Meu 1º aerobarco em isopor motor 2822

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Meu 1º aerobarco em isopor motor 2822

Mensagem por John-Henrique »

Construí meu primeiro aerobarco sem planta, utilizando as referencias que encontrei, segui o estilo do barco que o warne fez tempos atras, utilizei isopor de papelaria de 2,5 CM de espessura para fazer o 'casco' (não sei se é este o nome) e bandejinha de pizza pra fazer os lemes e os suportes para o motor.

[b:2249c1ffee]Especificações[/b:2249c1ffee]
Eletrônica
Motor Emax 2822 1200kv
ESC 30A
Bateria 1800 mAh 3S
TX e RX HKT4

Barco
Medidas: 50x30x5 CM
Peso: -- (ainda não pesei farei isso depois)


[b:2249c1ffee]Projeto[/b:2249c1ffee]
Antes de construir este modelo eu havia projetado um protótipo apenas para testar possíveis problemas, nele montei o motor numa garrafa PET de 600ml e toda a estrutura colada com fitão, assim poderia ajustar modificações.

Este protótipo me permitiu encontrar alguns problemas como por exemplo a altura da hélice, inclinação do motor, proteção da eletrônica para evitar molhar e principalmente proteger em caso do barco virar.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Desenhando compartimento para a bateria, buzzer e RX. Como forma de proteger a eletrônica utilizei uma vasilha de margarina 250g, funcionou perfeitamente e coube todos os itens da eletrônica dentro da vasilha.

Inicialmente o servo iria ficar ali ao lado do compartimento, na hora de medir não levei em consideração o tamanho da tampa fechada ¬¬ tive que mover pra outro local
Anexos
Compartimento montado com a eletrônica
Compartimento montado com a eletrônica
DSCN1446.jpg (28.61 KiB) Exibido 3319 vezes
Compartimento da bateria, RX e buzzer
Compartimento da bateria, RX e buzzer
DSCN1444.jpg (24.02 KiB) Exibido 3319 vezes
Compartimento do ESC
Compartimento do ESC
DSCN1442.jpg (27.35 KiB) Exibido 3319 vezes
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Como utilizei isopor de 2,5cm precisava fazer a curva/borda (não sei o nome correto) da parte da frente inferior, mas fazer aquilo no estilete não era uma opção dai fiz utilizando fio quente, mas não tinha um molde, então improvisei fazendo os moldes de isopor e embrulhando eles em papel A4. Detalhes na foto.

A primeira vez não ficou legal, mas passei o fio novamente e boa, mas esqueci de fotografar, enfim...
Anexos
A primeira tentativa não ficou perfeitinha... (sim esta a a 1° tentativa)
A primeira tentativa não ficou perfeitinha... (sim esta a a 1° tentativa)
DSCN1448.jpg (19.07 KiB) Exibido 3313 vezes
Para fixar os moldes usei fita de lacrar caixa
Para fixar os moldes usei fita de lacrar caixa
DSCN1447.jpg (15.89 KiB) Exibido 3313 vezes
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Montando o motor, como não tenho uma extensão pra estender os cabos do ESC -> Motor precisei fazer uma nova modificação, de inicio os fios deveriam subir num dos suportes do motor mas não deu, então, não ia dar pro ESC se mexer por isso utilizei termo retrátil na parte dos fios que iriam ficar a mostra e embrulhei o ESC em plastico (sacola plástica) como forma de vedá-lo.

Achei que ficaria muito quente mas até agora não apresentou nada fora do normal.
Anexos
ESC embalado no saco plástico
ESC embalado no saco plástico
DSCN1455.jpg (25.76 KiB) Exibido 3305 vezes
Embalando em sacolinha plástica
Embalando em sacolinha plástica
DSCN1452.jpg (29.15 KiB) Exibido 3305 vezes
Protegendo fios utilizando termo retrátil
Protegendo fios utilizando termo retrátil
DSCN1451.jpg (26.04 KiB) Exibido 3305 vezes
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Vi que praticamente todo mundo utiliza vinil pra dar um visual e acabamento no modelo, mas eu achei que ficaria melhor passar massa acrílica, lixar (isto deixaria o isopor impermeável) e depois pintar uma cor de fundo, por cima desta cor colar vinil personalizando o modelo, assim, poderia trocar a 'entelagem' mais facilmente...

Resolvi pintar de laranja, não era pra pintar o suporte do motor e lemes mas... esqueci =D

Mesmo dando vários retoques ainda assim, na hora de pintar surgiram alguns locais onde a massa ficou fina e a tinta corroeu pequenos pedacinhos do isopor. Não ficou tão bem trabalhadinho como pensei, mas... é o primeiro.

Obs.: A massa acrílica servia pra 2 coisas: 1° impermeabilizar e 2° Proteger o isopor da tinta, usei tinta automotiva em spray
Anexos
DSCN1467.jpg
DSCN1467.jpg (38.05 KiB) Exibido 3292 vezes
Estou aguardando os imãs chegarem pra prender a parte superior que formaria uma pequena cabine em cima da vasilha, tapando ela.
Estou aguardando os imãs chegarem pra prender a parte superior que formaria uma pequena cabine em cima da vasilha, tapando ela.
DSCN1466.jpg (38.88 KiB) Exibido 3292 vezes
Responder