Construindo um Hovercraft

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por John-Henrique »

Acho que a questão nem é essa... Primeiro, não esta definido nada, não tem eletrônica, aparentemente não tem uma noção de controle básico. Dai já pensa em fazer algo mais avançado (eu colocaria aspas no avançado mas estou no celular e tenho muita preguiça). Ao invés de ir pelo simples, ter um motor e leme quer tentar fazer com dois motores mas cá entre nós, como você pretende controlar a quantidade de aceleração de cada motor? (Sim da pra fazer e não, não é usando um brinquedo daqueles)

Acredito que quanto mais simples for mais divertido será, fora que tendo 3 motores você ira consumir a bateria 3 vezes mais rápido, diminuindo o tempo de diversão.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

Complicado para mim realmente, estou lendo e estudando muito.
Como aqui na minha cidade nao tem lojas especializas nesse ramo tenho q me aventurar pela internet. meu medo é comprar gato por lebre e gastar dinheiro atoa.
achei alguns kits prontos ( Motor, Helices e servos ) com preço bem interessante mas tenho medo de nao ter potencia suficiente.
já que vou investir em queria algo q fosse bom.
tenho algumas duvidas.
Como sabemos a potencias do motores ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

Vou te dizer algumas coisas que você pode até entender como critica destrutiva, mas não é, é construtiva para te ajudar a pensar um pouco mais antes de fazer as coisas.
Um exemplo que te dou.
Você antes fez uma pergunta sobre dois tipos de "hélices" diferentes e nem disse para que seriam a não ser para um hovercraft.
Primeiro, uma hélice centrífuga e uma hélice de pás com passo.
Uma não tem nada a ver com a outra, pois a hélice centrífuga é somente para deslocamento de ar e a de passo é para impulsionar ou puxar algo.
Uma comparação que te faço sobre a diferença de hélices, são as hélices de um ventilador, elas são inclinadas, mas não tem passo, pois a função delas é somente deslocar ar e não puxar ou impulsionar algo.
As duas hélices que você mostrou como opção podem servir perfeitamente para o uso que deseja, sendo que a centrífuga poderá ser usada para inflar o colchão de ar e a de passo usada para impulsionar o hovercraft.
Eu estou fazendo um que utiliza a mesma hélice para inflar o colchão e impulsionar o hovercraft e tentei isso com uma hélice de passo e sem sucesso, pois quando ele estava parado, inflava o colchão, mas ao deslocar a medida que ia aumentando a velocidade, o colchão perdia pressão de ar, pois eu estava usando uma hélice de passo para fazer isso e não dá certo, embora alguns acreditem que dê certo pois não tem a real noção de como um hovercraft funciona.
Veja as imagens abaixo de um hovercraft que eu estou fazendo e como todo proptótipo, encontrei falhas.
Usei um motor glow nele, até aí tudo bem, mas usei a mesma hélice para impulsionar e inflar o colchão e não foi eficiente, pois foi como eu disse antes, ou inflava o colchão ou deslocava.
Por que isso?
Aquele aro ao redor da hélice não é para proteger a gente de por as mãos na hélice, é para atuar como um FAN (turbina) que comprime o ar para gerar empuxo para deslocar o hovercraft e 1/3 do ar deslocado pelas pás é destinado a inflar o colchão de ar.
Estou trocando a motorização dele agora para elétrico, para me facilitar algumas coisas e a hélice será de 8 pás e terei que mudar aquele aro ao redor da hélice para atuar como uma turbina e comprimir o ar para gerar empuxo, pois se somente passar pelo duto, não irá gerar empuxo suficiente para deslocar o hovercraft.
O que você está querendo fazer pode parecer simples, só um motorzinho enchendo um balão de ar, mas não é.
Acredito que esse vídeo te dê algumas ideias.



Abaixo as fotos do hovercraft que estou fazendo.

S6300193.JPG
S6300193.JPG (34.97 KiB) Exibido 18440 vezes


S6300190.JPG
S6300190.JPG (35.73 KiB) Exibido 18440 vezes


S6300194.JPG
S6300194.JPG (36.03 KiB) Exibido 18440 vezes


desenho 3D 5.JPG
desenho 3D 5.JPG (28.43 KiB) Exibido 18440 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

Que legal Laercio, ficou lindo e muito bem feito seu hover. Queria ter esse dom hehehehehe

porém prefiro hovercrafts com motores separados de empuxo e que infle a saia. não esses de corridas.
mas é valido.
O uso de Coller vai legal tbm no projeto ? ele se adapta bem com os sistemas ? ela da um bom deslocamento de ar ?? tenho alguns parados em casa iria aproveitar
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

A resposta sobre os coolers está no vídeo que te passei.
Tudo depende do que você vai e quer fazer.
Sobre dom de fazer algo, só acredito que existe dom de criatividade para se criar algo, pois para construir não é nenhum dom, tudo se aprende a fazer e sempre se começa com erros e vamos aperfeiçoando.
O que eu faço não é dom, é vontade de fazer bem feita e não me contentar com qualquer coisa, do tipo ahh, assim tá bom.
Esse eu não criei, pois não tenho nenhuma criatividade, o construí com base em vídeos e fotos da internet e o funcionamento a mesma coisa.
Alguém me ensinou isso?
Não, tive que procurar na internet como se faz e vendo como cada um fazia o seu, tirei ideias para fazer o meu e sugiro a você fazer o mesmo, pois se eu aprendi, você também pode aprender, basta querer. Existem vários vídeos de construção de hovercrafts na internet e não importa se são vídeos dos grandões, use as ideias e diminua o tamanho na hora de construir, foi assim que eu fiz.
Teste motores, invista o seu tempo livre em fazer experiências, só assim se aprende.
Acha que os cientistas inventa, algo e dá certo logo de saída?
Você quer que tudo dê certo logo de saída, o hobby não é a sua praia.
Hovercraft de corrida ou não, funcionam tudo do mesmo jeito. Por tanto, não procure vídeos específicos que só irá ter problemas.
Use ideias tiradas de vários vídeos e ou sites diferentes, te jogo que você aprenderá muito mais do que perder tempo com zap zap.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

sim entendo.
tento ler nos tempos livres, difícil são achar esses tempo hehehehehe
para fazer bem feito esse meu projeto decidi fazer em 3 partes:
.Cascos
.Saia e inflar ela
.Propulsão

estou pensando seria mente em desfazer meu casco e fazer de um modo q conseguiria aproveitar mais o ar que vai inflar a saia.
achei q a saia encheu pouco mas teve flutuação
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

A saia balão tem que encher totalmente se não, não há flutuação.
Encher um pouco e levantar um pouco o caso não é flutuar.
A flutuação ocorre com a saia bem cheia e o ar passa por baixo dela para fora, formando um lençol de ar e é aí que o hovercraft está flutuando, fora isso, não está flutuando, está arrastando a saia no chão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

https://www.youtube.com/watch?v=7yvLyjEnIvM

olha como esta
vou mudar o casco
pois antes era com esse principio , o ar vai para baixo do casco e ai vai para saia


Agora vou fazer essa adaptado


vou fazer um fundo falso no casco para poder inflar a saia antes e depois o ar ir para baixo do casco inflando mais a saia
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

Assim que tem que ser, não sei de onde tiraram a ideia de inflar a saia em separado se todos inflam a saia e a pressão excedente sai dela para fazer o lift.

11168878_1004357039589651_6055506422308936674_n.jpg
11168878_1004357039589651_6055506422308936674_n.jpg (38.1 KiB) Exibido 18445 vezes



E aquelas abinhas que colocaram em baixo da saia balão, não são para isso, é uma saia aberta extra para fazer o hovercraft subir um pouco mais e proteger o balão da saia principal e aquelas abinhas são para o tipo de saia fingers (dedos) e são colocados no ponto mais baixo do balão da saia.
mas você está indo bem, demonstra que está pesquisando.


PS: O vídeo que você postou está privado. Só você pode assistir.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

perfeito o desenho, sera exatamente assim o próximo casco.
liberei o video e vê se deu certo ?
Assim q a nova alteração estiver ok eu envio.
Essa semana esta corrida, tenho que ir em 3 fazendas e na o vai render muito a contrução
Responder