ajuda com nautimodelo

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

ajuda com nautimodelo

Mensagem por guildy93 »

pessoal...to com uma idéia travada na cabeça...
trata-se de um barco para altas velocidades...... para brincar bastante estou pensando em usar celulas Life-A123 de 2300mah, ja que adquiri um carregador que carrega A123 :P

Estava pensando em 50 ~ 60cm de comprimento...

A pergunta agora é.....qual motor usar? Tenho uma helice com um eixo, de barcos eletricos, que mede 3cm de ponta a ponta.

Quantas células de A123?

abraços, bons voos!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

bom, quanto a motor não sei muito sobre eletricos em nauti pois utlizo glow um thundertiger pro 21 é motor de rabeta e a minha lanchinha chega a 125 Km/h medido com um radar da PR.
Você tem que ver que tipo de caso pretende usar, se é deepvee ou catamarã, se for deepvee uma offshore seria o ideal para grandes velocidades e água um pouco agitada mas se for casco tipo catamarã como as F1 nautica, esse anda mais rápido ainda mas o lugar onde navegar com ela terá que ser de águas calmas pois esse tipo de casco tende a capotar quando a água apresenta algumas marolas.
Quanto a hélice você tem que ver se é uma hélice de superfície ou uma hélice submersa pois existem diferenças entre elas e uma hélice de superfície cavita muito se estiver submersa e uma hélice submersa não rende desempenho se ficar na superfície, tudo isso influencia no desempenho de uma boa lancha e o motor tem que ser motor para náutica que vem com entrada e saída de água para a refrigeração do motor já que ele força um bocado por causa da água e o esc tem que ser específico para nauti por ele é revestido para proteger de umidades quando há acidentes e a lancha fica emborcada na água.
eu tenho as catamarã F1 nautica pois gosto de velocidades e utlizo uma hélice de 40X20X10 para um motor pro 21 de 3.5cc
Para ver um motor elétrico, teria que ver o peso da lancha para se ter uma idéia de empuxo do motor pois se fosse um glow pro21 essa lancha seria pequena para ele pois a primeira que fiz tinha 60cm de comprimento e quando eu chegava a meio motor ela capotava e ela pesava 500g, tive que fazer uma com 95cm para poder dar todo o motor sem problemas e ela tem 650g toda feita em balsa com a carenagem em fibra de vidro.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

olá
obrigado pela resposta!

Então...eu tenho um motor OS-MAX 10LA de aero, modificado para barcos...foi adicionado um contra-balanço no eixo dele, e um "suporte" onde parafuso o eixo.
maaas....sendo um 10...devia alcançar uns 30km/h

A helice que tenho aqui é submersa..

quanto o casco, estava pensando em algo mais ou menos nesse estilo:

[img:c97785c81a]http://images.quebarato.com.br/photos/big/4/D/C994D_1.jpg[/img:c97785c81a]

Andei olhando na hobbycity esses motores:

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8593

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5146

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5145

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8594#

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8595

de helis entendo bastante coisa, de aero ainda vai, mas de barcos eletricos não sei NAADA :lol: não faço a minima idéia de qual motor seja o mais ideal para meu caso...hehehe


abçs!
Anexos
PIC_1189.JPG
PIC_1189.JPG (24.79 KiB) Exibido 12632 vezes
PIC_1190.JPG
PIC_1190.JPG (28.63 KiB) Exibido 19198 vezes
PIC_1191.JPG
PIC_1191.JPG (27.4 KiB) Exibido 19198 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse tipo de casco é um deepvee modelo offshore e requer hélice de superfície pois a hélice fica bem na base do casco sendo que só tocaria na água quando em movimento a metade da hélice, hélices submersas são para rebocadores, pesqueiros, iates na qual a hélice se localiza bem abaixo do casco.
quanto ao motor, teria que trocar a tampa da camisa pois essa não é refrigerada a água e o motor irá superaquecer, teria que ao menos colocar uma tampa de automodelo se não conseguir de nauti pois mesmo andando um tanto rápido, não passará ar suficiente pelo motor para refrigerar bem pois os motores náuticos tanto elétricos, glow, internos ou externos, são refrigerados a água com mangueiras que vem da rabeta ou do leme trazendo a água necessária para manter o motor refrigerado.
Muito cuidado com isso e esse modelo de offshore que pretende, o motor fica totalmente escondido necessitando obrigatóriamente de uma refrigeração forçada.
O primeiro e o quinto motor são os mais adequados ao modelo que você postou na foto pois a lancha é feita em ABS sendo bem leve e o primeiro motor nela ficaria com potencia sobrando já o quinto seria mais adequado, quanto as hélices, para o primeiro uma hélice 40X25X15 seria ótima mas teria que ver o comprimento do casco para não ter hélice demais e acabar capotando a lancha e o quinto motor uma 31X22X14 é boa para ele e sendo uma lancha de até 600mm de comprimento ficaria ótima.
A minha tem 980mm de comprimento por 350mm de largura e uso uma 40X20X10 e a lanchinha anda muito bem com ela mas eu uso um motor de popa "rabeta" Thundertiger Pro21 com combustível sem nitro pois detesto nitro.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

obrigado novamente!
então...eu usava dois coolers de computador para refrigeração...o motor ficava numa temperatuda "confortavel"
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

já que é para velocidade faz um aerobarco.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Aerobarco não é tão veloz assim, deixa muito a desejar em performance na água.
Um aerobarco atinge no máximo uns 70 Km/h enquanto lanchas podem atingir até 160 Km/h.
Sou adepto as F1 Náuticas que anda muito bem e são muito mais velozes que aerobarcos que ao meu ver são desproporcionais pois uma catamarã com um ventilador em cima acho bem fora dos padrões de uma barco se for o caso é preferível fazer uma pantaneira que utiliza um motor como o do aero e que existe de verdade e não adaptar um motor de aero em um barco que não é construido dessa maneira.
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

faz um..., acho que o nome é skybolt é bem veloz e pelo que eu sei não é aerobarco.
Avatar do usuário
Rafael P....
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 9:16 pm
Localização: Ibirité - MG

Mensagem por Rafael P.... »

faz um deste, hehe
Anexos
product_STEALT104_large.jpg
product_STEALT104_large.jpg (13.66 KiB) Exibido 19149 vezes
product_STEALT104_fundo.jpg
product_STEALT104_fundo.jpg (36.45 KiB) Exibido 19150 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Muito linda mesmo essa lancha, é deepvee o casco e ótima para lugares com marolas e boa velocidade mesmo.
Responder