Foguete modelismo

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... por falar nisso tomei um esporro do DAC na epoca por causa disso.

Hoje com GPS tenho pensado seriamente em voltar com uma idéia que não saia da minha cabeça...

:twisted: :twisted:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
haelbi
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Set 11, 2008 7:20 pm
Localização: Irati PR

Mensagem por haelbi »

o meu é movido a a ar
alexandre.aero
membro
Mensagens: 158
Registrado em: Sáb Mai 02, 2009 1:46 pm
Localização: joinville sc

Mensagem por alexandre.aero »

marco... mais vc comprava pronto ou comprava os ingredientes dos motores dele?
eu vi gente usando nitrato de potassio e sacarose.... mais ai tem que fazer as tubeiras
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

admiro muito o espaço modelismo.

de todas as modalidades, este parece ser o que está "mais morto" no Brasil...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tres cenas que não me esqueço.

Itanhaém, praia de Cibrateu.

Foquete de 90cm na rampa de lançamento e eu debaixo de um Dodge Charge RT com o disparador an mão fazendo contagem regressiva...

Uma multidão fazendo um circulo de 50 metros.

3..2..1.. [b:3fda75b115]ZEROOOOOO[/b:3fda75b115]

Uma coluna de fumaça subindo com um baita barulho e logo após cerca 30 de metros de altura uma bela explosão.
A camara de combustão não aguentou, se rompeu e a carga sólida entrou em colapso.

Dia seguinte...

Um aeromodelo foguete voo livre virado em direção ao mar... disparo, ele pega uma rajada de vento, sobe faz um looping e vem de encontro encontro um vendedor de raspadinha.

Nada grave.

Dia seguinte...

Chego cedo, tiro do carro um guarda soll...

O vendedor de raspadinha pensa que é um foguete e sai correndo arrastando a carrocinha dele.... :shock:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:f8e50bbec1="alexandre.aero"]marco... mais vc comprava pronto ou comprava os ingredientes dos motores dele?
eu vi gente usando nitrato de potassio e sacarose.... mais ai tem que fazer as tubeiras[/quote:f8e50bbec1]

No começo pronto...

Depois de alguns anos eu mesmo fazia a mistura micrograin ou com nitrato e sacarose e depois com uma formulação que me foi passada pelo IAE

A tubeira era usinada em aço e ou fazia em grafite também usinado.

todos os foguetes earm de combustivel sólido com geometria interna para otimizar a queima e também para manipular os parametros de aceleração.
O "cigarro" como era chamado não é completamente solido, tem internamente um perfil que varia em sua extensão e modifica a curva de aceleração de acordo com o projeto desejado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
alexandre.aero
membro
Mensagens: 158
Registrado em: Sáb Mai 02, 2009 1:46 pm
Localização: joinville sc

Mensagem por alexandre.aero »

vc tem como passar essa formula para mim.... ja vis 2 foguetes de 40cm com nitrato de sodio com açucar cristal e mel.... só que na 2ª soltura eu não achei mais mesmo com o paraquedas
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d9efedde90="alexandre.aero"]vc tem como passar essa formula para mim.... ja vis 2 foguetes de 40cm com nitrato de sodio com açucar cristal e mel.... só que na 2ª soltura eu não achei mais mesmo com o paraquedas[/quote:d9efedde90]

Nem pensar.. desculpe.

Material controlado, formulação que só pode ser feita com conhecimento de quimica, em lugar seguro e com proteção.
Não pense que é só o combustivel, todo o segredo do foquete está na tubeira e se fizer errado terá uma bomba em suas mãos.

Com isso eu não brinco.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.. se olhar com atenção no site que eu passei vai encontrar apostilas interessantes.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
PeteRThomaSU
membro
Mensagens: 575
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 4:39 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por PeteRThomaSU »

virge! Mas eu já fervi muito salitre do chile p/ fazer esses foguetes. Comecei com os de água, até que eles perderam a graça... Minha mãe não gostava muito, não sei porque :roll: época boaa!
Responder