A tranquilidade do Aerobarco/Hidrodeslizador Chispa

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
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Luís Henrique Rodrigues
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A tranquilidade do Aerobarco/Hidrodeslizador Chispa

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Pois é, pessoal..

Pra quem gosta de rádio-controle e mora numa cidadezinha onde o lazer é igual a 0 [i:c836600e66](zero)[/i:c836600e66], qualquer poça d'água instiga alguma idéia, quando se tratando de Nautimodelismo.

Não pensei muito.
Aqui na cidade tem uma represa de uns 80 x 120m, bonita até, tirando a poluição e descaso da administração da cidade em aproveitar bem o espaço, claro.

Vamos lá.
Primeiro redesenhei a planta do [i:c836600e66]Chispa[/i:c836600e66] [i:c836600e66](a tradução parece ser "faísca", bem sugestivo)[/i:c836600e66], famosa por sinal, imprimi em tamanho real [i:c836600e66](em adesivo)[/i:c836600e66] e logo repassei para um amigo artesão começar a construção, enquanto eu o auxiliava. Ele tinha todo o maquinário, então facilitou.
A ansiedade nos cercava a cada etapa da montagem. As dúvidas e erros foram eliminados de letra.

O modelo foi feito em compensado 4mm, destes encontrados em casas de materiais para construção. Foi usada [i:c836600e66]Cola Branca Extra[/i:c836600e66] e [i:c836600e66]Pregos Sem Cabeça 8x8[/i:c836600e66] para colar a estrutura.
Em todas longarinas, assim como o pedaço maciço da proa foi usada madeira Pinho.

Quanto à vedação, rodei toda a cidade procurando por algo realmente seguro até que nos 45min do 2º tempo, encontrei uma cola da marca [i:c836600e66]Cascola "Monta & Fixa - PL500"[/i:c836600e66]. Com o dedo eu passava a cola por todas as junções para me certificar que não entraria água de jeito nenhum. Quando seca, tem um aspecto emborrachado. Difícil de lixar até. Então é importante que já passe sem deixar muitas sobras.

A planta original indicava Motor Glow .40 para um tamanho de 1.040mm x 370mm. Acabei fazendo este mesmo tamanho, porém usando Motor .46. Para terem uma idéia da aerodinâmica e estrutura, posso acelerar este motor no máximo e fazer uma curva com leme [i:c836600e66](um Sr. Leme)[/i:c836600e66] no seu curso máximo e o barco não capota. Ao girar sobre o próprio eixo, a água passa por cima do casco mas as paredes e a tampa do compartimento da eletrônica não deixa ela entrar onde não pode. Depois de 2h de brincadeira, você abre o compartimento e ele se encontra seco, sem uma gota de água sequer.

Eu poderia usar um rádio de 2CH, mas como eu não tinha destes parados, tive de usar rádios de Stick e não modelo Pistola.

Com uma cidade de apenas 30.000hab, reunir curiosos foi fácil, rs. Foi um prazer ver tanta gente parando na rua que fica ao lado só para ver a brincadeira.

Ficou assim:

[b:c836600e66]Especificações:[/b:c836600e66]
Comprimento [i:c836600e66](Com o leme)[/i:c836600e66]: 103 cm~
Largura[i:c836600e66] (Com a borracha de proteção)[/i:c836600e66]: 40 cm~
Altura[i:c836600e66] (Sem o para-brisas)[/i:c836600e66]: 10 cm~
[b:c836600e66]
Material:[/b:c836600e66]
Compensado 4mm para cavernas, sanduíches e chapeamento;
Madeira Pinho para longarinas, canaletas, proa e outros detalhes.
[b:c836600e66]
Equipamento:[/b:c836600e66]
Rádio Turnigy 9X 2.4Ghz
Receptor Turnigy 9X 8Cv2
02 Servos Futaba S3003
Motor OS .46 AX [i:c836600e66](Surrado)[/i:c836600e66]
Hélice: Master Airscrew 11x6"

[b:c836600e66]Peso: [/b:c836600e66]3.985Kg
[color=darkred:c836600e66][i:c836600e66]
p.s.: quanto à perguntas e pedido de fotos detalhadas, fiquem à vontade. Será um prazer atendê-los.[/i:c836600e66][/color:c836600e66]



Segue fotos da construção:

[URL=http://www.4shared.com/photo/hjJoEJJZba/Foto-0007.html][img:c836600e66]http://dc131.4shared.com/img/hjJoEJJZba/1448a382438/Foto-0007.jpg[/img:c836600e66][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/2ySZVX8xce/Foto-0008.html][img:c836600e66]http://dc131.4shared.com/img/2ySZVX8xce/1448a385ed0/Foto-0008.jpg[/img:c836600e66][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/rgCQODkwce/Foto-0009.html][img:c836600e66]http://dc131.4shared.com/img/rgCQODkwce/1448a3885e0/Foto-0009.jpg[/img:c836600e66][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/rl5d30Wjba/Foto-0010.html][img:c836600e66]http://dc131.4shared.com/img/rl5d30Wjba/1448a38acf0/Foto-0010.jpg[/img:c836600e66][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/otudNVW1ba/Foto-0011.html][img:c836600e66]http://dc131.4shared.com/img/otudNVW1ba/1448a38d018/Foto-0011.jpg[/img:c836600e66][/URL]
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Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[b:fcc92ed1a1]Fotos do acabamento:[/b:fcc92ed1a1]

Foi passada umas duas demãos de [i:fcc92ed1a1]Primer[/i:fcc92ed1a1] universal para posteriormente pintar com Tinta Branca PU Automotiva e Endurecedor. Pena que o espertinho que pedi que pintasse me deu um mela na tinta e pintou com tinta comum. E lá seu foram meus R$40,00 em 500ml de tinta, rs.



[URL=http://www.4shared.com/photo/6dtboiG_ce/Foto-0024.html][img:fcc92ed1a1]http://dc131.4shared.com/img/6dtboiG_ce/1448a48c9f0/Foto-0024.jpg[/img:fcc92ed1a1][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/Nei1Cfntce/Foto-0025.html][img:fcc92ed1a1]http://dc131.4shared.com/img/Nei1Cfntce/1448a48fcb8/Foto-0025.jpg[/img:fcc92ed1a1][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/EkBzlk2Eba/Foto-0026.html][img:fcc92ed1a1]http://dc131.4shared.com/img/EkBzlk2Eba/1448a4923c8/Foto-0026.jpg[/img:fcc92ed1a1][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/fgNrineoba/Foto-0027.html][img:fcc92ed1a1]http://dc131.4shared.com/img/fgNrineoba/1448a494ec0/Foto-0027.jpg[/img:fcc92ed1a1][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/XPSOG-jKce/Foto-0028.html][img:fcc92ed1a1]http://dc131.4shared.com/img/XPSOG-jKce/1448a496e00/Foto-0028.jpg[/img:fcc92ed1a1][/URL]
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Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[b:7dc4392a96]Detalhes da primeira linkagem:[/b:7dc4392a96]
[color=red:7dc4392a96][b:7dc4392a96]ATENÇÃO[/b:7dc4392a96][/color:7dc4392a96]: esta apresentou problemas depois.
No começo usei um arame rígido e não prendi bem as extremidades do link. Prendi apenas com fita segurando o conduíte no cano cromado de antena. Isso implicava na oscilação da aceleração do motor, e em alguns casos, até o apagava. Acontecia que o servo forçava mais o arame para trás do que dentro do cano[i:7dc4392a96] (conduíte de bicicleta)[/i:7dc4392a96]. Assim o arame exercia tanta força que bagunçava toda a linkagem, fazendo com que o carburador fechasse ou abrisse na hora errada.

A segunda tentativa foi prender com braçadeira a ponta do conduíte que fica próximo do servo, de modo que ela não saísse do lugar. E também, foi preciso retirar o arame rígido e usar o próprio cabo de aço também de freio de bicicleta. Assim, depois de uma lubrificaçãozinha, o link corria livremente dentro do cano e facilitou também a trimagem que antes era uma dor de cabeça. [i:7dc4392a96](Vocês verão nas próximas fotos)[/i:7dc4392a96]


[URL=http://www.4shared.com/photo/yS3LvszHce/DSC00661.html][img:7dc4392a96]http://dc131.4shared.com/img/yS3LvszHce/1448a576438/DSC00661.JPG[/img:7dc4392a96][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/MIZRcTQmba/DSC00662.html][img:7dc4392a96]http://dc131.4shared.com/img/MIZRcTQmba/1448a58ac58/DSC00662.JPG[/img:7dc4392a96][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/ycciAWHcba/DSC00663.html][img:7dc4392a96]http://dc131.4shared.com/img/ycciAWHcba/1448a59e4d8/DSC00663.JPG[/img:7dc4392a96][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/I4Cx5MvQce/DSC00664.html][img:7dc4392a96]http://dc131.4shared.com/img/I4Cx5MvQce/1448a5b11a0/DSC00664.JPG[/img:7dc4392a96][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/OuhPnbApce/DSC00665.html][img:7dc4392a96]http://dc131.4shared.com/img/OuhPnbApce/1448a5c6960/DSC00665.JPG[/img:7dc4392a96][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/yS3LvszHce/DSC00661.html][img:7dc4392a96]http://dc131.4shared.com/img/yS3LvszHce/1448a576438/DSC00661.JPG[/img:7dc4392a96][/URL]



Essa é a cola para vedação que citei:

[URL=http://www.4shared.com/photo/K1G2tw9Gba/DSC02074.html][img:7dc4392a96]http://dc670.4shared.com/img/K1G2tw9Gba/1448a709d40/DSC02074.JPG[/img:7dc4392a96][/URL]
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Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[b:3cb717ec63]Segue fotos do barco pronto:
[/b:3cb717ec63]
Como falei antes, a pintura foi estragada [i:3cb717ec63](o combustível derretia a tinta vagabunda)[/i:3cb717ec63] e fui obrigado a envelopá-lo quase que totalmente com adesivo, fora as partes desnecessárias. Usei da marca Imprimax. Trabalho nesta área e garanto que não há melhor em qualidade e preço acessível no mercado.
Eu sei que a entelagem ficou feia, admito, mas eu só queria que ele ficasse mais visível na água, rs. [i:3cb717ec63]Em casa de ferreiro, espeto é de pau[/i:3cb717ec63]. Até hoje não tive tempo de fazer uma entelagem decente.

Repare na linkagem com a braçadeira segurando fora e dentro da cabine, o alumínio em U na parte do suporte onde vai fixado o motor, e também a borracha de proteção ao redor do barco. Notem que na parte da construção, foi deixava a borda de compensado sobrando para então encaixar essa borracha de vidro de carro.

A altura do suporte vertical do motor e também o leme foram modificados em altura para poder encaixar o motor .46 e ter espaço para o giro da hélice.


[URL=http://www.4shared.com/photo/1eyXSdm3ce/Aerobarco_1_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/1eyXSdm3ce/1448a724320/Aerobarco_1_.jpg[/img:3cb717ec63][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/h9ZZEQSJce/Aerobarco_2_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/h9ZZEQSJce/1448a72e730/Aerobarco_2_.jpg[/img:3cb717ec63][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/eJBeoWG_ce/Aerobarco_3_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/eJBeoWG_ce/1448a736c00/Aerobarco_3_.jpg[/img:3cb717ec63][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/U0v9Fc_Jba/Aerobarco_5_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/U0v9Fc_Jba/1448a748158/Aerobarco_5_.JPG[/img:3cb717ec63][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/gMWie5bnce/Aerobarco_6_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/gMWie5bnce/1448a74e6e8/Aerobarco_6_.JPG[/img:3cb717ec63][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/ahTcduW8ba/Aerobarco_7_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/ahTcduW8ba/1448a7563e8/Aerobarco_7_.JPG[/img:3cb717ec63][/URL] [URL=http://www.4shared.com/photo/0zldHFq0ba/Aerobarco_8_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/0zldHFq0ba/1448a75cd60/Aerobarco_8_.JPG[/img:3cb717ec63][/URL]


[b:3cb717ec63]Detalhe das canaletas na parte inferior do barco:[/b:3cb717ec63]

Essas canaletas de pinho não existem na planta.
A do meio foi usada para garantir que os bordos não abram com o tempo.
As que ficam de cada lado foram um detalhe acrescentado pelo meu amigo. No nosso conhecimento empírico, rs, aquilo ajudaria o barco a não capotar. Provavelmente tenha sido desnecessário, mas já foi, rs.
[b:3cb717ec63][color=darkred:3cb717ec63]Se alguém puder explicar qual a diferença, agradeceria.
[/color:3cb717ec63][/b:3cb717ec63]
[URL=http://www.4shared.com/photo/Kn5jClcZce/Aerobarco_4_.html][img:3cb717ec63]http://dc670.4shared.com/img/Kn5jClcZce/1448a7417e0/Aerobarco_4_.jpg[/img:3cb717ec63][/URL]





Este tópico é nosso.
Aos interessados, fiquem à vontade.
Eu ainda preciso aprender muito ainda, rs.


Muito obrigado,
Vocês são o melhor Fórum do mundo.
Luís Henrique R. da Silva.
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Re: A tranquilidade do Aerobarco/Hidrodeslizador Chispa

Mensagem por carlosm »

[quote:b16564080f="Luís Henrique Rodrigues"]Pois é, pessoal..

O modelo foi feito em compensado 4mm, destes encontrados em casas de materiais para construção mesmo, e alguns retalhos de madeira pinho quando necessário. Foi usada cola branca e pregos para colar a estrutura.

Ficou assim:

[b:b16564080f]Especificações:[/b:b16564080f]
Comprimento [i:b16564080f](Com o leme)[/i:b16564080f]: 103 cm~
Largura[i:b16564080f] (Com a borracha de proteção)[/i:b16564080f]: 40 cm~
Altura[i:b16564080f] (Sem o para-brisas)[/i:b16564080f]: 10 cm~
[b:b16564080f]
Material:[/b:b16564080f]
Compensado 4mm para cavernas, sanduíches e chapeamento;
Madeira Pinho para longarinas e outros detalhes.


[/quote:b16564080f]

Pelo que entendi , foi utilizado compensado de 4mm tanto no fundo, na lateral e no topo?

As canaletas como você menciona no fundo, a central, poderia ser travada pelo lado interno do barco antes do fechamento, e as laterais apenas ajudam a manter o seu barco em linha reta, pois, ele tem tendência a girar para esquerda quando aumenta a velocidade......aí, as vezes se torna necessário utilizar o right thrust como nos aeromodelos (motor torto para andar em linha reta)

No mais é um excelente aerobarco.

Acredito que na falta de compensados comerciais baratos de 1/32", 1/16" e 1/8" que na realidade só são encontrados em algumas lojas de material de maquetes ou na bigfield, poderia ter sido usada a técnica do Marcelo do nauticurso e não deixar o barco muito pesado http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=86364&highlight=
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
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Re: A tranquilidade do Aerobarco/Hidrodeslizador Chispa

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:067efe5ac5="carlosm"]
Pelo que entendi , foi utilizado compensado de 4mm tanto no fundo, na lateral e no topo?
[/quote:067efe5ac5]

Sim, exato. Fundo, laterais, cavernas e topo. E também o suporte vertical do motor que é feito em sanduíche, conforme a planta. Já o montante do motor foi feito em compensado 10mm.

[quote:067efe5ac5="carlosm"]
As canaletas como você menciona no fundo, a central, poderia ser travada pelo lado interno do barco antes do fechamento, e as laterais apenas ajudam a manter o seu barco em linha reta, pois, ele tem tendência a girar para esquerda quando aumenta a velocidade......aí, as vezes se torna necessário utilizar o right thrust como nos aeromodelos (motor torto para andar em linha reta)
[/quote:067efe5ac5]

Então, acabou que, como não foi usada uma chapa inteira para o fundo e sim uma para cada bordo, ficou uma pequena fenda já que as partes não se uniam com exatidão, então foi batido prego e também a canaleta. Afinal, já não tinha outro jeito, né, rs. Infelizmente não tirei foto desse detalhe. Mas, isso não mudou em nada a estrutura interna do barco. Continuou com a longarina central.

[quote:067efe5ac5="carlosm"]
Acredito que na falta de compensados comerciais baratos de 1/32", 1/16" e 1/8" que na realidade só são encontrados em algumas lojas de material de maquetes ou na bigfield, poderia ter sido usada a técnica do Marcelo do nauticurso e não deixar o barco muito pesado http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=86364&highlight=[/quote:067efe5ac5]

Poxa, não conhecia essa técnica, pelo menos não fazendo em casa, rs. Bem interessante mesmo. Realmente este compensado que comprei não é dos mais leves, provavelmente teria perdido muito peso usando a técnica. Este de 2000x1600x4mm que comprei custou R$35,00. Na minha cidade não posso esperar muita variedade, é fraca em tudo, mas para quem tem acesso a outros tipos de lâmina a idéia é ótima.
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Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[b:8981e57e08]Segue vídeos:[/b:8981e57e08]

Infelizmente, de péssima qualidade.
Prometo um próximo vídeo melhor filmado.
Sabe como é ansiedade. Já fui tantas vezes à represa, mas a gente esquece até de registrar..


[yt]-WGBcm0rCnI[/yt] - [yt]43YbOT5c0_I[/yt]
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