalho, falta também as marcas de mão nas portas, principalmente no motorista, e pra ser mais real, tente imitar marcas de mão também tentando limpar os farois e lanternas traseiras.
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

[b:64ecc71674]juliogdiana[/b:64ecc71674], muitíssimo obrigado.
Tem razão. Vou me atentar para essas considerações.
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Puxa vida!

Você trouxe a lembrança do antigo "FÊNEMÊ"

Vou mostrar as fotos pro meu pai

Ah, no meio do mato so limpavam os farois antes de passar pela policia ou a noite, caso nao desse para iluminar o caminho no mato

Cadê a placa? Ela tinha que ficar limpa, (pelo menos os numeros) diga-se de passagem mal e porcamente, pra policia nao parar o caminhao

Valeu!

Editando: Os que vejo hoje na Amazonia, no Pará, normalmente (arrastando mais do que poderia em madeira pra jogar no rio) so tem volante (as vezes meio quebrado), um caixote de madeira pro doidão sentar, sem boleia, sem placa, sem um dos farois, e ele ainda vai sem camisa...

Foi a evolução no roubo de madeira! A policia nao existe mais em alguns lugares ou finge que nao existe
Avatar do usuário
Cmte Gueirova
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 6:01 am
Localização: Tres Lagoas, Mato Grosso do Sul

Mensagem por Cmte Gueirova »

Primeira vez que entro na sessão e gostei muito das ideias da sua construção, então para dar mais ar de realidade no modelinho, aproveito pra lembrar que os pneus podem sofrer um pouco mais de desgaste, esses ai me parecem ter saído ainda ontem da fábrica, acho que vc pode dar mais uma desbsatada nessa "borracha" ai além de arranjar umas marcas de rasgos, se bem me recordo as "estradas" de onde estes bichinhos passam são um pouco mais degradadas, principalmente porque esta é a leitura que a lama nos indica, meus parabéns pela dedicação, grande abraço
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

[b:801de78170]krekrek[/b:801de78170], muitíssimo obrigado,

Acabei me esquecendo da placa. Foi bom você ter me alertado.
Também já vi até um FNM que só tinha a metade da cabine puxando toras.
A preocupação com o a destruição das florestas não é tão nova, mas o que também não é novo é o descaso das autoridades.


[b:801de78170]Cmte Gueirova[/b:801de78170], muitíssimo obrigado,
A dica sobre os pneus é muito boa.

Por favor, desculpem-me pela demora na resposta. Eu estava tentando conseguir tempo para fazer as modificações sugeridas. Queria postar fotos novas, mas o tempo aqui anda escasso.
Responder