Canoa Portuguesa 1:1, Motor 200cc
Canoa Portuguesa 1:1, Motor 200cc
Bom dia amigos! Construi uma canoa de madeira para duas pessoas. Ela tem 3 metros.
Agora quero colocar um motor nela, de roçadeira ou de mobilete.
Tenho uma duvida:
Os motores que achei de 50cc rodam a 9000rpm, vou colocar uma caixa de redução 3:1 para baixar esta velocidade para 3000rpm e ter mais força e estou esperando a velocidade de uns 15km/h na agua.
Onde posso encontrar informações sobre estas relações?
Que tamanho de helice utilizar?
Muito Obrigado!
Ps: Vou postar o projeto completo da canoa quando terminar a pintura.
Agora quero colocar um motor nela, de roçadeira ou de mobilete.
Tenho uma duvida:
Os motores que achei de 50cc rodam a 9000rpm, vou colocar uma caixa de redução 3:1 para baixar esta velocidade para 3000rpm e ter mais força e estou esperando a velocidade de uns 15km/h na agua.
Onde posso encontrar informações sobre estas relações?
Que tamanho de helice utilizar?
Muito Obrigado!
Ps: Vou postar o projeto completo da canoa quando terminar a pintura.
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Amo muito tudo isso! Procurando uma namorada na hobbyking!
hélice
Veja se isto ajuda.Matéria da revista náutica de 13/7/2007.
Performance ruim? Olho no hélice, não vá trocando o seu motor
Até porque não existe maneira mais barata de melhorar a performance do seu barco
Por Laura Lopes e Marcio Dottori
Da Revista Náutica
Trocar o motor? Nem sempre é necessário. Muitas vezes, substituir o hélice — e assim mesmo, no masculino, como se usa na linguagem náutica — já resolve o problema da falta de desempenho. Da mesma forma, a escolha de um hélice errado pode trazer muita insatisfação e gastos desnecessários. Esta peça-chave na navegação influencia na aceleração, velocidade máxima, consumo de combustível, segurança e até na performance das manobras. Portanto, saber como ela funciona e seus tipos é essencial para quem procura um bom rendimento do conjunto motor–barco.
A função do hélice é simples: transformar a potência do motor em impulso. Ele está para um barco assim como as rodas para um automóvel. Suas pás trabalham por diferença de pressão: a água que está na área de alta pressão escoa para a de baixa, formando um movimento circular cuja circunferência é o "diâmetro" do hélice. Já o que se chama de "passo" é a distância percorrida pela pá ao dar uma volta de 360 graus num hipotético bloco sólido, como a volta de um parafuso numa porca.
No mercado, existem hélices de vários tamanhos, preços, materiais e desenhos. Por isso, nem sempre é fácil escolher o mais adequado ao seu barco ou ao que você deseja dele. Alguns hélices, por exemplo, modificam a inclinação do casco, levantando a proa para aumentar a velocidade. Para os barcos rápidos, recomenda-se hélices de aço inox com passo grande, enquanto que, para pilotos iniciantes, hélices de plástico. Por quê? Continue lendo que você irá saber.
Todo hélice tem...
Diâmetro: é medido em polegadas ou milímetros e mostra o diâmetro máximo da circunferência criada pelo hélice.Ele é determinado pelo espaço que se tem no barco para que as pás possam trabalhar com folga, sem o perigo de bater em nada. Quanto mais pesado o barco, maior o diâmetro. Para os barcos rápidos, diâmetro menor. Se é necessário um diâmetro grande, mas o espaço é reduzido,o melhor a fazer é aumentar o número de pás para manter a força do hélice.
Medidas: um hélice de 13 1/2´´ x 18 quer dizer que tem 13,5 polegadas de diâmetro com passo de 18 polegadas.
Rake: é o ângulo de inclinação das pás que alguns hélices têm. Sua variação depende da finalidade do barco.Rake maior é indicado para barcos leves e rápidos, com motor de popa instalado acima da posição original, porque mantém a proa para cima. Barcos com motor de centro e veleiros não precisam de rake,pois essa inclinação prejudica a ré e dificulta as manobras.
Passo: é o deslocamento “teórico” da pá ao dar uma volta completa. Quanto maior o passo, maior a velocidade que o hélice imprime ao barco.
Cup:é a “dobra” que existe na extremidade da pá. Serve para dar mais velocidade ao barco,mas nem todos os hélices têm cup.
Slip: é o “escorregamento” ou a diferença entre o deslocamento teórico (passo) e o deslocamento real que o hélice imprime ao barco. É indicado em porcentagem. Quanto menor o slip, mais eficiente o hélice, porque o deslocamento real se aproxima do teórico.
Dois hélices contra-rotantes
Lançados pela Volvo e já adaptados por outros fabricantes, os hélices contra-rotantes são muito mais eficientes que os normais e os usados em motores de centro-rabeta.Todo hélice tende a puxar a popa para o lado que suas pás giram e isso imprime uma força lateral em todo o barco, aumentando o esforço necessário para manobrá-lo. Com os hélices contra-rotantes, essa força é anulada porque, rodando em sentidos opostos, cada hélice compensa a força criada pelo outro. Isso significa menor esforço no timão e manobras mais certeiras. Para velocidades de até 50 nós,o conjunto contra-rotante é mais rápido e melhor que o conjunto monoélice. Acima disso, porém, pode perder eficiência. Independentemente da velocidade, a manobrabilidade com o conjunto contra-rotante é sempre mais perfeita.
Qual o melhor hélice para...
Esquiar: Como os barcos que puxam esqui precisam de mais força que velocidade, aconselha-se que o hélice fique totalmente submerso.Os de 4 a 5 pás navegam mais macios.
Velocidade em águas calmas: Para os barcos de pesca esportiva, em que mais velocidade para ir e voltar do pesqueiro possibilita um tempo maior de pescaria. Os hélices de 3 pás com rake acentuado são melhores porque diminuem a resistência na água.
Velocidade em alto-mar: Para quem procura velocidade em mar aberto, recomenda-se trabalhar com o motor posicionado mais para cima que o normal e com o hélice mais próximo à superfície. Alguns fabricantes produzem hélices de aço inox de 4 pás especialmente para essa finalidade.
Simples passeios: O hélice recomendado para esse tipo de barco é o de 3 pás — o mais comum e que pode ser usado para qualquer situação.
Barcos pesados: O mais indicado é usar hélice com diâmetro maior e passo menor,o que dá mais força ao barco. Isso permite colocar o barco no planeio, já que o objetivo não é atingir altas velocidades.
Como consertar o hélice
Para acertar o hélice e preservar o bom desempenho do motor, você vai precisar de um conta-giros. Com a carga de costume a bordo, acelere até o fim e observe atentamente. Se a rotação permanecer próxima ao limite especificado pelo fabricante,o hélice está correto. Se, porém,a rotação ficar abaixo, diminua o passo do hélice. E, se a rotação ultrapassar a máxima
determinada,aumente o passo. Em geral, cada polegada de passo faz a rotação variar entre 150 e 200 rpm.
Performance ruim? Olho no hélice, não vá trocando o seu motor
Até porque não existe maneira mais barata de melhorar a performance do seu barco
Por Laura Lopes e Marcio Dottori
Da Revista Náutica
Trocar o motor? Nem sempre é necessário. Muitas vezes, substituir o hélice — e assim mesmo, no masculino, como se usa na linguagem náutica — já resolve o problema da falta de desempenho. Da mesma forma, a escolha de um hélice errado pode trazer muita insatisfação e gastos desnecessários. Esta peça-chave na navegação influencia na aceleração, velocidade máxima, consumo de combustível, segurança e até na performance das manobras. Portanto, saber como ela funciona e seus tipos é essencial para quem procura um bom rendimento do conjunto motor–barco.
A função do hélice é simples: transformar a potência do motor em impulso. Ele está para um barco assim como as rodas para um automóvel. Suas pás trabalham por diferença de pressão: a água que está na área de alta pressão escoa para a de baixa, formando um movimento circular cuja circunferência é o "diâmetro" do hélice. Já o que se chama de "passo" é a distância percorrida pela pá ao dar uma volta de 360 graus num hipotético bloco sólido, como a volta de um parafuso numa porca.
No mercado, existem hélices de vários tamanhos, preços, materiais e desenhos. Por isso, nem sempre é fácil escolher o mais adequado ao seu barco ou ao que você deseja dele. Alguns hélices, por exemplo, modificam a inclinação do casco, levantando a proa para aumentar a velocidade. Para os barcos rápidos, recomenda-se hélices de aço inox com passo grande, enquanto que, para pilotos iniciantes, hélices de plástico. Por quê? Continue lendo que você irá saber.
Todo hélice tem...
Diâmetro: é medido em polegadas ou milímetros e mostra o diâmetro máximo da circunferência criada pelo hélice.Ele é determinado pelo espaço que se tem no barco para que as pás possam trabalhar com folga, sem o perigo de bater em nada. Quanto mais pesado o barco, maior o diâmetro. Para os barcos rápidos, diâmetro menor. Se é necessário um diâmetro grande, mas o espaço é reduzido,o melhor a fazer é aumentar o número de pás para manter a força do hélice.
Medidas: um hélice de 13 1/2´´ x 18 quer dizer que tem 13,5 polegadas de diâmetro com passo de 18 polegadas.
Rake: é o ângulo de inclinação das pás que alguns hélices têm. Sua variação depende da finalidade do barco.Rake maior é indicado para barcos leves e rápidos, com motor de popa instalado acima da posição original, porque mantém a proa para cima. Barcos com motor de centro e veleiros não precisam de rake,pois essa inclinação prejudica a ré e dificulta as manobras.
Passo: é o deslocamento “teórico” da pá ao dar uma volta completa. Quanto maior o passo, maior a velocidade que o hélice imprime ao barco.
Cup:é a “dobra” que existe na extremidade da pá. Serve para dar mais velocidade ao barco,mas nem todos os hélices têm cup.
Slip: é o “escorregamento” ou a diferença entre o deslocamento teórico (passo) e o deslocamento real que o hélice imprime ao barco. É indicado em porcentagem. Quanto menor o slip, mais eficiente o hélice, porque o deslocamento real se aproxima do teórico.
Dois hélices contra-rotantes
Lançados pela Volvo e já adaptados por outros fabricantes, os hélices contra-rotantes são muito mais eficientes que os normais e os usados em motores de centro-rabeta.Todo hélice tende a puxar a popa para o lado que suas pás giram e isso imprime uma força lateral em todo o barco, aumentando o esforço necessário para manobrá-lo. Com os hélices contra-rotantes, essa força é anulada porque, rodando em sentidos opostos, cada hélice compensa a força criada pelo outro. Isso significa menor esforço no timão e manobras mais certeiras. Para velocidades de até 50 nós,o conjunto contra-rotante é mais rápido e melhor que o conjunto monoélice. Acima disso, porém, pode perder eficiência. Independentemente da velocidade, a manobrabilidade com o conjunto contra-rotante é sempre mais perfeita.
Qual o melhor hélice para...
Esquiar: Como os barcos que puxam esqui precisam de mais força que velocidade, aconselha-se que o hélice fique totalmente submerso.Os de 4 a 5 pás navegam mais macios.
Velocidade em águas calmas: Para os barcos de pesca esportiva, em que mais velocidade para ir e voltar do pesqueiro possibilita um tempo maior de pescaria. Os hélices de 3 pás com rake acentuado são melhores porque diminuem a resistência na água.
Velocidade em alto-mar: Para quem procura velocidade em mar aberto, recomenda-se trabalhar com o motor posicionado mais para cima que o normal e com o hélice mais próximo à superfície. Alguns fabricantes produzem hélices de aço inox de 4 pás especialmente para essa finalidade.
Simples passeios: O hélice recomendado para esse tipo de barco é o de 3 pás — o mais comum e que pode ser usado para qualquer situação.
Barcos pesados: O mais indicado é usar hélice com diâmetro maior e passo menor,o que dá mais força ao barco. Isso permite colocar o barco no planeio, já que o objetivo não é atingir altas velocidades.
Como consertar o hélice
Para acertar o hélice e preservar o bom desempenho do motor, você vai precisar de um conta-giros. Com a carga de costume a bordo, acelere até o fim e observe atentamente. Se a rotação permanecer próxima ao limite especificado pelo fabricante,o hélice está correto. Se, porém,a rotação ficar abaixo, diminua o passo do hélice. E, se a rotação ultrapassar a máxima
determinada,aumente o passo. Em geral, cada polegada de passo faz a rotação variar entre 150 e 200 rpm.
- Marcelo Galli
- membro
- Mensagens: 818
- Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
- Localização: Penápolis,SP 41
Ola amigo trabalho com motor de popa e rabetas a alguns anos e minha duvidas são sanadas atraves a fabrica de helice SORABO sempre mando meus projetos para eles e eles me atende muito bem , mande um email para eles que eles lhe indicão o helice a ser usada e ate mesmo fasem para ti ...
abs marcelo galli
abs marcelo galli
- Eduardo Yamin
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- Mensagens: 6281
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
- hugolb
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- Registrado em: Qua Jan 09, 2008 9:00 am
- Localização: Belo Horizonte, MG
Re: Canoa Portuguesa 1:1, ajuda com motorização
[quote:eddbd8fcfa="Bruno____"]Bom dia amigos! Construi uma canoa de madeira para duas pessoas. [/quote:eddbd8fcfa]
Bom.. não posso ajudar muito mas posso dar os parabéns pela iniciativa! Tenho acompanhado contruções de hidroplanos para 1 pessoa em sites gringos e é impressionante o que se pode conseguir trabalhando com vontade num quintal... Tenho ctz de que seu trabalho ficará tão legal quanto...
Abs
Hugo
Bom.. não posso ajudar muito mas posso dar os parabéns pela iniciativa! Tenho acompanhado contruções de hidroplanos para 1 pessoa em sites gringos e é impressionante o que se pode conseguir trabalhando com vontade num quintal... Tenho ctz de que seu trabalho ficará tão legal quanto...
Abs
Hugo
Hugo
Olha ai a Teteia! Pesa 38 kilos e prontinha para pintar, vou fazer isso este final de semana.
Adorei as dicas mas eu quero so me mover em um lago, sem muita velocidade.
quem tiver mais dicas...
Vou ler, ler, ler mais.
Adorei as dicas mas eu quero so me mover em um lago, sem muita velocidade.
quem tiver mais dicas...
Vou ler, ler, ler mais.
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Amo muito tudo isso! Procurando uma namorada na hobbyking!
canoa
Se a idéia é só para se movimentar sem muita velocidade porque não experimenta uma vela?Não polui, não faz barulho...