Review da ZAGI de 71cm do Laerte

Nesta área publicaremos reviews (avaliações) de produtos que adquirimos ou forem enviados especialmente para este fim, em conjunto com os reviews do site principal: www.e-voo.com/reviews
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Review da ZAGI de 71cm do Laerte

Mensagem por Edgard »

Alguns de vocês devem lembrar que há algum tempo montei uma zagi de 72cm.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=39603

Quando fui voar em Carapicuíba, o Fraja estava com uma quase do mesmo tamanho e passamos a comparar as duas.

De cara deu pra ver que a do Fraja era mais fina e mais forte, portanto mais rápida e mais resistente, infelizmente a do Fraja está com um motor mais bravo, então não deu pra comparar pra valer.

Bom, quem faz a zagi do Fraja é o Laerte, então resolvi falar com o Laerte e ele me deu uma para fazer um review.

As zags do Laerte são famosas aqui em São Paulo, pois todo mundo que quer algo para voar rápido vai atrás dele.

Vamos às primeiras impressões:

* Não sei como ele manda embalada, pois entregou em mãos
* Ela vem entelada com fita de 5cm, ailerons de balsa, winglets de depron (que vou trocar por polionda) e canopy de PVC (eu acho)
* Tem uma vareta de fibra arqueada em cima e outra em baixo
* É mais enflechada que a minha
* Tem 71cm de envergadura
* Tem 21cm de corda na raiz e 12cm na ponta (a minha tem 18 e 14cm)
* E 1,3 de espessura (a minha tem 1,5)

Acho que amanhã começo a instalar a eletrônica, que pretendo que seja igual a minha para testes e depois coloque um motor mais nervoso.

Laerte, esteja a vontade para dar esclarecimentos ou me corrigir.

Vejam algumas fotos dela, onde tento mostrar as varetas de fibra e comparações com a zagi anterior.
Anexos
MVC-007S.JPG
MVC-007S.JPG (23.94 KiB) Exibido 26851 vezes
MVC-006S.JPG
MVC-006S.JPG (21.86 KiB) Exibido 26851 vezes
MVC-005S.JPG
MVC-005S.JPG (17.23 KiB) Exibido 26851 vezes
MVC-004S.JPG
MVC-004S.JPG (18.2 KiB) Exibido 26851 vezes
MVC-003S.JPG
MVC-003S.JPG (11.67 KiB) Exibido 26851 vezes
MVC-002S.JPG
MVC-002S.JPG (20.15 KiB) Exibido 26851 vezes
MVC-001S.JPG
MVC-001S.JPG (19.05 KiB) Exibido 26851 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Edgard

o canoply é o da sua ou da dele??
ja que está fazendo um review da asa dele não seria melhor postar so a dele??
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

A foto do canopy é do que vem na zag, a foto do canopy que esta na minha zag é o que eu comprei dele quando fiz a minha zaguinha.

Note que o canopy tá zeradão
Avatar do usuário
aeroafa
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:50 am
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por aeroafa »

Edgard... o Laerte me presenteou com uma tb... mais sem canopy, estou na duvida de como montar por causa da bateria... vc acha que fica bom um esquema com depron para esta parte?
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Pensei que o canoply que o Fred vend fosse do laerte.Aquele mais bicudo.ate acho mais bonito que esse.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

O canopy vendido pelo Fred, tenho quase certeza que é feito pelo Laerte sim. Mas o modelo do canopy para essa asa menor, é diferente mesmo!
Já tive uma asinha do Laerte, que deu adeus ao mundo do vôo na semana passada. Foram incontáveis lenhas (uma por final de semana no mínimo!) e mesmo assim, as danada continuava voando muito. Ela foi comprada em março, mas pelo tanto que ela apanhou, até que durou demais.
Voa muito rápido, é estável e é uma delícia de ser pilotada. Pelo perfil utilizado, nunca consegui entender direito como tem uma razão de planeio tão grande.
É uma grande máquina, compro outra ainda esta semana e logo mais, vou experimentar esta menorzinha!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Edgard, essa asa parece muito com a que vende no fred. Deve ser a mesma só que com outro canopy. Nos meus testes, ela não aguentava muita velocidade. Por ser muito fina, ela se deformava em vôos muito rápidos. Em um mergulho muito rápido, ela bateu palmas!
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

aeroafa,
Dá pra fazer ótimos canopies em depron, mada ver que dá certo.

Ricardo,
As asas e os canopies que o Fred vende são feitos pelo Laerte.
Ele faz 2 canopies diferentes, este para as asas de 71cm e o mais bicudo e maior para as de 90 e 110cm.

Marinho,
Depois vou comprar uma de 90cm e meter um motor animal, aí vou dar pau nos pilons do cyberware.

Rasec,
A do Fraja da um pau danando e fica na boa, mas vou fazer todos os testes possíveis, incluindo deixar o Felipelli dar uma pilotada (a outra ele fechou em vôo). :wink:
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Edgard,

Se não me engano, existem reforços extras no BA e BF com fita filamentosa sob a entelagem.

A asa do Laerte é muito boa sem dúvida!
laerte martinez
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Seg Mai 26, 2008 12:13 pm
Localização: capital SP

Mensagem por laerte martinez »

Caro Rasec essa de perfil fino tem um limite de resistencia por ser de isopor para uma motorizaçao forte eu fabrico essa asa coberta de madeira qualquer esclarecimento meu e-mail é laertemartinez@ig.com.br
Trancado